Comando Local de Greve divulga nota de repúdio
Publicada em
Atualizada em
29/05/24 19h54m
588 Visualizações
Docentes criticam assinatura de acordo entre Proifes e Governo
O Comando Local de Greve (CLG) dos e das docentes da UFSM divulgou nesta quarta, 29 de maio, uma nota de repúdio em que critica a assinatura de acordo entre Proifes e Governo Federal. Leia a íntegra abaixo:
“Nota de repúdio ao acordo da Proifes com o Governo
Na tarde deste 27 de maio último, o Secretário de Relações de Trabalho, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Jose Lopez Feijóo assinou, em nome do Governo Lula, um acordo com a federação Proifes - uma entidade sindical com baixa representatividade política junto ao movimento docente nacional – mantendo zero por cento de reajuste em 2024 e prevendo recomposição salarial de 9% em 2025 e 3,5% em 2026. Essa proposta de acordo, encaminhada ao Andes-SN em 15/05/2024, foi amplamente discutida nas 59 seções sindicais em greve, sendo rejeitada em 58 delas, inclusive em assembleia da Sedufsm realizada em 23/05/2024.
Neste mesmo dia, o ANDES-SN, diante da intransigência do governo em negociar com os/as servidores/as em greve, o Comando Nacional de Greve do ANDES-SN e do SINASEFE entregaram ao MGI uma contraproposta. Em que pese a contraposta expressar a disposição do movimento em negociar, a reunião prevista foi suspensa unilateralmente, com o representante do governo afirmando que as negociações estavam, desde a partir dali, encerradas e que o acordo seria assinado com a PROIFES.
Diante desses fatos, o Comando Local de Greve da Sedufsm, reunido em 29/05/24, ao mesmo tempo em que repudia a postura do governo em suspender as negociações e em assinar, com a PROIFES, um acordo salarial que nem de longe atende às reivindicações de nossa categoria, aponta para o movimento docente da UFSM a continuidade e o fortalecimento da greve.
Comando Local de Greve
Santa Maria, 29 de maio de 2024.”
Arte: Italo de Paula
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)