Assembleia docente aprova regimento das eleições à Sedufsm
Publicada em
Atualizada em
09/10/24 16h45m
180 Visualizações
Pleito para escolha da nova diretoria e conselho de representantes da seção sindical será em 18 e 19 de novembro
Em assembleia realizada ao final da tarde desta terça, 8 de outubro, no Auditório Suze Scalcon, da Sedufsm, foi aprovado o regimento das eleições que escolherão a nova diretoria e integrantes do Conselho de Representantes da seção sindical para o biênio 2024-2026. Ficou definido que o processo eleitoral ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro, abrangendo os campi de Santa Maria, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul.
O período de votação ocorrerá nas seguintes datas e locais:
- No campus de Santa Maria: dia 18 de novembro, das 10h às 20h e, em 19 de novembro, das 10h às 17h;
- Na sede da Sedufsm, com urna destinada a aposentados/as: dia 18 de novembro, das 10h às 20h e no dia 19 de novembro, das 10h às 17h;
- No campus de Cachoeira do Sul: dia 18 de novembro, das 10h às 20h;
- No campus de Frederico Westphalen: dia 18 de novembro, das 10h às 17h;
- No campus de Palmeira das Missões: dia 18 de novembro, das 19h às 21h; dia 19 de novembro, das 9h às 16h.
Ao todo serão instaladas 11 mesas de votação nos seguintes locais:
1. Centro de Ciências Rurais (CCR);
2. Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH);
3. Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE);
4. Centro de Tecnologia (CT);
5. Centro de Educação (CE);
6. Centro de Ciências da Saúde (CCS);
7. Reitoria;
8. Sede da Sedufsm;
9. Campus Palmeira das Missões-RS;
10. Campus Frederico Westphalen-RS;
11. Campus Cachoeira do Sul-RS.
As datas relativas à inscrição de chapas, entre outros detalhes, irão constar de edital específico, que ainda será divulgado, que deflagrará o processo eleitoral e seus devidos prazos.
Conselho Fiscal
As e os participantes da plenária desta terça, na Sedufsm, que teve a presença remota de docentes de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, aprovaram de forma unânime a prorrogação dos trabalhos do Conselho Fiscal da Sedufsm até o próximo dia 15 de novembro. A prorrogação foi acatada a pedido dos próprios integrantes do Conselho para que possam concluir a análise contábil.
Informes
A primeira parte da assembleia foi destinada aos Informes. Fizeram uso desse espaço o presidente da Sedufsm, Ascísio Pereira, que coordenava a mesa dos trabalhos junto com as professoras Liane Weber e Simone Gallina, e o professor Julio Quevedo.
Ascísio destacou a realização neste final de semana, dias 11, 12 e 13 de outubro, do 15º Conad extraordinário, em Brasília, que terá como tema central a “carreira docente”. Citou também a realização, entre os dias 11 e 14 de novembro, na UERJ (Rio de Janeiro), do III Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação. Por último, chamou a atenção para a compra de convites ao jantar baile da seção sindical, relativo ao dia do professor e da professora, que ocorrerá no sábado, 19 de outubro.
Já o professor Julio Quevedo relatou que esteve nos dias 20, 21 e 22 de setembro, em Brasília, na reunião do Grupo de Trabalho de Política de Formação Sindical (GTPFS) do ANDES-SN. Ele destacou que um dos encaminhamentos do GT é o lançamento de uma campanha para a base sindical docente contra a proposta de Reforma Administrativa que estaria sendo gestada pelo governo. Essa campanha, segundo ele, deve ser lançada em Porto Alegre, durante o seminário dos 60 anos do Golpe de 1964, promovido pelo ANDES-SN, cuja data é 21 a 23 de novembro.
Texto: Fritz R. Nunes
Fotos: Paola Matos e Fritz Nunes
Assessoria de imprensa da Sedufsm