GT definido no acordo de greve foi instalado nesta quarta, 23 de outubro SVG: calendario Publicada em 24/10/24
SVG: atualizacao Atualizada em 24/10/24 14h33m
SVG: views 322 Visualizações

Sedufsm avalia que início dos trabalhos é importante sinalização para garantia de conquistas do movimento grevista

Alt da imagem
Reunião ocorreu na sede do Ministério da Gestão e Inovação (MGI)

O Grupo de Trabalho (GT) previsto no Acordo da Greve Docente Federal foi instalado nesta quarta-feira (23), em uma reunião no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), na qual estiveram representantes do Sindicato Nacional Docente (ANDES-SN) e de outros sindicatos do setor da Educação. O Ministério da Educação (MEC) também compareceu ao encontro.

O MGI apresentou o método de trabalho e destacou que o reenquadramento de aposentados e aposentadas será o primeiro tema a ser discutido, o que ocorrerá na primeira reunião de trabalho, prevista para a próxima semana.

Para Leonardo Botega, diretor da Sedufsm, a instalação do GT, com prazo determinado de 60 dias para a efetivação das proposições, é uma importante sinalização para a garantia das conquistas da última greve.

O GT terá a tarefa de discutir pontos de grande importância como a revogação da Instrução Normativa nº 15/2022, que trouxe prejuízo a docentes que recebem adicionais de insalubridade e periculosidade, e também tratar do reenquadramento de aposentados/as, temas que serão tratados de forma escalonada.

Em relação à chamada “entrada lateral”, ela nada mais é do que o reconhecimento, como direito, de docentes reingressarem na carreira, por concurso público, na posição que ocupavam na carreira na IFE anterior, sem necessidade de um novo estágio probatório. Já a revogação da Instrução Normativa 15 significa evitar que professoras e professores que gozam dos adicionais de insalubridade e de periculosidade sigam sendo prejudicados/as.

Ponto eletrônico EBTT

Conforme o presidente do ANDES-SN, Gustavo Seferian, durante o encontro com o secretário do MGI, José Lopez Feijóo, foram apresentados informes sobre outras questões como a alteração no Decreto 1590/1995, para revogar da obrigatoriedade de registro de ponto de docentes do Ensino Básico, Técnicos e Tecnológico (EBTT). Segundo o representante do governo, o documento já foi assinado pela Ministra do MGI, Esther Dweck, e encaminhado ao Ministério da Educação. Após chancela do ministro Camilo Santana, seguirá para a Casa Civil para publicação.

Leonardo Botega ressalta que a assinatura do documento que revoga o ponto para docentes da carreira EBTT foi a principal notícia da reunião desta quarta, sobretudo, para as e os docentes da UFSM, que hoje estão sendo injustamente questionados pelo Ministério Público. “Outra notícia importante foi o fato de o reenquadramento dos(as) aposentados(as) estar no centro dos debates. Seguiremos atentos aos encaminhamentos futuros e a tramitação dos projetos que concretizaram o acordo de greve”, frisa o diretor da Sedufsm.

Projeto de reajuste salarial e reorganização de carreiras

Também foi informado durante a reunião com os sindicatos que o governo deverá encaminhar, até novembro, ao Congresso Nacional, o Projeto de Lei com os reajustes salariais e reorganização de carreiras dos mais de 40 acordos firmados entre o Executivo Federal e as diversas categorias do serviço público.

Na avaliação de Leonardo Botega, a informação de que o governo irá encaminhar ao Congresso até novembro o Projeto de Lei com os reajustes salariais e a reorganização das carreiras é positiva.  “Apesar de toda a demora, representa um encaminhamento concreto do acordo de greve, indicando que as pressões para a efetivação desse acordo estão dando resultado”, enfatiza.

 

Texto: Fritz R. Nunes com informações e fotos do ANDES-SN
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

GT sobre atividade docente EBTT finaliza com avanços

SVG: calendario 20/01/2025
SVG: tag Greve 2024
Reuniões envolveram sindicatos com o MEC e ocorreram a partir do acordo de greve

Aprovação da lei que prevê reajustes e acordos de greve do funcionalismo pode ficar para 2025

SVG: calendario 20/12/2024
SVG: tag Greve 2024
Relator da Lei Orçamentária Anual informou nesta quinta, 19, que pode deixar apreciação da LOA para ano que vem

Governo federal encaminha reajuste do funcionalismo através de emendas parlamentares

SVG: calendario 18/12/2024
SVG: tag Greve 2024
Informação repassada ao ANDES-SN pelo Fonasefe altera notícia da sexta passada de que reposição seria feita por MP

Veja todas as notícias