Música, oficinas de capacitação e economia solidária são opções para santa-marienses no Festival Armazém
Publicada em
Atualizada em
25/10/24 09h35m
270 Visualizações
Evento que acontece no domingo, 3 de novembro, terá 12h de programação no Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter
No domingo, 3 de novembro, a comunidade santa-mariense está convidada a participar de um evento que celebra as pluralidades artísticas da cidade. Com início às 10h, o Festival Armazém vai oferecer gratuitamente uma programação que conta com três oficinas, quatro shows musicais e mais de 200 expositores alinhados aos princípios da economia solidária. O evento, que acontece no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter e tem entrada franca, é uma iniciativa da Rádio Armazém e foi contemplado no Edital nº 9 da Lei Paulo Gustavo/SEDAC-RS.
Santa Maria é conhecida como a capital latino-americana da economia solidária. Eventos como a Feira Internacional de Cooperativismo ensinam, há mais de 30 anos, que é possível vivenciar um outro tipo de economia e de consumo, que não seja violento, que fomente a produção local e que promova saúde para consumidor/a. O Festival Armazém chega reafirma esses princípios, trazendo arte, cultura, capacitação e mais de 200 expositores/as locais, entre artesanato, gastronomia e agroindústria.
As oficinas, gratuitas e de participação livre, têm como objetivo contribuir com artistas que trabalham de forma independente e que enfrentam o desafio diário de buscar soluções criativas para a falta de investimento financeiro que enfrentam.
Os shows musicais do Festival Armazém buscam apresentar (mas, obviamente, não dão conta) a pluralidade da cena autoral independente da cidade. Os shows trazem música instrumental, com Montero Trio, rap e hip-hop, com MC Leti, pop e rock brasileiro, com Gabro Demais e música eletrônica, com DJ Lapax. As escolhas dos/as artistas tentaram pincelar um pouco do que acontece em diferentes bolhas culturais, incentivando a interação entre elas e facilitando o processo do público conhecer novos artistas enquanto curte os shows daqueles que já conhece.
A experiência que o Festival Armazém propõe ao público é a de curtir um dia inteiro de programação cultural, artística, de consumo consciente e de aprendizado. Unir todas estas possibilidades no mesmo evento é oferecer à comunidade santa-mariense a vivência dos eventos das grandes metrópoles, que costumam ofertar mais opções de acesso à cultura para suas populações.
O público poderá curtir a programação até às 22h, transitando entre as atrações do palco e a feira de artesãs e artesãos e produtores/as locais. O evento tem como prioridade a valorização da cultura local e a sustentabilidade, simbolizada pela distribuição gratuita de ecobags. Além disso, a UFSM é parceira do Festival, trazendo projetos de extensão para apresentar à comunidade através da Pró-Reitoria de Extensão e de projetos incubados na Incubadora Social.
Confira a programação completa do “Festival Armazém – Plural e Sem Chiado”:
10h – Abertura
10h30: Oficina “Mentoria artística”, com Atílio Alencar e Edson Kah
12h30: Oficina “Soluções práticas para cenário e figurino”, com Evelíny Pedroso
14h30: Oficina “Autoprodução e autopromoção de artistas independentes”, com Lucas Guillande
16h30: Montero Trio
17h45: MC Leti
19h: Gabro Demais
20h30: Lapax
22h: Encerramento
Acessibilidade
O Festival Armazém conta com medidas de acessibilidade como intérpretes de LIBRAS nas oficinas e shows, prancha de comunicação à disposição, áreas de descanso para idosos, gestantes, pessoas neurodivergentes e com mobilidade reduzida, além da disponibilização de cadeira de rodas.
Serviço
O quê: Festival Armazém – Plural e Sem Chiado.
Quando: Domingo, 3 de Novembro de 2024.
Onde: Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter (Rua Heitor Campos, S/N)
Entrada Gratuita
Texto: Paola Matos – estagiária de Jornalismo
Edição: Fritz Nunes – Jornalista
Imagens: Divulgação.