Nova diretoria da Sedufsm toma posse em assembleia extraordinária SVG: calendario Publicada em 04/12/24
SVG: atualizacao Atualizada em 05/12/24 15h51m
SVG: views 281 Visualizações

Integrantes do Conselho de Representantes também assumiram nesta terça, 3 de dezembro

Alt da imagem
Mesa da assembleia: Marina Callegaro, Everton Picolotto, Ascísio Pereira, Liane Weber e Marcia Morschbacher

Em assembleia extraordinária ocorrida na noite desta terça, 3 de dezembro, no Auditório Suzie Scalcon, tomou posse a diretoria da Sedufsm para o biênio 2024-2026. Na solenidade, que contou com a presença de representações políticas, universitárias, sindicais, de movimentos sociais e de docentes da base, também assumiram os/as 11 integrantes (10 titulares e uma suplente) do Conselho de Representantes da Seção Sindical.

Ao fazer a sua primeira manifestação, já empossado como presidente, o professor Everton Picolotto destacou os sentimentos de “orgulho e responsabilidade” do grupo ‘Renova Sedufsm’ que assume em “tempos difíceis”, com muitos ataques à ciência e à universidade pública. É nesse contexto, segundo ele, que o sindicato ganha mais relevância, por ter o papel de organizar a resistência frente a esses ataques.

Picolotto ressaltou que, mesmo sendo uma diretoria de continuidade à anterior, o sentido da atuação é de renovação, não apenas em seus membros, mas também na atualização das bandeiras de lutas. Ele também saudou integrantes de diretorias anteriores, que ajudaram a estruturar e fortalecer a seção sindical ao longo de 35 anos.

O novo presidente citou a importância de conquistas obtidas em períodos recentes, como por exemplo, a sede da seção sindical em Camobi, no plano local, e, em âmbito nacional, a integração da categoria na UFSM à greve nacional docente, em 2024, através da qual foram alcançadas importantes vitórias, como o reajuste salarial para os próximos dois anos, bem como as mesas de negociação para outras pautas.

Everton Picolotto também elencou alguns dos compromissos da diretoria que assume:

- Lutar pela valorização da carreira docente;

- Estar próximo da categoria, estando atento às demandas de professoras e professores;

- Defender o direito das e dos docentes aposentados;

- Defender a autonomia da universidade e da ciência;

- Valorizar a equipe da Sedufsm.

Na avaliação do novo presidente da Sedufsm, nada poderá ser conquistado sem a participação da categoria: “O sindicato somos todos nós. A sua força vem da nossa união. A participação e o fortalecimento dos nossos espaços coletivos são fundamentais para construir um sindicato cada vez mais unido e forte”, sublinhou Picolotto.

A mesa da assembleia extraordinária de posse teve a presença do presidente que deixava o cargo, professor Ascísio Pereira, da vice-presidente que deixava a função, professora Marcia Morschbacher, da tesoureira-geral e vice-presidenta eleita, Liane Weber, além da representante do Legislativo municipal, vereadora Marina Callegaro (PT).

Ascísio Pereira fez uma síntese do processo eleitoral, ocorrido nos dias 18 e 19 de novembro, com a vitória da chapa ‘Renova Sedufsm’, elencando na sequência toda a nominata da diretoria que estava assumindo, bem como os nomes que compõem o novo Conselho de Representantes da entidade.

‘Salto de qualidade’

A diretoria que se despedia, através da manifestação da professora Liane Weber, apresentou o relatório da gestão de atividades, sintetizando as ações do período 2022-2024.

Conforme a docente, um dos grandes desafios da diretoria que assumiu no final de 2022 foi dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado, mas, ao mesmo tempo, dando um “salto de qualidade”. Liane destacou que foi um período de muitas lutas, com a necessidade de ir às ruas em defesa da democracia, com a necessidade de fazer uma greve por salário e por carreira digna.

Além dos temas que envolvem a categoria no âmbito nacional, Liane Weber destacou também a “importante conquista”, que foi a aquisição da sede no bairro Camobi, a poucos metros do arco de entrada do campus da UFSM. Ela ressaltou que o local recebe o nome de Casa Clovis Renan Jacques Guterres, que se traduz em importante homenagem a um dos fundadores da seção sindical docente.

A vice-presidenta eleita exemplificou ainda algumas outras ações, na área cultural e sindical, como foram os casos das atividades de acolhimento no início de cada semestre, cujo objetivo, segundo ela, sempre foi de dialogar com a categoria, ouvindo opiniões e tentando dar a elas um sentido prático na atuação da diretoria. Liane também agradeceu ao grupo funcional da seção sindical: “Nada teríamos conseguido fazer sem a nossa equipe”.

‘Trabalhando ao lado da cidade’

Marina Callegaro, vereadora petista e que representava a Câmara Municipal na solenidade de posse, parabenizou a diretoria que assumia e também os/as integrantes do Conselho de Representantes, enfatizando que era um “grupo exitoso e que trabalhou ao lado da cidade”. Segundo ela, a “reeleição é um reflexo do trabalho desenvolvido”. A parlamentar ressaltou ainda que, se depender dela, o Legislativo “estará sempre aberto à construção coletiva de nossa cidade”.

Confira as nominatas

A seguir, destacamos as e os integrantes da diretoria ‘Renova Sedufsm’ para o biênio 2024-2026, bem como os membros do Conselho de Representantes.

Diretoria

Presidente: Everton Lazzaretti Picolotto
Departamento de Ciências Sociais/CCSH

Vice-Presidenta: Liane De Souza Weber
Departamento de Engenharia Rural/CCR
 
Secretária-Geral: Neila Cristina Baldi
Departamento de Métodos e Técnicas Desportivas/CEFD
 
Primeira-Secretária: Fabiana Da Costa Pereira
Departamento de Ciências da Comunicação/UFSM-Frederico Westphalen
 
Tesoureiro-Geral: Jadir Camargo Lemos
Aposentado do Departamento de Fisioterapia e Reabilitação/CCS
 
Primeira-Tesoureira: Belkis Souza Bandeira
Departamento de Fundamentos da Educação/CE
 
Primeira Suplente: Vânia Beatriz Rey Paz
Departamento de Ciências Administrativas/UFSM-Palmeira das Missões
 
Segundo Suplente: Wilton Orlando Trapp
Aposentado do Departamento de Metodologia do Ensino/CE
 
Terceiro Suplente: Cleder Fontana
Departamento de Geociências/CCNE.

Conselho de Representantes

Ascisio Dos Reis Pereira (Departamento de Fundamentos da Educação/CE)
Teresinha Heck Weiller (Departamento de Enfermagem/CCS)
Carlos Fernando De Mello (Departamento de Fisiologia e Farmacologia/CCS)
Marian Noal Moro (Professora Aposentada do Departamento de Matemática/CCNE)
Marcos Botton Piccin (Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural/CCR)
Tatiana Wonsik Recompenza Joseph (Departamento de Artes Cênicas/CAL)
Edson Luiz Bortoluzzi Da Silva (Departamento de Arquitetura e Urbanismo/CT)
Gustavo De Oliveira Duarte (Departamento de Métodos e Técnicas Desportivas/CEFD)
Nara Vieira Ramos (Departamento de Fundamentos da Educação/CE)
Alcides Gilberto Da Rosa Adornes (Departamento de Física/CCNE)
Laura Regina S. C. Mauricio Da Fonseca (Departamento de Serviço Social/CCSH).

Público na posse

O auditório Suze Scalson da Sedufsm lotou na noite desta terça, 3 de dezembro, para a assembleia de posse da nova Diretoria e do Conselho de Representantes. Além da representação da Reitoria, com as professoras Cristina Wayne Nogueira e Tatiane Emanuelli (PRPGP), Flavi Lisboa (PRE) e Gisele Guimarães (PRAE), estiveram presentes direções de centro da instituição.

Prestigiaram o evento também sindicatos, centrais sindicais e movimentos sociais, tais como o Sinprosm, Cpers, Sinpro, Sintect, Comerciários, Sintrajufe, Sesunipampa, CUT, CTB, Neabi, Movimento Negro, AVTSM, Banco de Alimentos, entre outros.

Texto: Fritz R. Nunes
Fotos: Italo de Paula
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Relatório de atividades da gestão 2022-2024

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Nova diretoria e Conselho de Representantes da Sedufsm serão empossados no dia 3 de dezembro

SVG: calendario 25/11/2024
SVG: tag Eleições 2024
Assembleia extraordinária de posse terá início às 19h, na sede da seção sindical

Chapa 1, Renova, vence as eleições para a direção da Sedufsm

SVG: calendario 19/11/2024
SVG: tag Eleições 2024
Chapa de situação é eleita pela categoria. Além da diretoria, foram escolhidos os 11 membros do Conselho de Representantes

Eleições da Sedufsm ocorrem na próxima segunda e terça, 18 e 19 de novembro

SVG: calendario 14/11/2024
SVG: tag Eleições 2024
Duas chapas concorrem à direção e 11 professores e professoras inscreveram-se para o Conselho de Representantes

Veja todas as notícias