GT sobre regulação do trabalho docente EBTT tem vigência até 10 de janeiro SVG: calendario Publicada em 17/12/24
SVG: atualizacao Atualizada em 18/12/24 16h06m
SVG: views 176 Visualizações

Representantes do governo e do ANDES-SN reunidos na sexta, 13, abordaram temas como ponto EBTT e reajuste salarial

Alt da imagem
Reunião com integrantes do MEC e MGI na última sexta, dia 13

Na última sexta, 13 de dezembro, ocorreu uma nova reunião do Grupo de Trabalho (GT) sobre a regulação do trabalho docente no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC), da Gestão e Inovação (MGI) e do ANDES-SN. Esse GT foi criado a partir da assinatura do acordo de greve, em junho deste ano. Os temas tratados nesse encontro relacionaram-se ao controle do ponto EBTT, mas também houve um informe sobre o reajuste salarial.

Conforme o ANDES-SN, o Grupo de Trabalho tem até o dia 10 de janeiro de 2025 para concluir os trabalhos, pois é quando vence o prazo de seis meses definidos na portaria que instituiu o GT. Em função do prazo, as reuniões deverão ser intensificadas, com encontros virtuais previstos para 27 de dezembro e 3 de janeiro, e presenciais nos dias, 6, 7 e 10 de janeiro.

Jennifer Webb, 1ª tesoureira do ANDES-SN, que acompanha os trabalhos, disse que, apesar das limitações dos ambientes virtuais, foi possível avançar nos debates. Segundo a diretora, existem travas em aspectos sobre os quais não há consenso e que estes são foco do debate presencial. 

“Nós estamos discutindo hoje questões importantíssimas dessa regulação, como os aspectos das atividades de gestão, de representação dos docentes, inclusive representação sindical, como é que isso tem que ser regulado, como é que isso tem que estar previsto e reconhecido no trabalho docente. Então, esses aspectos requerem debates delicados e minuciosos”, afirma ela. “A gente vai seguir nos debates para poder fechar uma regulação que, de fato, atenda aquilo que é a demanda dos docentes EBTT nas suas especificidades de atuação, especificamente na rede federal de ensino”, conclui Webb.

Sobre os temas tratados na reunião de sexta-feira:

Reajuste salarial

Os representantes do governo informaram que já há uma Medida Provisória (MP) que garante o reajuste de 9% a ser pago na folha de janeiro (para recebimento no início de fevereiro), previsto no acordo de greve nº 10/2024, assinado em junho deste ano. Essa MP está na Casa Civil e pode ser publicada nos próximos dias, segundo o Executivo. No entanto, nesta quarta-feira (18), essa informação foi reformulada e, conforme repasse do Fonasefe ao ANDES-SN, o reajuste do funcionalismo federal foi proposto através de emendas parlamentares à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Decreto sobre controle do ponto e Conselho Permanente

Em relação à alteração do decreto 1590/1995, para dar fim à imposição do controle de ponto para docentes da carreira EBTT, o governo manteve a informação divulgada na última reunião do GT, em 29 de novembro, segundo a qual, o documento está na Casa Civil aguardando publicação. Já o documento que trata da formação do Conselho Permanente para Reconhecimento de Saberes e Competências, segundo os representantes do governo, encontra-se no MEC, também para publicação. 

Atentos e vigilantes

A atividade de sexta totalizou seis reuniões do GT, sendo a segunda presencial. Na avaliação do presidente da Sedufsm, professor Everson Picolotto, as informações advindas da reunião de sexta passada representaram um avanço, mas salientou ainda que é preciso que a categoria fique “atenta e vigilante”. Confira mais informações aqui.

Texto: Fritz R. Nunes com informações e foto do ANDES-SN
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Aprovação da lei que prevê reajustes e acordos de greve do funcionalismo pode ficar para 2025

SVG: calendario 20/12/2024
SVG: tag Greve 2024
Relator da Lei Orçamentária Anual informou nesta quinta, 19, que pode deixar apreciação da LOA para ano que vem

Governo federal encaminha reajuste do funcionalismo através de emendas parlamentares

SVG: calendario 18/12/2024
SVG: tag Greve 2024
Informação repassada ao ANDES-SN pelo Fonasefe altera notícia da sexta passada de que reposição seria feita por MP

Governo Federal acena com possibilidade de Medida Provisória para reajuste do salário docente

SVG: calendario 13/12/2024
SVG: tag Greve 2024
Informação repassada nesta sexta, 13, durante reunião entre representantes do MEC, MGI e ANDES-SN, é vista como um “avanço”

Veja todas as notícias