43º Congresso do ANDES-SN: grupos mistos debatem planos de lutas setorial e geral SVG: calendario Publicada em 28/01/25
SVG: atualizacao Atualizada em 28/01/25 21h26m
SVG: views 240 Visualizações

Discussões do segundo dia de congresso embasam as deliberações das plenárias de quarta (29) e quinta (30)

Alt da imagem
Foto: ANDES-SN.

A terça-feira (28) foi de continuidade nos trabalhos do 43º Congresso do ANDES-SN. Manhã e tarde reservadas pelas e pelos congressistas para discussões e encaminhamentos nos grupos mistos. O conjunto de textos da 43ª edição do Congresso do ANDES-SN, divulgado e disponibilizado às delegações, apoiam as discussões dos grupos. Toda a delegação da Sedufsm, entre delegadas(os) e observadores, esteve presente nos grupos mistos, distribuídos de 1 a 12. O objetivo da divisão em grupos é permitir que todas e todos discutam e repassem as principais questões antes das plenárias deliberativas. 

Neste segundo dia de congresso, delegadas e delegados, observadoras e observadores, discutiram, votaram e encaminharam sobre os temas II e III, respectivamente o plano de lutas setorial e plano de lutas geral. No tema II, sobre a luta setorial, foram discutidos salário e carreira docente, combate à precarização e aos ataques orçamentários, políticas de permanência e assistência estudantil, combate ao assédio e opressão nas universidades, adoecimento das e dos trabalhadores docentes. À tarde, durante os debates sobre o tema III (plano geral de lutas), questões sobre a igualdade racial e de gênero, solidariedade internacional à causa palestina, educação pública, democracia e autonomia universitária preencheram os debates. 

Amanhã, quarta-feira (29), pela manhã, acontecem os encontros dos grupos mistos para o tema IV, que tratará de questões financeiras e organizativas da categoria. Durante à tarde ocorre a plenária do tema II e, na quinta-feira (30), as plenárias dos temas III e IV, respectivamente. 


Como funcionam os grupos mistos durante o Congresso do ANDES-SN?

O Congresso do ANDES-SN é o principal espaço deliberativo do sindicato, onde são definidos os posicionamentos políticos estratégicos e aprovado o Plano de Lutas anual. As decisões tomadas refletem os debates das assembleias gerais realizadas nas seções sindicais de todo o país.

Cadernos de Textos: Antes do Congresso, é disponibilizado um documento com as propostas que serão discutidas, dividido em temas como conjuntura, planos de luta e questões organizativas. Acesse o caderno aqui.
Grupos Mistos: Congressistas se distribuem e se reúnem em 12 grupos que discutem os temas e as posições vindas das bases e propõem encaminhamentos antes das plenárias. 
Plenárias: Após a consolidação das propostas pelos grupos mistos, as plenárias deliberam os encaminhamentos. As decisões são tomadas pelo voto da maioria das e dos delegados presentes, garantindo espaço para debates e contrapontos.

Temário:

  • Conjuntura e Movimento Docente (I);
  • Planos de Lutas dos Setores  (II);
  • Plano Geral de Lutas (III);
  • Questões Organizativas e Financeiras (IV).

 

Confira alguns registros realizados nesta terça-feira (28) da delegação da Sedufsm nos grupos mistos dos temas II e III. 


Texto e imagens: Nathália Costa, com informações do ANDES-SN.
Assessoria de Imprensa Sedufsm 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Quatro chapas lançam pré-candidaturas para a eleição do ANDES-SN 2025

SVG: calendario 03/02/2025
SVG: tag 43º Congresso
Representantes nacionais deste pleito ficaram conhecidos durante o último dia do 43º Congresso do ANDES-SN, realizado na semana passada em Vitória (ES)

43º Congresso do ANDES-SN aprova resoluções importantes para a luta docente de 2025

SVG: calendario 03/02/2025
SVG: tag 43º Congresso
Avanços em políticas contra assédios, defesa da educação pública e direitos de docentes marcam plenárias. Diretor avalia participação da Sedufsm e deliberações do congresso.

43º Congresso do ANDES-SN: terceiro e quarto dias deliberam plano de lutas para 2025

SVG: calendario 30/01/2025
SVG: tag 43º Congresso
Plenárias definiram agenda que cobra o cumprimento do acordo de greve e reforça a luta por memória, verdade e justiça (sem anistia aos golpistas)

Veja todas as notícias