Drama palestino é destaque no Santa Maria Vídeo e Cinema SVG: calendario Publicada em 24/10/25
SVG: atualizacao Atualizada em 24/10/25 10h20m
SVG: views 1207 Visualizações

‘Notas de um desterro’ será exibido na quarta, 29, às 16h, no Theatro 13 de Maio

Alt da imagem

O drama do povo palestino vai ser destaque já no primeiro dia do Santa Maria Vídeo e Cinema, que inicia na quarta, 29 de outubro, e vai até sábado, 1º de novembro. O longa “Notas sobre um desterro”, com duração de 80 minutos e direção de Gustavo Castro, será exibido às 16h, no Theatro 13 de Maio. A entrada é franca.

A história do filme é de um encontro com uma família brasileira-palestina na Cisjordânia de 2018 e que são revisitadas após 7 de outubro de 2023. O que era para ser uma produção sobre as possibilidades de coexistência em uma terra ocupada, se transforma em uma brutal reflexão sobre colonização, apartheid, genocídio e a recente proliferação de imagens de guerra, produzidas pelas próprias vítimas de um massacre que se repete no curso do tempo.

A obra reúne registros de 2018, imagens históricas de arquivo e vídeos recentes, compartilhados nas redes sociais pelas próprias vítimas em Gaza. Não há narração didática nem termos técnicos: a realidade aparece crua, enquanto o olhar é de profunda humanidade. “A experiência me permitiu testemunhar o que significa viver sob um regime colonial de apartheid, que segrega e oprime o povo palestino”, afirma Gustavo Castro.

Nos anos seguintes à primeira viagem, o projeto ganhou densidade com a entrada da produtora e roteirista Juliana Sanson e do montador e também roteirista Ticiano Monteiro. O longa foi estruturado e aprofundado por uma extensa pesquisa histórica e iconográfica. “Não é apenas um filme sobre a Palestina; é sobre como o mundo vem se posicionando diante da catástrofe palestina há quase oito décadas”, observa Juliana.

Sobre o diretor

Gustavo Castro é diretor, diretor de fotografia e editor. Realizou mais de 30 documentários sobre temas sociais na América do Sul, Amazônia e Oriente Médio. Em 2025 lançou seu primeiro longa como diretor: “Notas Sobre um Desterro”, um filme-ensaio sobre a questão Palestina.

Sobre a produtora

Juliana Sanson é diretora, roteirista, produtora e produtora executiva. Produziu dezenas de curtas, videoclipes e documentários. Assina a produção e o roteiro do documentário “Notas Sobre um Desterro” (2025) e se prepara para dirigir “1989”, seu segundo longa de ficção.

Dados do filme

  1. Título Original: Notas sobre um Desterro
  2. Título em Inglês: Notes on an exile
  3. País de produção: Brasil
  4. Duração: 80 minutos
  5. Ano: 2025
  6. Direção e produção: Gustavo Castro e Juliana Sanson
  7. Classificação indicativa: 16 anos
  8. Estreia do filme: 14.06.25 - Festival Olhar de Cinema
  9. Trailer: https://youtu.be/Vh6XZjTxuOA

SMVC

A 17ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) inicia na próxima quarta, 29 de outubro, e se estende até sábado, 1º de novembro, com exibições ocorrendo no Theatro 13 de Maio, Cooperativa de Estudantes (Cesma) e Cineclube da Boca (UFSM). Para mais informações do festival, clique aqui.

 

Texto: Fritz R. Nunes com informações e imagens do SMVC
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

‘Em busca de mim’, um relato de luta e resistência

SVG: calendario 19/11/2025
SVG: tag Cultura
Professora Liane Weber sugere a leitura da autobiografia de Viola Davis

Viver entre a escravidão e a liberdade

SVG: calendario 14/11/2025
SVG: tag Cultura
Filme ‘Negros laços’ será lançado na UFSM no dia 19 de novembro, às 19h

Jazz em Palmeira, um romance para quem ama música

SVG: calendario 07/11/2025
SVG: tag Cultura
Livro de Gérson Werlang é a dica do professor Orlando Fonseca desta sexta-feira (7)

Veja todas as notícias