I Conferência Internacional Antifascista acontece em Porto Alegre SVG: calendario Publicada em 25/03/26
SVG: atualizacao Atualizada em 26/03/26 12h56m
SVG: views 233 Visualizações

Sedufsm terá docentes participando de evento que vai de 26 a 29 de março

Alt da imagem

De 26 a 29 de março, Porto Alegre (RS) sediará a I Conferência Internacional Antifascista pela Soberania dos Povos. O encontro reúne mais de 100 organizações e movimentos comprometidos com o enfrentamento ao avanço da extrema direita e à escalada autoritária, que ameaçam direitos sociais, liberdades democráticas e a própria democracia em diferentes países. A Sedufsm estará representada por dois integrantes da diretoria, professora Liane Weber e professor Jadir Lemos; e ainda por dois docentes da base, professores Hugo Blois Filho e José Luiz de Moura Filho.

A abertura ocorre nesta quinta-feira (26), às 14h, com o Fórum de Autoridades Antifascistas, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Às 18h, será realizada a Marcha de Abertura da Conferência, com concentração no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público da capital.

A programação inclui ainda conferências e painéis temáticos, construídos de forma plural e participativa, que abordarão temas como o avanço da extrema-direita no mundo, o enfrentamento ao neoliberalismo e ao imperialismo, a solidariedade entre os povos, além de pautas como feminismo, antirracismo, defesa da educação pública, direito à comunicação e combate ao negacionismo climático.

Participação do ANDES-SN

A I Conferência contará também com atividades autogestionadas, com o objetivo de fortalecer a articulação entre organizações, movimentos sociais, juventudes e militâncias populares. O ANDES-SN está entre as entidades que irão realizar essas atividades ao longo do encontro.

No sábado (28), na sede da Secretaria Regional RS do Sindicato Nacional, ocorrerão dois debates organizados pelo sindicato. Das 8h30 às 10h30, será realizada a atividade “Feminicídio e Transfeminicídio como resultado do projeto da extrema-direita no Brasil e na América Latina”, com a participação das diretoras do ANDES-SN, Letícia Carolina Nascimento e Emanuela Rútila.

Na sequência, das 11h às 13h, ocorrerá o debate “Os ataques imperialistas na Venezuela e os impactos na América Latina”, com Luis Bonilla-Molina, professor visitante da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e integrante da organização Otras Voces en Educación, e Osvaldo Coggiola, diretor do Sindicato Nacional.

Caravana do FNDC

O ANDES-SN também está apoiando a atividade autogestionada do Fórum Nacional pelo Direito à Comunicação (FNDC). A Caravana do FNDC pelo Direito à Comunicação terá sua primeira parada na I Conferência Internacional Antifascista pela Soberania dos Povos, também no dia 28 de março.

Serão duas atividades autogestionadas, a partir das 14h, na sede do Sindicato de Jornalistas do Rio Grande do Sul. O primeiro debate “O papel da comunicação hegemônica a serviço do fascismo”, contará com a participação do Encarregado de Imprensa e Divulgação do Sindicato Nacional, Diego Marques. O diretor do ANDES-SN dividirá a mesa com Katia Marko, coordenadora-geral do FNDC, Letícia Cesarino, professora da UFSC, Federico Pita, editor de Negrx e do jornal Página 12 da Argentina, e Sérgio Amadeu, professor da UFABC.

A segunda atividade, “Propostas para soberania nas comunicações”, ocorrerá a partir das 16h. Estarão na mesa Helena Martins, Ergon Cugler, Admirson Ferro Júnior (Greg), Mateus Azevedo, José Nunes e Walter Lippold. A inscrição para as mesas do FNDC pode ser feita aqui.

Encerramento
A conferência será encerrada no domingo, 29 de março, com uma Assembleia Geral, que deve aprovar a “Carta de Porto Alegre”. O documento pretende consolidar uma articulação internacionalista em defesa da democracia e da soberania dos povos.

A programação completa pode ser acessada aqui.


Fonte e imagem: ANDES-SN
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Ricardo Antunes defende regulação da Inteligência Artificial e das plataformas

SVG: calendario 26/03/2026
SVG: tag Sedufsm
Docente da Unicamp concedeu entrevista à Sedufsm na edição nº 112 do Ponto de Pauta

Seminário na UFSM irá debater desigualdades de gênero e raça na carreira docente

SVG: calendario 24/03/2026
SVG: tag Sedufsm
Atividade promovida pela Sedufsm está em sua terceira edição e contará com a participação de pesquisadoras referência nas áreas de gênero e políticas afirmativas

Tom afetivo e intimista marcou primeira edição do ‘Sextou na Sedufsm’

SVG: calendario 23/03/2026
SVG: tag Sedufsm
Com apresentação musical do professor Renato Souza, evento ocorreu no fim de tarde do último dia 20

Veja todas as notícias