Aracajú será a sede do 59° Conad, em 2014 SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 21/07/13 18h16m
SVG: views 2800 Visualizações

Decisão foi na plenária do tema IV, na manhã deste domingo

Alt da imagem
Delegação faz a defesa de Aracaju como sede do 59° Conad

Na manhã deste domingo (21), delegados e observadores do 58º Conad reuniram-se para discutir e aprovar o tema IV, referente às questões organizativas e financeiras do Sindicato Nacional. Entre as decisões, destaque para a escolha da cidade que sediará a próxima edição do Conselho do ANDES-SN, a nomeação da sala de reuniões da sede do sindicato e os seis nomes indicados para compor a Comissão da Verdade.

A primeira deliberação da plenária foi a alteração da data de realização do VII Encontro Intersetorial do ANDES. Ficou acordado que o encontro será em Brasília, entre os dias 25 e 27 de outubro de 2013.

Na sequência, um vídeo com intuito de apresentar aos docentes a cidade de Aracajú (SE), bem como defendê-la para sediar o 59º Conad, foi apresentada. No final da mostra audiovisual, antes da abertura para a votação, representantes da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe (Adufs-Ssind) enfatizaram que Aracajú dispõe da infraestrutura necessária para realizar o evento, além de ressaltarem a importância para os professores da região participarem do Conad.

Por unanimidade de votos, a cidade foi eleita para sediar 59º Conselho do Andes, e contará com a organização da Seção Sindical Adufs. “A organização de um Conad, com a dimensão que tem, será importante para o fortalecimento do nosso sindicato. Para nós da Universidade Federal de Sergipe, assim como outras universidades públicas, estamos passando por profundas transformações, que atinge diretamente a carreira docente, atinge a nossa organização do trabalho pedagógico, sediar o Conselho trará aprofundamento dessas questões”, observadora do 58º Conad e representante da Adufs, professora Sonia Meire Azevedo de Jesus.

A professora também ressalta que a localização do estado de Sergipe facilitará para que outras seções sindicais do nordeste participem do Conselho, “o Conad irá contribuir para muitos docentes que não têm a possibilidade de participar das discussões nacionais do ANDES, para que eles possam ir e construir o Conselho conosco, dar contribuições a partir das suas realidades. Acredito que vai ajudar a ampliar a nossa consciência e definir estratégias de luta e de enfrentamento das políticas neoliberais”, destaca Sonia.

Na ocasião, o diretor da Adufs, Elyson Nunes , relatou que para os docentes mais novos no exercício da profissão, será importante vivenciarem as deliberações do Conad. Nunes também comentou sobre a proximidade da cidade com os outros estados: “Pela localização facilitará para levar uma grande delegação. Nós temos um imenso desafio na carreira docente, acreditamos que um Conad agrega mais pessoas e dará um engajamento maior para os participantes. Os professores mais jovens precisam conhecer os desafios da luta e dar suas contribuições”.

A escolha da cidade foi recebida com alegria e entusiasmo pela delegação: “Será um grande prazer recebê-los, a Regional Nordeste III fica emocionada pela realização deste evento em Sergipe”, destaca o 2° vice-presidente da Regional Nordeste III do ANDES-SN, Marcos Pedroso.

Outro destaque da plenária ficou por conta de designar a sala de reuniões da sede do ANDES-SN, em Brasília, com o nome de Edmundo Fernandes Dias, falecido em março deste ano, e que representou para o movimento sindical um exemplo de luta, além de ter sido um dos fundadores do ANDES-SN.

A mesa de trabalho foi conduzida pela 1ª secretária do ANDES-SN, Marina Barbosa Pinto com o apoio do 2° vice-presidente da Regional Nordeste III, Marcos Pedroso, o 1º vice-presidente da Regional Leste, Rubens Luiz Rodrigues e o 1º vice-presidente da Regional Rio Grande do Sul, Carlos Alberto Pires.

Texto: Carina Carvalho (estagiária)
Fotos: Fritz R. Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Conheça as moções aprovadas no 58º Conad

SVG: calendario 05/08/2013
SVG: tag 58 CONAD
No total, 13 moções foram deliberadas em Santa Maria

ANDES-SN divulga a 'Carta de Santa Maria'

SVG: calendario 26/07/2013
SVG: tag 58 CONAD
Documento com síntese do 58º Conad já está disponível

‘D Docente’ destaca avaliação final do Conad

SVG: calendario 25/07/2013
SVG: tag 58 CONAD
Programa de TV da Sedufsm vai ao ar nesta sexta, no canal 19

Veja todas as notícias