Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h
SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041
Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br
Dando sequência nas atividades em referência aos 10 anos da tragédia da Boate Kiss, a noite do dia 26 para 27 de janeiro foi marcada por um dos momentos mais emocionantes: a já tradicional vigília no local onde funcionava a boate. No final da noite do dia 26, após a audiência de episódio da série documental "Boate Kiss: a tragédia de Santa Maria", familiares, sobreviventes e apoiadores da luta por justiça deixaram a praça Saldanha Marinho e caminharam até o prédio da Kiss. Lá, uma apresentação artística retratou, através da dança, um pouco da história da tragédia. Em outro momento marcante da noite, uma colagem foi realizada na fachada da Boate. Os cartazes traziam questionamentos sobre a tragédia, em especial sobre como Santa Maria assimilou e como trata esse evento 10 anos depois. Outros cartazes traziam fotos de mãos dadas. Às 2h30 da manhã já do dia 27, horário aproximado no qual o incêndio começou 10 anos atrás, os e as presentes realizaram 1 minuto de barulho em homenagem às vítimas.
Sem anistia e sem perdão. Queremos os golpistas na prisão. Essa foi a principal palavra de ordem proferida pelas centenas de manifestantes que, ao final da tarde do dia 9 de janeiro de 2023, realizaram ato público na praça Saldanha Marinho, em Santa Maria.
O ato em defesa da democracia, contra ações golpistas e terroristas, foi chamado após os acontecimentos de domingo, 8, em Brasília, quando as sedes dos Três Poderes da República foram atacadas e depredadas por bolsonaristas.
O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, foi lembrado em vários dos discursos de representantes de sindicatos, de movimentos sociais e do movimento estudantil, que também trabalharam na organização do protesto. Havia uma unanimidade entre os que protestavam de que o ex-dirigente do país deve ser responsabilizado e preso.
Os bloqueios de recursos da UFSM geraram duas manifestações recentes da comunidade universitária. A primeira, chamada pelo DCE, mas que teve a participação da Sedufsm, no dia 7 de dezembro. A segunda, em 15 de dezembro, que foi uma panfletaem no arco de entrada do campus de Camobi, que teve a participação da Sedufsm e o apoio do DCE e da APG. A pressão surtiu efeito e o governo liberou a verba mais recente, restando desbloquear os da metade do ano de 2022.
Em assembleia extraordinária na noite de quarta, 30 de novembro, tomaram posse a nova diretoria da Sedufsm e também as e os integrantes do Conselho de Representantes da entidade, que assumem para o biênio que vai até dezembro de 2024.
A mesa da solenidade de posse contou com a presença de Ascisio Pereira, presidente da seção sindical, de Marcia Morschbacher, vice-presidenta, da secretária-geral, professora Teresinha Heck Weiller, da diretora da gestão que encerrava e que fez os encaminhamentos da posse, professora Marian Noal Moro, também de Carlos Pires, representando a Regional RS do ANDES-SN, e de Helen Cabral, vereadora do PT de Santa Maria, que representou o Legislativo santa-mariense.
De 12 a 13 de novembro aconteceu em Brasilia, o 14º Conselho do ANDES-SN (Conad) extraordinário. O evento teve a participação de 71 delegados(as), 126 observadores(as), 31 diretores(as) nacionais e 8 convidados (as). No total, 77 seções sindicais estiveram representadas no encontro, inclusive a Sedufsm, que teve como delegada a professora Marcia Morschbacher, vice-presidenta da seção sindical, e Julio Quevedo, observador. Principal tema do encontro, a desfiliação da CSP-Conlutas teve sua indicação aprovada pela maioria dos delegados e delegadas. A indicação agora vai ser apreciada no 41º Congresso do ANDES-SN, em fevereiro de 2023, em Rio Branco (AC).
O jantar baile da Sedufsm retornou após três anos de suspensão da presencialidade. E retornou com samba no pé, comida boa e chope gelado. Na noite de 5 de novembro de 2022, mais de 250 convidados e convidadas reuniram-se no Floratta, Espaço de Eventos anexo ao Clube de Atiradores Esportivo, para comemorar, em uma mesma noite, o dia do professor e da professora, os 33 anos da Sedufsm (lembrados em 7 de novembro) e a chegada de um tempo de esperança para o povo brasileiro.
O espaço que sediou o jantar foi cuidadosamente organizado pela Sedufsm e pelas equipes de trabalhadoras e trabalhadores que estiveram na retaguarda do evento para proporcionar uma experiência memorável às e aos docentes, a seus familiares e amigos e às representações de outras categorias que estiveram presentes.
Desde os primeiros momentos de festa, quando churrasquinhos de carne, bolinhas de queijo, bolinhos de feijoada e outros quitutes típicos de “boteco” passavam nas mesas, até quando a janta e a sobremesa foram servidas pela Babette Gastronomia, foram só elogios ao jantar. Ainda enquanto transcorria a janta, podia-se ouvir os primeiros acordes da banda Cadência Bonita do Samba, acompanhada da cantora Vera Garcia, que, tão logo adentrou o palco, já começou a interpretar canções lendárias da música brasileira, como “Canto das Três Raças”, de Clara Nunes, e “Não Deixe O Samba Morrer”, de Alcione.
A noite encerrou na pista de dança, com a galera curtindo os flashbacks do DJ Nelson Leal. Alguns desses alegres momentos, registrados em fotos, reproduzimos a seguir.
Uma onda gigante tomou as ruas de Santa Maria no dia 18 de outubro. Um verdadeiro tsunami da Educação, como foi chamado nacionalmente e também por aqui, reuniu as e os manifestantes na Praça Saldanha Marinho. Lá, dezenas de dirigentes estudantis e sindicais realizaram falas destacando a importância das universidades públicas, em especial da UFSM, dos institutos federais e da ciência produzida em tais instituições. Era o Dia Nacional de Luta contra o Confisco das Verbas da Educação.
Em contrapartida, as falas também denunciavam os cortes decretados pelo governo Bolsonaro no orçamento das universidades e institutos, o que precariza ensino, pesquisa, extensão e a permanência das e dos estudantes.
A Sedufsm, ao lado de diversas outras entidades sindicais, esteve presente no ato. “É a Sedufsm na rua, junto com seus professores e professoras, trabalhando para que as mudanças ocorram e para que nosso país seja democrático e digno”, disse o presidente da seção sindical, Ascísio Pereira.
Uma Assembleia como há bastante tempo não se via na UFSM. Possivelmente a maior desde a suspensão da presencialidade, no ano de 2020. Foi assim no final da tarde do dia 10 de outubro, quando centenas de estudantes, docentes e técnico-administrativos em educação reuniram-se em frente ao prédio 17, no campus de Camobi, para discutir formas de defender a universidade pública frente aos cortes orçamentários e impropérios que o governo de Jair Bolsonaro lança a essas instituições, às pessoas que as constroem e ao conhecimento lá produzido.
A Sedufsm esteve presente na Assembleia, cumprindo com uma deliberação da categoria docente, que, reunida na sexta, 7, decidiu participar ativamente das mobilizações locais em defesa da UFSM, da ciência e da democracia.
Na quinta, 22 de setembro, as entidades da UFSM (Sedufsm, Assufsm, Atens, Sinasefe, DCE e APG) realizaram mais um evento em parceria com o grupo de abrangência nacional, Práxis, que faz parte do ciclo “Universidade e democracia”. O tema em destaque foi “Por democracia e direitos sociais: o respeito ao voto popular”. A mesa de convidados teve a professora de Direito da UFSM, Bia Oliveira, e Marcelo Carlini, diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal (Sintrajufe/RS) e da CUT/RS. A atividade ocorreu no Auditório Suze Scalcon, da Sedufsm, com a mesa coordenada pela vice-presidente da Sedufsm, professora Marcia Morschbacher.
Em 11 de agosto, data em que se comemora o Dia do(a) Estudante, entidades da UFSM e da comunidade em geral realizaram manifestação na praça Saldanha Marinho. Durante o ato, que ocorreu no final da tarde, foi lida a 'Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito'. Quem realizou a leitura da carta foi Luiz Bonetti, do Diretório Central de Estudantes (DCE/UFSM), e Márcia Morschbacher, diretora da Sedufsm. Manifestações semelhantes ocorreram em mais de 50 cidades brasileiras.
No dia 2 de agosto, o professor Hernán Ramírez, do Programa de Pós-Graduação em História da Unisinos, esteve na UFSM dentro do Ciclo ‘Universidade e Democracia’ promovido pelo grupo nacional Práxis, e que, em Santa Maria, tem o apoio da Sedufsm, Assufsm, Atens, DCE, Sinasefe e APG. O título da abordagem de Ramírez foi “Neoliberalismo: Práxis de uma macro-ideologia. Perspectivas desde o Cone Sul” e ocorreu no Auditório Sérgio Pires.
Na quinta-feira, 30 de junho, as entidades da UFSM- Sedufsm, Assufsm, Atens, Sinasefe, DCE e APG- realizaram um debate na UFSM, em parceria com o grupo Praxis, um coletivo de âmbito nacional, para discutir “Que democracia?". O tema foi proferido pelo professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Adriano Correia. O Grupo Práxis, coletivo nacional que reúne docentes, estudantes e técnico-administrativos em educação de diversas universidades, responsáveis por promover discussões sobre temas relacionados à democracia, autonomia e educação. A Sedufsm recentemente passou a integrar o Práxis.
A Sedufsm teve participação ativa na 28ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), ocorrida em Santa Maria, entre os dias 15 e 17 de julho de 2022. O sindicato teve um stand no local da Feira em que foram distribuídos materiais em defesa da UFSM. Além disso, promoveu um seminário sobre produção orgânica de alimentos, com destaque para a feira Ana Primavesi, e apoiou uma oficina ministrada pela professora Maria Rita Py Dutra sobre 'estereótipos raciais' e uma exposição fotográfica em homenagem à irmã Lourdes Dill, organizada pelo professor Dartanhan Figueiredo.
As entidades que representam os três segmentos na UFSM participaram de uma plenária, na manhã de quinta, 28 de abril, no Auditório Flavio Schneider (CCR), no campus de Camobi. Durante a reunião, a primeira presencial desde o início da pandemia, foi destacada a importância das ações unitárias em defesa da universidade e dos serviços públicos. Estiveram na atividade representações da Sedufsm, Assufsm, Atens e DCE, sendo que o Sinasefe justificou a impossibilidade de participar.
Nos dias 3, 4 e 5 de maio, diretores e diretoras da Sedufsm visitaram, respectivamente, os campi da UFSM nas cidades de Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Cachoeira do Sul. O objetivo era recepcionar as e os docentes que, desde o dia 11 de abril, retornaram às suas atividades presenciais na instituição.
A exemplo da 'tenda' armada nos dias 11, 12 e 13 de abril, no campus sede (Santa Maria), o sindicato levou aos campi máscaras de tipo PFF2, adesivos em defesa da universidade pública, da vida e da ciência, cartilha sobre os malefícios da Reforma Administrativa (PEC 32/20), panfletos informativos sobre o sindicato e agendas 2022. Durante as ações, os/as diretores/as também foram até às salas de docentes, numa ação de buscativa àquelas e àqueles que por ventura não tenham passado pelo hall de entrada.
O dia 9 de abril, foi novamente de manifestações contra Jair Bolsonaro e seu governo. O ato “tá tudo caro, fora Bolsonaro e Mourão” reuniu dezenas de pessoas na Praça Saldanha Marinho. Os principais tópicos foram desemprego, inflação e o consequente aumento do custo de vida, a revogação do teto de gastos e das contrarreformas promovidas por Bolsonaro. No que toca Santa Maria, o aumento na passagem do transporte público (o maior da história da cidade) também foi alvo de severas críticas. Leia mais em: https://bit.ly/3rjhRFx
Nos dias 11, 12 e 13 de abril, a Sedufsm montou uma tenda de recepção às e aos docentes que retornaram, em 11 de abril, ao trabalho presencial na UFSM. Diretores (as) e funcionários (as) dialogaram sobre a importância de defender a universidade e sobre a campanha salarial 2022, cujas reivindicações principais são a recomposição salarial de 19,99% para todas as categorias do funcionalismo público federal e as lutas contra o projeto de reforma administrativa (PEC 32) e a lei do teto de gastos.
Entre os dias 27 e 31 de março ocorreu, em Porto Alegre, o 40º Congresso do ANDES-SN. Com o tema “A vida acima dos lucros: ANDES-SN 40 anos de luta!”, este foi o primeiro evento deliberativo nacional do sindicato docente a ser realizado de forma presencial desde o início da pandemia de Covid-19. A Sedufsm esteve representada no Congresso através de sua delegação, eleita em assembleia e composta por: Márcia Morschbacher (delegada indicada pela diretoria da seção sindical); Maristela Souza; Leonardo Botega; Liane Weber; Júlio Quevedo; João Gilli Martins, Gihad Mohamad e Hugo Blois Filho (delegadas e delegados da base da categoria).
Um ato na praça Saldanha Marinho na tarde de terça-feira, 16 de março, marcou o Dia de Nacional de Mobilização, Manifestações e Paralisações, em defesa dos serviços públicos e também da educação pública. Em Santa Maria, a manifestação foi puxada pelo Cpers Sindicato (ativos/as e pensionistas), Sedufsm, Assufsm, Sinasefe, CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação). A Sedufsm destacou durante a manifestação a campanha salarial dos/as servidores/as públicos/as.
No Dia Internacional da Mulher (8 de março de 2022), a Praça Saldanha Marinho recebeu diversas meninas e mulheres que, em cantos, falas e intervenções artísticas, deram voz às demandas, ainda urgentes, de fim da violência de gênero, de igualdade de oportunidades e direitos, e de autonomia sexual e reprodutiva.
No último ato do 'Fora Bolsonaro' de 2021, as mulheres foram as protagonistas. Evento aconteceu no sábado, 4 de dezembro, na praça Saldanha Marinho, em Santa Maria. Além das falas de representações sindicais, foi aberto espaço para expressões artísticas, com poemas e músicas apresentados por mulheres.
Na última sexta-feira, 5 de novembro, a Sedufsm participou de uma Reunião Pública convocada pela Comissão Permanente de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Santa Maria. O objetivo do encontro era debater a importância de as escolas fomentarem debates e ações relativas à diversidade sexual e de gênero, promovendo, ao invés do preconceito, do silenciamento e da exclusão, a acolhida, o amparo e a emancipação da comunidade lgbtquia+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais ou transgêneros, queer, intersexo, assexual e +).
Um ato contra o preconceito, o ódio racial, de repúdio às políticas do governo Bolsonaro, permeado por manifestações culturais e religiosas. Assim pode ser resumida a atividade unificada entre coletivos do movimento negro de Santa Maria e entidades sindicais e movimentos sociais neste sábado. O evento ocorreu ao final da tarde de sábado, 20 de novembro, dia da consciência negra, na praça Saldanha Marinho. Desde maio deste ano, têm se intensificado a mobilização do “Fora Bolsonaro e Mourão”.
A Sedufsm comemorou seus 32 anos de fundação no dia 12 de novembro,com a live especial. Além da fala de diretores, como a do professor Ascísio Pereira e da professora Teersinha Weiller, que destacaram a importância das lutas atuais, também foram relembrados momentos importantes da entidade, através da memória da professora Marian Noal Moro e do professor Orlando Fonseca, ambos participantes da fundação da entidade, em 1989. E a cereja no bolo ficou por conta da apresentação da cantora Paola Matos, acompanhada do violonista Erick Côrrea, que apresentaram a síntese de uma arte de qualidade, comprometida com a superação da injusta realidade do país, destacadas em canções antigas como em recentes.
Na terça, 26 de outubro, coletivos estudantis, DCE-UFSM, APG, com o apoio se entidades como a Sedufsm, estiveram na praça Saldanha Marinho protestando contra o governo Bolsonaro. Mais uma vez, tomaram as ruas para criticar o corte de verba, em torno de 90%, para a ciência e tecnologia, e também contra o atraso no pagamento de bolsas de programas de formação de professores (as) como o Pibid e o Residência Pedagógica.
Desde o início do mês de outubro, docentes da diretoria e da base da Sedufsm têm ido a Brasília fazer parte da caravana de servidores (as) que pressionam parlamentares contra a aprovação da PEC 32 (Reforma Administrativa). Dentre os presentes na capital federal, pela Sedufsm, os professores Leonardo Botega e Ascísio Pereira, as professoras Terezinha Weiller e Liane Weber. Na semana atual, encontram-se nas mobilizações a professora Márcia Morschbacher e o professor Júlio Quevedo.
O Largo da Locomotiva ficou repleto de jovens, crianças, trabalhadores(as), militantes e ativistas sociais na tarde do sábado, 2 de outubro. E a Sedufsm marcou presença em mais este ato Fora Bolsonaro. Por direitos, por renda, por serviços públicos e pela vida!
A chuva adiou, mas não evitou que centenas de pessoas ligadas a sindicatos, movimentos sociais, movimento estudantil, fossem à praça Saldanha Marinho, em Santa Maria, denunciar as políticas do governo Bolsonaro e seus aliados, no feriado 7 de setembro. A praça foi ocupada por participantes do 27º Grito das e dos Excluídos, que portavam bandeiras e faixas criticando, entre outras coisas, as 580 mil mortes por Covid-19, o alto preço da gasolina, as ameaças autoritárias do Executivo Federal. Esse tipo de manifestação, que ocorreu em todo o país, ecoou o "Fora Bolsonaro e Mourão".
O debate sobre a Reforma Administrativa (PEC 32/20) ganhou a Praça Saldanha Marinho na tarde desta quarta-feira, 18 de agosto. Em mais um Dia Nacional de Mobilização, a Sedufsm, junto a diversas outras entidades sindicais, estudantis e sociais de Santa Maria, organizou uma agenda de atividades que iniciou ainda na terça, 17, com uma plenária virtual preparatória e seguiu na manhã desta quarta com panfletagem em frente ao Hospital Universitário (HUSM). A aula pública, última ação do cronograma, teve início às 15h, no palco da Praça. Por lá passaram dirigentes e representantes de sindicatos, centrais sindicais, entidades estudantis, partidos políticos, além de pessoas que gostariam de expressar suas críticas ao governo.
“1, 2, 3, 4, 5 mil. Bolsonaro genocida, inimigo do Brasil”. Essa foi uma das palavras de ordem mais ouvidas no ato público ocorrido em 24 de julho na praça Saldanha Marinho, em Santa Maria. Representações de sindicatos, movimentos sociais, coletivos estudantis e partidos políticos, se revezaram ao microfone, em cima do carro de som, para criticar a conduta do governo federal em relação à pandemia de Covid-19. “Queremos pão, vacina, saúde e educação” foi um dos slogans do #24J, o quarto protesto pedindo o afastamento do presidente Jair Bolsonaro, sendo antecedido pelo #3J; #19J e #29M.
“O conselheiro, se engana não. Tem candidato que quer intervenção”. Essa foi uma das palavras de ordem entoadas na tarde de terça, 27 de julho, em frente ao prédio da reitoria da UFSM, no campus de Camobi, em Santa Maria. No local ocorreu o ato público chamado pelas principais entidades que representam os três segmentos da universidade, contra a possibilidade de intervenção do governo federal no processo de sucessão à reitoria.
Mais um capítulo na luta do povo contra o governo genocida e corrupto de Bolsonaro foi escrito na tarde do dia 3 de julho. Assim como em centenas de outras cidades brasileiras, Santa Maria registrou protesto em repúdio à política negacionista do governo federal, recentemente envolvido em denúncias de corrupção envolvendo a compra de vacinas. Durante o protesto, que iniciou na Praça Saldanha Marinho e depois percorreu ruas centrais da cidade, diversas reivindicações foram lembradas, a exemplo da construção de um plano efetivo e célere de vacinação, da luta contra o desmonte das universidades e dos serviços públicos, da rejeição à Reforma Administrativa, da necessidade de derrubar o Projeto de Lei (PL) 490, que significa um retrocesso na demarcação de terras indígenas, da mobilização da comunidade LGBTQIA+ em defesa de direitos.
A categoria docente esteve presente no ato, na figura de dirigentes da Sedufsm, integrantes do Conselho de Representantes da entidade e diversos professores(as) da base.
O tempo nublado e a ameaça de chuva não intimidaram as várias centenas de pessoas que foram à praça Saldanha Marinho, em Santa Maria, na manhã de sábado, 19 de junho, e depois caminharam pelas ruas centrais da cidade, em protesto contra o governo de Jair Bolsonaro. A atividade fez parte de uma programação nacional, realizada em cerca de 400 cidades de todo o país, repudiando o negacionismo científico, considerado a causa da morte de 500 mil pessoas por Covid-19 no país. Além disso, a manifestação também teve o intuito de pedir agilidade no processo de vacinação da população.
A Sedufsm promoveu, no dia 22 de junho, live intitulada "A luta pela democracia e a autonomia na UFSM: avanços e recuos". Participaram como convidados(as) o professor Albertinho Gallina, do departamento de Filosofia da UFSM, e a servidora técnico-administrativa em educação, Tânia Maria Flores. A mediação foi do professor Ascísio dos Reis Pereira, vice-presidente da Sedufsm, e a atividade teve participação de intérpretes de libras.
No dia 29 de maio de 2021, centenas de estudantes e trabalhadores(as) reuniram-se na Praça Saldanha Marinho e, posteriormente, saíram em caminhada por algumas ruas centrais da cidade. Sozinhos(as), em coletivos, partidos políticos ou centrais sindicais, os(as) manifestantes exibiam cartazes com dizeres diversos, mas que se unificavam na denúncia da postura criminosa e genocida adotada pelo governo Bolsonaro na gestão da pandemia.
A mostra "Arte e Política, obras de Silvestre Peciar" foi organizada e apresentada no seminário "Servidor Público: um peso para a sociedade?" pelo professor Guilherme Carlos Corrêa, do Depto. de Metodologia do Ensino da UFSM.
Nos dias 5 e 6 de abril ocorreu o seminário “Servidor Público: um peso para a sociedade?”. O evento foi organizado pelo Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) da Sedufsm, em conjunto com as seções sindicais do ANDES-SN em Pelotas (ADUFPel), Rio Grande (APROFURG), Unipampa (Sesunipampa) e Porto Alegre (UFRGS), além do Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnologica) e da Regional Rio Grande do Sul do Sindicato Nacional. O evento ocorreu no Hotel Morotin Centro e trouxe três eixos centrais de discussão: carreira docente, aposentadoria e direitos dos servidores públicos federais.
A 73ª edição do projeto Cultura na Sedufsm, que ocorreu no dia 8 de março, teve como tema: “Violência Para Além do Assédio”. Participaram como expositoras Bruna Fani, integrante do grupo Mães na Luta contra a Violência Obstétrica; Gabriela Pozzebon, arquiteta que desenvolveu estudo sobre a estrutura das Casas-Abrigos para Mulheres em Situação de Violência; Nikelen Witter, professora de departamento de História da UFSM e estudiosa do movimento feminista;Fernanda Rodrigues, estudante do curso de Direito da UFSM e vítima de crime racista propagado nas paredes do Diretório Livre do Direito em 2017; Gabriella Meindrad, aluna do curso de Direito da Fadisma e representante do movimento LGBTTI (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e intersexuais); Roseni Mariano, indígena kaingang e estudante do curso de Enfermagem da UFSM. A mediação do debate ficou por conta da professora do Centro de Educação da UFSM, Fabiane Costas, também diretora da Sedufsm.
O sexto volume do "Reflexões Docentes", publicação já tradicional da Sedufsm, foi lançado no dia 14 de dezembro, em um momento de confraternização, no Auditório Suze Scalcon da Sedufsm. A obra trouxe uma série de artigos escritos por docentes da UFSM e também por estudantes, técnico-administrativos em educação, representantes de movimentos sociais e diretores do ANDES-SN. Os textos foram publicados entre os anos de 2012 e 2017, nos jornais A Razão (hoje extinto) e Diário de Santa Maria. E o volume VI trouxe uma novidade: um capítulo especial dedicado à avaliação da maior experiência já protagonizada pela classe trabalhadora, a Revolução Russa de 1917.
No mês da consciência negra (novembro), a SEDUFSM, em parceria com o Comitê Local do ENE (Encontro Nacional de Educação), trouxe o espetáculo “Kako Xavier e a Tamborada” para Santa Maria, na 72ª edição do Cultura na SEDUFSM. O grupo Tamborada, que é um projeto de artes integradas para crianças, seus pais e professores, baseado na história dos tambores gaúchos, apresentou-se na Praça Saldanha Marinho na tarde de sexta, 17 de novembro, e à noite, participou de uma roda de conversa seguida de mais uma apresentação no Auditório Suze Scalcon da SEDUFSM.
No dia 7 de novembro de 2017 ocorreu mais uma confraternização alusiva ao aniversário da seção sindical. Fundada em novembro de 1989, a Sedufsm completou 28 anos de muitas lutas.
“Inclusão em tempos de exclusão: decorrências educacionais para as pessoas com deficiência”. Este foi o tema que mobilizou a 71ª edição do projeto Cultura na Sedufsm, que aconteceu no dia 19 de outubro de 2017, no auditório Suze Scalcon. Para o debate, foram convidadas as professoras Marinalva Oliveira, ex-presidente do ANDES-SN e docente do departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Eliana Menezes, docente do departamento de Educação Especial da UFSM. A coordenação foi de Fabiane Costas, diretora da Sedufsm.
O Jantar do Dia do Professor, promovido todos os anos pela Sedufsm, reuniu cerca de 400 pessoas, dentre professores(as) e convidados(as) na noite do dia 7 de outubro de 2017, no salão nobre do Avenida Tênis Clube. Este ano, o evento foi um sucesso de público, visto que os ingressos esgotaram dias antes do jantar.
No dia 22 de agosto de 2017, a Sedufsm colocou nas ruas (da universidade) o projeto em que já vinha trabalhando há meses. Tratou-se do cartão 'Compartilhar Conquistas', que além de identificar o(a) filiado(a), dá acesso a descontos e benefícios em diversos estabelecimentos da cidade (e também em algumas outras localidades). Ao ato de lançamento oficial do cartão, ocorrido no prédio da Reitoria da UFSM, compareceram desde o primeiro presidente do sindicato, professor Clóvis Guterres, até docentes recém chegados à instituição.
O assédio, em suas mais diversas formas, foi tema da 70ª edição do projeto 'Cultura na Sedufsm', realizado em 9 de agosto de 2017, no auditório Suze Scalcon da Sedufsm. Na mesa de convidados(as), estiveram presentes a professora de História do Instituto de Ciências Humanas da UFPel, pesquisadora de História das Mulheres e de Gênero e diretora da ADUFPel, Rejane Jardim; a professora do departamento de Direito da UFSM, Andrea Cezne; o professor da Escola Superior de Educação Física da UFPel e diretor do ANDES-SN, Giovanni Frizzo; e a coordenadora-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) UFSM, Saritha Vatthatara. Veja algumas fotos do evento.
Arte e política deram a tônica do Sarau sem Mordaça, realizado na noite de 7 de julho de 2017, no auditório Suze Scalcon da Sedufsm. O evento, organizado pelo Comitê do Encontro Nacional de Educação (ENE) em Santa Maria, congregou dezenas de pessoas que declamaram poesias, interpretaram canções da música brasileira e realizaram outras intervenções artísticas, a exemplo de saxofone e dança do ventre. O objetivo da noite era sensibilizar e refletir, através da arte, questões importantes da educação, como a crítica ao projeto Escola sem Partido, que, na concepção dos movimentos sindical e estudantil, criminaliza professores e retira da escola seu senso crítico. O Sarau sem Mordaça também marcou o lançamento do 1º Boletim do ENE SM, já entregue em algumas escolas da cidade e disponível para leitura online no site da Sedufsm.
Na dia 30 de junho, o país viveu a segunda Greve Geral do ano de 2017. Organizada pelas centrais sindicais, a greve teve como reivindicações a retirada dos projetos de Reforma Trabalhista e Previdenciária da pauta do Congresso Nacional, a revogação da Lei da Terceirização, a defesa de Nenhum Direito a Menos e de Fora Temer. Os trabalhadores, estudantes e movimentos sociais de Santa Maria aderiram ao movimento, de forma que, desde as primeiras horas da manhã do dia 30, foram realizados 'trancaços' em empresas de ônibus da cidade e também no arco de entrada da UFSM. No fim da tarde, uma marcha percorreu as ruas centrais, finalizando o dia de Greve Geral.
No dia 22 de maio, a Sedufsm promoveu o evento "Combate às opressões: discutindo o sexismo, a homofobia e o racismo", que contou com uma mesa de debates composta pelo professor do departamento de Geociências da UFSM e militante do movimento LGBT, Benhur Pinós da Costa; a fisioterapeuta, militante do movimento negro e do movimento feminista negro, dirigente espiritual do Ilê Axé Ijobá de Oxum e Bará, integrante do Fórum de Mulheres de Santa Maria, do Grupo de Estudos e Extensão Universidade das Mulheres (GEEUM), da Rede Estadual de Núcleos Ilês Afro Aids, e suplente no Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres do Estado do Rio Grande do Sul, Sandra Beatriz Aires dos Santos; e a professora do departamento de Enfermagem da UFSM e integrante do Fórum de Mulheres de Santa Maria, Maria Celeste Landerdahl.
O debate marcou a 69ª edição do projeto 'Cultura na Sedufsm', em que também foi lançada a cartilha “Em defesa dos direitos das mulheres, dos indígenas, das/os negras/os, e das/os LGBT”, organizada a partir das discussões do Grupo de Trabalho de Política de Classe para as questões Etnicorraciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) do Andes-SN.
O dia 28 de abril de 2017 começou cedo em Santa Maria. Desde as primeiras horas da manhã, estudantes e trabalhadores realizavam trancaços em frente às garagens de ônibus, em rodovias e na entrada da UFSM. Na parte da tarde, uma marcha levou cerca de 10 mil pessoas às ruas da cidade, encerrando a Greve Geral que, nacionalmente, paralisou uma media de 40 milhões de trabalhadores.
A primeira edição do 'Cultura na Sedufsm' em 2017 ocorreu no dia 1º de abril, com o espetáculo "Memória e verdade e canções que falam de luta", que consistiu em uma performance poético-musical com poesias e trechos de músicas proibidas durante a ditadura militar. O evento foi uma parceria com o curso de Direito da UFSM e com o projeto de extensão "Direito em canto e verso", tendo ocorrido no Espaço Cultural Victorio Faccin, cujo auditório ficou lotado de espectadores.
As mulheres protagonizoram um show musical da programação do “Viva o Campus”, no domingo, 6 de dezembro, intitulado "Mulheres, (en)canto e poder". O evento ocorreu próximo ao Espaço Multiuso, no campus de Santa Maria, e sete vozes femininas já conhecidas no meio artístico local comandaram a atividade: Amanda Schreiner, Gisele Guimarães, Juliane da Rosa, Jordana Henriques, Laura Christmann, Miriane Brock e Paola Matos. Acompanhando essas vozes, que interpretaram clássicos da música nacional e internacional, além de sons autorais, as bandas ‘Guantánamo Groove’ e ‘Green Lizard’
No Dia da Não-Violência Contra a Mulher, em 25 de novembro, a UFSM recebeu diversas atividades que trouxeram debates sobre temas como a opressão de gênero, saúde da mulher e violência doméstica. Ao meio dia, uma intervenção teatral e uma roda de conversa no hall do Centro de Tecnologia (CT). Ao final da tarde no Centro de Educação (CE), que sediou nova apresentação artística – dessa vez, no formato de dança – e mais um debate com a comunidade acadêmica. As ações de mobilização foram pensadas para dar corpo, na universidade, à campanha internacional dos '16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher'.
A Sedufsm, a Assufsm, o DCE e a Associação de Pós-Graduandos (APG) promoveram no dia 16 de novembro de 2015, uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Santa Maria sobre a PEC 395/14. O objetivo da atividade era obter dos parlamentares, sejam federais, estaduais ou municipais, um compromisso de se posicionar contra a proposta que abre as portas para a privatização da pós-graduação em universidades públicas.
No dia 11 de agosto, técnico-administrativos em greve, docentes e estudantes, se uniram para um ato na entrada do campus da UFSM, em Santa Maria. O objetivo da manifestação, que reuniu entidades como a Sedufsm, Assufsm, DCE e APG, era de protestar contra o ajuste fiscal e os cortes na educação, e rechaçar a privatização do ensino. Com faixas e cartazes, manifestantes discursaram e distribuíram panfletos.
No dia 15 de junho, o reitor da UFSM, Paulo Burmann, anunciou oficialmente a criação da Comissão da Verdade na instituição. Estiveram presentes à solenidade as outras entidades convidadas a participar da Comissão: Sedufsm, Assufsm, DCE e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O seminário da Comissão da Verdade do ANDES-SN aconteceu dias 31 de março e 1º de abril de 2015, na Faculdade de Educação (Faced), da UFRGS. O tema geral do seminário foi “A Universidade e a Ditadura Empresarial-Militar no Brasil: Luta por Memória, Verdade e Justiça”.
A 65ª edição do projeto "Cultura na Sedufsm" apresentou no dia 18 de março o filme "Que bom te ver viva", no auditório da Seção Sindical. A película constou da programação da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, que, em Santa Maria, resultou da parceria entre pró-reitoria de Extensão (PRE) e a "Piazito Arte e Cultura", associação civil sem fins lucrativos que responde pelo Festival Nacional de Cinema Estudantil. O debate teve a contribuição da professora Bia Oliveira, do departamento de História da UFSM.
O 34º Congresso do ANDES-SN, que em 2015 teve como tema "Manutenção e Ampliação dos direitos dos trabalhadores: avançar na organização dos docentes e enfrentar a mercantilização da educação", ocorreu de 23 a 28 de fevereiro, em Brasília (DF). Participaram do evento 339 delegados e 62 observadores de um total de 71 seções sindicais.
Das 19h do sábado, 6 de dezembro, às 19h do domingo, 8, ocorreu a 1ª Virada Cultural da UFSM. O evento, promovido pela pró-reitoria de Extensão e tendo o apoio de diversas entidades - dentre essas a SEDUFSM - foi marcado pela apresentação de diversos grupos ligados à música, ao teatro, ao cinema, dentre outras manifestações artísticas. A SEDUFSM acompanhou diversos momentos desse dia e traz aqui alguns registros.
No dia 3 de dezembro, a SEDUFSM participou de ato em solidariedade ao povo palestino. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores de Santa Maria, tendo sido organizado pelo Comitê Santa-mariense de Solidariedade ao Povo Palestino - do qual a seção sindical e outras entidades sociais participam - e pela comunidade palestina de Santa Maria. A mesa de abertura foi composta pelo presidente da Câmara de Vereadores, Werner Rempel (PPL); pela vice-presidente da SEDUFSM, Suze Scalcon; pela militante do Levante Popular da Juventude, Mariana Fontoura; pelo integrante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM, Alex Monaiar e pelo ex-prefeito de Barra do Quaraí, Maher Jaber.
No dia 27 de novembro, a SEDUFSM sediou o debate 'Violência contra as mulheres e a mobilização social'. A mesa, mediada pela professora Maria Celeste Landerdahl, docente do departamento de Enfermagem da UFSM e integrante da diretoria da SEDUFSM, contou com a participação de Maria Rita Py Dutra, doutoranda em Educação pela UFSM e ativista pelos direitos da população negra; da assistente social Letícia Chimini, que faz parte da coordenação do coletivo de mulheres do Movimento dos Pequenos Agricultores do Rio Grande do Sul; da professora do curso de enfermagem da UFRGS, Letícia Becker Vieira, que faz parte do Núcleo de estudos Mulheres da UFSM; e de Melissa Stein Carrier, técnico-administrativa em educação na UFSM e integrante do Fórum de Mulheres de Santa Maria.
Nos dias 28 e 29 de novembro ocorreu o XI Encontro da Regional RS do ANDES-SN, no campus de Santana do Livramento da UNIPAMPA. A SEDUFSM esteve presente com cinco professores, dentre diretores e conselheiros. O encontro ainda teve representações da ADUFPel (Pelotas), APROFURG (Rio Grande), SESUNIPAMPA e da diretoria regional do Sindicato Nacional. Para contribuir nos debates sobre educação, carreira docente e perspectivas de luta foram convidados a 1ª vice-presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira, e o docente da ADUFPel, Luiz Henrique Schuch.
Para comemorar junto aos filiados os 25 anos da SEDUFSM, a gestão Sindicato pela Base organizou um churrasco no dia 21 de novembro. O evento ocorreu no CTG Sentinela da Querência e foi marcado pelo estilo campeiro: churrasco, buffet caseiro, chopp e muito companheirismo.
Os 25 anos da SEDUFSM foram lembrados na Câmara de Vereadores de Santa Maria, que prestou homenagem à entidade na sessão plenária do dia 20 de novembro. Primeiramente a SEDUFSM figurou no 'Expediente Nobre', utilizado pelo vereador Luciano Guerra (PT) para contar parte da história de lutas do sindicato, desde os antecedentes à fundação até lutas mais recentes, enfatizando os eventos em praça pública e a solidariedade aos familiares de vítimas da Boate Kiss.
Num segundo momento, o secretário-geral da SEDUFSM, Humberto Gabbi Zanatta, ocupou a 'Tribuna Livre' para frisar o compromisso da entidade com um projeto de educação para o país, fortalecendo a luta por direitos, pela educação pública e por um projeto de sociedade. Afinal, para o docente, educação e política caminham juntas.
Ao fim, o vereador Manoel Badke (DEM), que também é docente da UFSM e filiado à seção sindical, propôs uma moção de congratulações em função dos 25 anos, iniciativa que teve a aprovação unânime dos parlamentares.
No último sábado, 25, a Sedufsm promoveu o jantar baile em homenagem ao dia do professor. Este ano, o evento também marcou as duas décadas e meia da seção sindical, fundada em 7 de novembro de 1989. Durante a solenidade, todos os ex-presidente receberam homenagens da atual gestão - Sindicato pela Base. Após o jantar, os presentes aproveitaram o baile, que seguiu noite adentro sob a animação da banda 'Realce'.
Diretores da Sedufsm visitaram na última segunda-feira, 6, os professores da unidade da Ufsm em Frederico Westphalen. Esta foi a primeira visita da gestão Sindicato pela Base àquele campus, e a conversa tocou em pontos como: sobrecarga de trabalho docente no Cesnors, nova minuta sobre carga horária apresentada pela reitoria da Ufsm, instalação do sindicato em Frederico, carreira docente e Campanha Salarial 2014.
A Sedufsm participou do III Revivência, encontro de servidores aposentados ou em vias de se aposentar da Ufsm. O evento aconteceu no dia 30 de setembro e, na ocasião, duas professoras partilharam as experiências do 'Vivências na Sedufsm', projeto desenvolvido pela seção sindical e que também visa aproximar novamente os docentes que já não estão na ativa. Em um segundo momento, sindicato propôs dinâmica, o que resultou em momentos de saudade e integração.
No dia 27 de setembro, a Sedufsm, em parceria com diversas outras entidades e movimentos sociais, promoveu o ato 'Santa Maria pela vida'. A manifestação, que fora realizada no dia em que se completou um ano e oito meses da tragédia na boate Kiss, foi marcada por uma série de ações que buscavam celebrar a vida. Revitalização de canteiros, plantio de 'oliveiras' como forma de apoio à luta do povo palestino, show de rap e skatismo foram alguns dos momentos deste sábado. Além da Sedufsm, o Movimento Santa Maria do Luto à Luta, a Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia na Boate Kiss, o DCE Ufsm e o Comitê Santa-mariense de Solidariedade ao Povo Palestino foram algumas das frentes que se somaram à construção do ato.
Na última semana a Sedufsm realizou duas visitas: na terça-feira, 16 de setembro, foi à unidade da Ufsm em Cachoeira do Sul participar da recepção aos novos servidores docentes e técnico-administrativos em educação; já na quarta-feira, 17, foi à Unidade Descentralizada de Silveira Martins (UDESSM) dialogar com professores sobre os problemas pelo qual passa a unidade.
O 59º Conselho do ANDES-SN (Conad) aconteceu entre os dias 21 e 24 de agosto, em Aracaju (SE), e teve como tema "Luta em defesa da educação: autonomia da universidade, 10% do PIB exclusivamente para a educação pública". O encontro teve a participação de 202 docentes de todo o país, sendo que a Sedufsm teve três participantes.
No dia 3 de junho tomaram posse os integrantes da nova diretoria e do Conselho de Representantes da Sedufsm. O evento teve a participação do reitor da UFSM, Paulo Burmann, e de lideranças sindicais, universitárias e dos movimentos sociais.
Nos dias 13 e 14 de maio ocorreram as eleições para a Sedufsm/ANDES-SN e para o Conselho de Representantes. Foi confirmada a eleição da chapa "Sindicato pela base" com 87% dos votos válidos.
A 63ª edição do Cultura na Sedufsm na segunda, 12 de maio, debateu "megaeventos esportivos, olhares críticos". Coordenado pelo professor Antonio Schmitz Filho (CEFD), o tema foi abordado por três painelistas: Adriana Penna (professora da UFF); Claudia Favaro (arquiteta e integrante do Comitê Popular da Copa-Porto Alegre) e Guilherme Gil, professor de Educação Física da rede estadual, em Porto Alegre. Aproximadamente 40 pessoas prestigiaram a atividade, que foi transmitida em tempo real pela "Postv", do grupo Casa Fora do Eixo.
A Sedufsm está entre as entidades apoiadoras da Feira do Livro de Santa Maria de 2014. Já a participação da entidade se deu em dois momentos importantes: o lançamento de "Reflexões docentes", volume V, no dia 30 de abril, e a promoção de "As aventuras do Indiozinho Bretã" pelo Teatro Saca-Rolhas em plena praça Saldanha Marinho.
No dia quatro de abril, a 62ª edição do Cultura na Sedufsm trouxe o debate '50 anos do golpe de 1964: para jamais esquecermos'. O evento contou com as participações de Gilvan Dockhorn, historiador e professor da Ufsm; Luiz Cláudio Cunha, jornalista que investigou o sequestro dos militantes uruguaios Lilian Celiberti e Universindo Dias; Hans Baumann, militante comunista que mora em Porto Alegre e Luiz Carlos Prates (Mancha), da secretaria nacional da CSP-Conlutas. O debate aconteceu no auditório do sindicato, que ficou lotado de público naquela noite.
Na noite desta quinta-feira, 20, ocorreu o lançamento da terceira edição da revista 'D Palavra'. O evento ocorreu no auditório do sindicato e contou com a presença de sindicalizados e convidados.
De 10 a 15 de fevereiro ocorreu o 33º Congresso do Sindicato Nacional em São Luís, Maranhão. O tema do encontro deste ano foi “ANDES-SN na defesa dos direitos dos trabalhadores: organização docente e integração nas lutas sociais”. Dentre os encaminhamentos os docentes destacaram 2014 como o ano da educação.
Na tarde desta quinta-feira, 12, a reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consu) da Ufsm deveria votar a adesão ou não à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A mobilização contrária à Empresa foi grande no corredor do 9º andar da reitoria - onde fica a sala dos conselhos - e os manifestantes interromperam a reunião, de forma que a votação não ocorreu. Atropelando uma de suas próprias promessas de campanha - que defendia a democracia nas decisões da universidade -, o reitor, Felipe Müller, deu um canetaço e aprovou por contra própria o contrato com a Ebserh.
O cartunista e ativista político Carlos Latuff veio até Santa Maria, a convite da Sedufsm, para um bate-papo sobre arte e militância. O evento ocorreu na última terça-feira, 10, no auditório do sindicato, que lotou de pessoas interessadas em ouvir as experiências do artista.
A Sedufsm, no dia 6 de dezembro, propôs um espaço de reflexão sobre o movimento do Passe Livre e as manifestações que ocorreram no mês de junho em todo o país. O evento trouxe Pablo Ortellado, professor de Filosofia da USP e autor do livro ‘20 centavos: a luta contra o aumento’, e Lorena Castillo, militante da Federação Anarquista Gaúcha (FAG) e do Bloco de Lutas de Porto Alegre. A atividade teve mediação do professor de História da Ufsm, Carlos Armani.
Idealizadores de uma ‘Sociedade Alternativa’ de Santa Maria ou simplesmente fãs do roqueiro baiano Raul Seixas lotaram a praça Saldanha Marinho no início da noite de terça, 3 de dezembro. Pensando em proporcionar um momento de aproximação entre a comunidade santa-mariense e o sindicato, a Sedufsm, finalizando a programação de 24 anos, em parceira com o músico e produtor Janu Uberti, trouxe para o espaço público o show ‘Toca Raul’. Além do tributo à Seixas, o público pode conferir a apresentação de Sandro e Josias, uma dupla indígena Kaingang que lançou, com o apoio do Sindicato, o primeiro CD.
A última semana do mês de novembro foi intensa na tentativa de impedir a entrada da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). No dia 27, ocorreu uma Marcha pelo campus da UFSM, que culminou na entrega dos abaixo-assinados, com mais de 1.300 assinaturas, rejeitando a instalação da empresa como gestora do Husm. Já na sexta, 29, as entidades que compõem a Frente contra a Ebserh protestaram junto à sala do Conselho Universitário (Consu).
A Sedufsm promoveu, entre os dias 22 e 23 de novembro, o Seminário ‘Mídia e Democracia'. A atividade debateu a relação entre jornalismo, mídia e democracia, com ênfase na necessidade da democratização dos meios de comunicação para diversas esferas da vida social. Para conduzir o seminário, foram convidados os jornalistas Carlos Wagner (repórter especial do jornal Zero Hora), Nathália Drey Costa (Revista “O Viés”), Pedro Pomar (assessoria de imprensa da Adusp) e Luiz Roese (A Razão/Portal Terra).
No dia 21 de novembro, o auditório da Seção Sindical dos Docentes da UFSM foi palco da 4ª edição do projeto ‘Vivências na Sedufsm’, que desta vez proporcionou aos convidados um final de tarde dançante, com diversos estilos musicais. Esta edição encerrou as atividades do projeto em 2013, e teve como convidada especial a acadêmica do Curso de Dança da UFSM, Amanda Silveira, responsável por conduzir a aula de ritmos.
Na última quinta, 7, ocorreu, na sede da Sedufsm, um coquetel em homenagem aos 24 anos da seção sindical. Diversas entidades e movimentos sociais prestigiaram o evento, numa demonstração de que estão sendo construídas importantes alianças para além do movimento docente. Ao todo, mais de cem pessoas participaram do evento.
Entre os dias 25 e 27 de outubro, o Sindicato Nacional promoveu um encontro para debater os desafios político e organizativos da entidade. Na oportunidade estiveram presentes docentes, diretores nacionais e membros das Seções Sindicais - A Sedufsm foi representada pelo seu presidente Rondon de Castro e pelo vice-presidente, Julio Quevedo. Nos três dias de discussões além de aprovarem moções, os docentes refletiram sobre a luta da categoria e projetaram os caminhos da educação para o próximo ano.
No último dia 27/09 ocorreu a 2ª edição do ‘Revivências’, iniciativa do projeto ‘Transformar o Hoje’, com apoio de diversas entidades. A proposta do evento é reunir técnico-administrativos e docentes já aposentados ou próximos de se aposentar da Ufsm, num dia de integração que envolve debates e atividades culturais e lúdicas. O tema desta edição foi aposentadoria sustentável. A Sedufsm, apoiadora do projeto, esteve presente e fez uma mostra de vídeos e fotos do ‘Vivências’, iniciativa do sindicato que traz proposta semelhante ao ‘Revivências'.
Para apresentar oficialmente a revista em quadrinhos "As Aventuras do Indiozinho Bretã", na tarde do dia 26 de setembro, na aldeia Kaingang Três Soitas, a Sedufsm promoveu atividades de integração entre as crianças indígenas e as crianças da escola Ipê Amarelo. Participaram do lançamento da obra,lideranças indígenas e dos movimentos sociais, professores, diretores da Sedufsm e demais envolvidos na produção da revista.
Marcando a 59ª edição do projeto Cultura na Sedufsm e o cinquentenário da morte de Fernando Ferrari, o evento ‘Fernando Ferrari e o legado político para a atualidade’ ocorreu na segunda-feira, 23, na Câmara de Vereadores de Santa Maria. Para falar sobre o tema estiveram presentes o professor da Faculdade de Economia da UFRGS – Fernando Ferrari Filho-, a professora da rede estadual de educação e mestranda da UFRGS, Maura Bombardelli, e o professor do departamento de História da Ufsm, Ricardo Oliveira da Silva.
Em parceria com a Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm), a Sedufsm promoveu a reinauguração da exposição artística coletiva ‘Educação pela arte - o legado docente para a cultura’, que teve seu início no dia 22 de agosto, durante o projeto ‘Vivências’. Com 22 obras de professores da UFSM, o evento começou dia 17 e se estenderá até 27 de setembro, na sede da Apusm.
Confira como foi o dia de manifestações em Santa Maria. Entre as pautas unificadas pelas Centrais Sindicais, na cidade, destaque para a mobilização dos professores em defesa do pagamento do piso salarial do magistério.
A terceira edição do projeto 'Vivências na Sedufsm' aconteceu dia 22 de agosto e abordou o tema “Educação pela arte, o legado docente para a cultura”. A exposição contou com 22 obras que resgataram o talento de professores da UFSM, tanto aposentados como aqueles que já faleceram, mas que deixaram importantes contribuições à cultura da cidade.
O Conselho do Andes-SN (Conad) proporcionou aos docentes momentos de integração com a cultura do Rio Grande do Sul, especialmente interação com a comunidade santa-mariense. Durante os quatro dias, concomitante ao evento, foi oferecido aos professores um show musical com intérpretes locais, um jantar típico em um CTG e exposição de maquetes de prédios históricos da cidade.
De 18 a 21 de julho, Santa Maria sediou o 58º Conselho do ANDES-Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Conad). O evento ocorreu no Itaimbé Palace Hotel e reuniu cerca de 200 professores da educação superior brasileira. O tema escolhido para esta edição do Conselho foi “ANDES-SN: Sindicato de luta, ampliando a organização da categoria e a unidade classista dos trabalhadores”.
Trabalhadores de Santa Maria, representados por diversos sindicatos, protagonizaram a data de luta na cidade. A Praça Saldanha Marinho foi o cenário das manifestações, que inciou às 9h da manhã e se estendeu até o final do dia, com uma grande caminhada, denominada "Marcha do Trabalhador".
De 25 de junho a 1º de julho a Câmara de Vereadores foi ocupada por manifestantes que exigiam, principalmente, justiça às vítimas da tragédia da boate Kiss. Liderado pelo DCE da UFSM, coletivos estudantis, sindicatos, Movimento do Luto à Luta e Associação de Familiares de Vítimas e de Sobreviventes da Tragédia - o protesto no Legislativo foi nomeado como "Movimento por Justiça".
Na quarta-feira, 26 de junho, a Sedufsm sediou um debate sobre a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Com a plateia lotada, especialistas da área concluíram que reduzir a maioridade penal não soluciona o problema da violência. Investimento em educação foi pontuado como forma de prevenção.
Nos dias 20 e 22 de junho milhares de santa-marienses tomaram as ruas da cidade para protestar. As principais reivindicações estão atreladas a mobilidade urbana (transporte público) e a tragédia da Boate Kiss. Os manifestantes pediam justiça as 242 vítimas e a redução do valor da passagem do transporte público, bem como melhorias do mesmo. Reforma política, investimento em educação e saúde também foram questões exigidas nas marchas.
No dia 20 de junho, o auditório do Sindicato foi palco de um sarau musical. Entre uma canção e outra, professores e demais convidados animaram o "Vivências". Nesta edição, o convidado especial foi o professor José Francisco Dias (Juca). Com ideia de continuar fomentando a cultura em forma de confraternização, em agosto, haverá a próxima edição.
A Câmara dos Vereadores lotou na segunda-feira, 13 de maio. A Sedufsm promoveu um encontro com o jornalista Mário Magalhães e a professora Ana Maria Ramos Estevão para debater com o público a temática: “Marighella, o homem por trás das letras”.
No dia 09 de maio, a sede do Sindicato foi palco de um projeto que fomenta a cultura e resgata experiências docentes. A inauguração contou com a apresentação musical do Grupo Câmara. A Sedufsm organizará novas edições para os próximos meses.
No último dia 22, a Sedufsm promoveu, em homenagem ao Dia do Livro e ao Dia da Literatura Infantil, a peça de teatro 'As aventuras de Emilia e Dom Quixote'. O objetivo era celebrar as obras de Monteiro Lobato e Miguel de Cervantes.
No dia 21 de março, a Sedufsm promoveu o show 'Gracias a La Vida', em homenagem ao dia internacional da mulher. O evento contou com interpretações de músicas de Mercedes Sosa, Violeta Parra e Joan Baez.
No dia 27 de fevereiro completou-se um mês da tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria. Panfletagem, debate e uma caminhada marcaram a data.
Em homenagem aos 116 estudantes da instituição que faleceram no incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, a UFSM realizou um culto ecumênico na segunda, 4. Já na madrugada do dia 3 foi realizada uma vigília no local da tragédia.
No dia 3 de dezembro de 2012, a 53ª edição do projeto Cultura na Sedufsm teve como tema a “Guerra no Oriente Médio: quais as alternativas à paz?”. O evento teve como convidados a jornalista Baby Siqueira Abrão, correspondente do jornal “Brasil de Fato” na região do Oriente Média e Ehab Lotayef, ativista canadense, integrante da Frota da Liberdade.
No último dia 30, cerca de 200 servidores aposentados ou em vias de se aposentar compareceram ao I Revivência, que ocorreu no parque de eventos da UFSM.
No último dia 29, a Sedufsm promoveu,em comemoração ao aniversário de 23 anos do sindicato, show em homenagem à intérprete Clara Nunes. Evento também marcou o Mês da Consciência Negra.
Na última quarta-feira, 7, a Sedufsm comemorou 23 anos de história com um coquetel oferecido aos docentes na sede do sindicato.
Na noite da última sexta-feira, 19, a Sedufsm organizou o tradicional Jantar Baile em homenagem ao Dia do Professor. O evento ocorreu no Estação Olympia e reuniu aproximadamente 350 pessoas.
Encontro promovido pela SEDUFSM, Sinprosm e Cpers aconteceu nesta quarta, 26, à tarde, no Clube Caixeiral.
Na terça, 4 de setembro, os docentes da UFSM reuniram-se em assembleia e indicaram por saída unificada da greve no dia 17 de setembro.
No último dia 22, diversas categorias do funcionalismo público federal realizaram caminhada em Santa Maria.
No último dia 15, docentes e estudantes dos campi de Palmeira das Missões e Santa Maria realizaram bloqueio da BR 158, no trevo de acesso a Palmeira das Missões.
No dia 8 de agosto, docentes e técnico-administrativos em educação da UFSM e do Instituto Federal Farroupilha, realizaram ato unificado na Rst 287.
No dia 18 de julho, estudantes, TAEs e professor de Santa Maria participaram de marcha em Brasília
Na segunda, 9 de julho, docentes, técnico-administrativos em educação (TAEs) e estudantes interceptaram a rótula da UFSM, a fim de pressionar governo a negociar com categorias em greve.
No último dia 6, diversas entidades e movimentos sociais foram às ruas denunciar a precarização do ensino
O docente aposentado, chargista, cartunista e ilustrador Reinaldo Pedroso lançou seu livro “40 anos de humor & outros delitos”, no último dia 19, na sede da SEDUFSM.
No último dia 18, docentes, técnico-administrativos e estudantes realizaram café da manhã, debate sobre 'Estatuinte e a Universidade Que Queremos', almoço e conversa com reitor à tarde
Vigília dos professores na praça Saldanha Marinho, em 12 de junho, e Ato Unificado em Defesa da Educação, no campus, em 14 de junho.
A diretoria e conselheiros da SEDUFSM para o biênio 2012-2014 tomaram posse no dia 5 de junho.
Na manhã desta terça-feira, 29, as três categorias realizaram panfletagem de apoio à greve, no arco da Universidade. Ainda pela manhã, aconteceu o Café com a Imprensa e reunião com os professores do Centro de Educação da UFSM.
Em 28 de maio, uma segunda-feira, a UFSM aderiu à greve das Universidades Federais. Confira aqui algumas fotos do primeiro dia de paralisação.
A SEDUFSM participou da VIII Semana de Enfermagem, que teve uma caminhada pela regulamentação das 30h semanais da profissão.
A coletânea, lançada em outubro de 2011, foi autografada durante a noite do último dia 11, na Feira do Livro de Santa Maria.
Algumas imagens do processo eleitoral que ocorreu durante os dias 8 e 9 e elegeu as novas diretorias da SEDUFSM e do ANDES-SN.
Projeto Cultura na SEDUFSM trouxe o líder seringueiro Osmarino Amâncio, no dia 23 de abril, para falar sobre "Reforma Agrária e Meio Ambiente"
Em referência ao Dia do Índio, a SEDUFSM levou 11 membros da comunidade kaingang ao cinema para assistir o filme 'Xingu'.
No Dia Nacional do Livro Infantil, a SEDUFSM, em parceria com o Ipê Amarelo, realizou tarde de integração entre crianças indígenas e não-indígenas.
Dartanham Baldez Figueiredo é professor aposentado da UFSM e tem na fotografia um hobby especial. Selecionamos aqui algumas fotos do professor.
Projeto Cultura na SEDUFSM debateu os 30 anos da Guerra das Malvinas e trouxe o professor da USP, Osvaldo Coggiola, e o militante argentino, Jorge Altamira.
No dia Internacional da Poesia, 21 de março, a SEDUFSM promoveu um sarau literário na sede do sindicato.
Docentes e técnico-administrativos realizaram panfletagem no arco de entrada do campus da UFSM, no dia 15 de março.
Atos do Cpers- Sindicato e Sinprosm em defesa do pagamento do piso salarial, dia 14 de março, em Santa Maria.
50ª edição do Cultura na SEDUFSM, no dia 8 de março, homenageou as mulheres através da música de Elis Regina
Algumas fotos gerais das discussões que ocorreram durante o 31º Congresso do ANDES-SN
Algumas imagens das primeiras discussões que ocorrem em Manaus (AM), no 31º Congresso do ANDES-SN
Evento aconteceu na noite da última sexta (16), na sede da SEDUFSM, contou com a presença de professores e autoridades.
Cantor faz show em comemoração aos 22 anos da SEDUFSM, na praça Saldanha Marinho, dia 30/11/2011.
Debate realizado no dia 21/11/2011 no auditório da SEDUFSM.
Atividade de aniversário da SEDUFSM na Praça Saldanha Marinho.
Comemoração dos aniversário do sindicato, realizada na sede da SEDUFSM.
Cultura na SEDUFSM do dia 27/10/2011, que debateu o documentário Inside Job e a crise econômica mundial.
Evento aconteceu sábado, 15 de outubro, no Espaço Esmeralda e teve a presença de 300 pessoas.
Evento aconteceu nesta quinta, 6 de outubro, às 19h, no auditório da entidade
5 de outubro de 2011, ato na Reitoria e em frente ao HUSM.
Estudantes ocupam reitoria por melhor assistência estudantil e infra-estrutura.
Palestra com o professor Osvaldo Coggiola, da USP.
Ato organizado por SEDUFSM e ASSUFSM
"O papel da imprensa nas guerras do Oriente Médio"
Seminário realizado nos dias 19 e 20 de agosto, na SEDUFSM.
Cerca de 300 pessoas participaram nesta segunda, em Santa Maria, de uma marcha contra a violência. (Fotos: Rondon de Castro)
Diretoria da SEDUFSM e grupo de artes cênicas distribuíram panfletos nesta terça, 2, nos centros de ensino da UFSM
O Conselho Nacional do ANDES-SN se reuniu de 14 a 17 de julho de 2011, em Maringá (PR)
SEDUFSM e outras entidades ajudaram a promover na terça, 12 de julho, o Dia da Visibilidade Indígena.
A 47ª edição do evento aconteceu nesta segunda, 20, às 19h, no auditório da Antiga Reitoria da UFSM
A SEDUFSM, juntamente com políticos e outros sindicatos, comemorou a queda da MP 520 com balões e rojões no dia 2 de junho de 2011.
Estudantes realizaram ato em frente à Prefeitura contra mais um aumento na tarifa do transporte público.
SEDUFSM apresenta Plano de Carreira Docente do ANDES em Palmeira das Missões e Frederico Westphalen.
Evento aconteceu na segunda, 9 de maio, no auditório do Centro de Ciências Rurais da UFSM
A SEDUFSM entregou o Plano de Carreira Docente do ANDES-SN ao vice-reitor da UFSM, Dalvan Reinert.
SEDUFSM e ASSUFSM se mobilizam em defesa do servidorismo público e da saúde pública no dia 04/05/2011.
Evento, que teve a participação do vice-presidente do ANDES, Luiz Henrique Schuch, aconteceu no dia 15 de abril
Manifestação reunindo 26 entidades de servidores aconteceu no último dia 13 de abril
Atividade em Porto Alegre, com a presença de Marina Barbosa Pinto.
Atividade promovida dia 7 de abril, na praça Saldanha Marinho, teve por objetivo criticar a MP 520 e defender a saúde pública.
Debate realizado no Auditório do CCSH no dia 29 de março.
Audiência que discutiu a Medida Provisória 520 em Porto Alegre no dia 24/03.
Audiência realizada na Câmara Municipal de Santa Maria, no dia 18/03.
Panfletagens e outras atividades para convidar a população à audiência pública sobre a MP 520.
Congresso realizado em Uberlândia no mês de fevereiro de 2011.
Espaço da Câmara de Vereadores de Santa Maria foi utilizado para protestar contra a MP 520. Depois, vereadores aprovaram pedido da revogação da medida.
Ato realizado no dia 3/2, na Praça Saldanha Marinho.
No último dia 22 de dezembro, a SEDUFSM participou de um debate com representantes de diversas tribos indígenas sobre as cotas na UFSM.
A publicação foi lançada durante um coquetel no auditório da SEDUFSM, na noite do dia 20 de dezembro, com a presença de pelo menos 50 pessoas
No dia 14/12, representantes da SEDUFSM, ASSUFSM e DCE visitaram os campi do CESNORS em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.
Evento realizado de 3 a 5 de dezembro, na SEDUFSM, e que teve por objetivo ouvir relatos da mobilização dos professores nas diversas instituições e, apontar propostas conjuntas.
Atividade foi a 44ª edição do projeto do sindicato e aconteceu no dia 22 de novembro, na Câmara de Vereadores.
Atividade que contou com a presença do reitor, atual diretoria e ex-diretores da entidade, aconteceu nesta segunda, 8 de novembro
Evento aconteceu no sábado, 23, no salão adulto Vira Cambota, anexo ao prédio da Fadisma
Evento aconteceu na terça, 5 de outubro, no auditório da SEDUFSM e reuniu jornalistas e professora do curso de jornalismo da UFSM
Ocorreu na quinta, 16 de setembro, no Auditório da SEDUFSM. Teve a participação da ASSUFSM, DCE e Regional RS do ANDES-SN
Evento, que teve debate logo após a exibição, ocorreu na quarta, 16 de junho, no Auditório da SEDUFSM
Assembleia extraordinária e solenidade aconteceu no dia 7 de junho, no Auditório da SEDUFSM
Ocorreu no Hotel Saint Paul, em Brasília, entre os dias 21 e 23 de maio
O resultado final das eleições à SEDUFSM saiu na madrugada de quinta, 13 de maio
A votação das eleições ocorreu nos dias 11 e 12 de maio
Os debates ocorreram na Rádio Universidade, dia 7 de maio e, no Anfiteatro H, dia 10 de maio
Atividade aconteceu no dia 27 de abril, no Auditório Pércio Reis
Atividade reuniu diretores e jornalistas vinculados às seções sindicais das regionais sul e pantanal do ANDES-SN
Atividade convocada por sindicatos e DCE ocorreu na noite de quarta, 7 de abril, no auditório da SEDUFSM
Evento discutiu nos grupos de trabalho e nas plenárias temas como "cotas" e, ainda, teve a inscrição de duas chapas para a diretoria do Sindicato
Evento do Sindiato Nacional dos Docentes acontece de 26 a 31 de janeiro
Abertura da atividade abordou a tragédia no Haiti, teve o lançamento da revista Universidade & Sociedade e apresentações artísticas
Última edição de 2009 aconteceu no dia 14 de dezembro
Atividade festiva aconteceu na segunda, 30 de novembro
Apresentação na quinta, 26 de novembro, homenageou os 20 anos da SEDUFSM
Solenidade transcorreu no início da noite de quinta, 5 de novembro
Evento teve debates e reuniões em grupos no sábado, 24, e no domingo, 25
Evento iniciou na sexta, 23 de outubro, em Santa Maria
Evento aconteceu no dia 16 de outubro, no Park Hotel Morotin
Atividade aconteceu na segunda, dia 5 de outubro
Direção da SEDUFSM visitou docentes da instituição no último dia 2 de outubro
Evento aconteceu no dia 14 de setembro, no Auditório da SEDUFSM
O CONAD de Curitiba teve grupos de trabalho fazendo discussões e votações polêmicas
Evento iniciou nesta quinta, 16, e prossegue até 19 de julho
Atividade,que contou com encenação teatral, aconteceu no dia 13 de julho
Evento aconteceu no campus da UFSM e Auditório da SEDUFSM, dias 9 e 10 de julho
Evento aconteceu dias 10 e 11 de junho em Rio Grande (RS)
Evento promovido pela SEDUFSM aconteceu no Clube Comercial, dia 2 de junho
Evento ocorreu no dia 11 de maio, no auditório do sindicato
Terceira edição da obra foi autografada na praça, dia 6 de maio
Evento aconteceu no auditório da SEDUFSM, nesta terça, 17, às 19h
Manifestação ocorreu no dia 12 de fevereiro, em Pelotas (RS)
Evento reuniu aproximadamente 300 docentes de todo o país, de 10 a 15 de fevereiro de 2009
Na noite desta quarta, 10, o projeto Cultura na SEDUFSM exibiu o documentário 'Cartola, música para os olhos'. A sessão de cinema foi a última edição de 2008 do Cultura na SEDUFSM que já está na 35ª edição.
Na noite desta quinta, 27, foi lançada a terceira edição do livro “Reflexões docentes”. A solenidade encerrou as programações alusivas aos 19 anos da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (SEDUFSM) comemorados no mês de novembro.
“A universidade crítica está morrendo?”. Este foi o tema que suscitou discussão durante a palestra que aconteceu na terça, 18, pela manhã, no Auditório Gulerpe.
Entre 500 e 600 pessoas prestigiaram a apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Maria no ginásio Guarani Atlântico, no bairro Salgado Filho, sábado, 8 de novembro. Antes do concerto teve apresentações artístico-culturais de escolas de ensino fundamental da região.
A SEDUFSM promoveu jantar dançante com trilha sonora dos anos 70 e 80. A confraternização aconteceu dia 17, na AABB.
A obra do escritor santa-mariense, Felippe D’Oliveira, foi tema do sarau literário promovido pelo Cultura na SEDUFSM, na segunda, 13. O sarau intercalou palestra, declamação e teatro.
Sindicato continua a representar setor das faculdades particulares. A decisão foi votada durante o III Congresso Extraordinário, realizado em Brasília nos dias 19, 20 e 21 de setembro.
A abertura do III Congresso Extraordinário do ANDES - SN, foi na sexta, 19, no auditório Parlamundi, em Brasília. O tom foi de reconhecimento à história e à legitimidade do ANDES.
A assembléia dos professores da UFSM, convocada pela seção sindical (SEDUFSM), iniciada na manhã de sexta, 12, no Auditório Sérgio Pires, foi prorrogada para o final da tarde, a partir das 17h, no Auditório da SEDUFSM.
Durante debate sobre "Educação" os candidatos a prefeito foram unânimes em prestar seu apoio à Sedufsm e ao ANDES. O debate ocorreu na quarta, 10, no Clube Caixeiral.
A 33ª edição do Cultura na SEDUFSM fez um resgate da vida e obra do poeta modernista Raul Bopp. A apresentação da Cia Mínima de Teatro seguida de palestra aconteceu na segunda, 08, no auditório da Seção sindical.
Docentes contrários à criação de uma nova entidade sindical reafirmaram a legitimidade do ANDES-SN. Eles foram impedidos de entrar na assembléia convocada pela CUT/Proifes realizada no sábado (6/9), na sede da CUT, em São Paulo.
A 32ª edição do Cultura na Sedufsm teve como proposta “Reforma Agrária. Quais as alternativas?”. O debate foi na segunda, 14 de julho, no auditório da Seção Sindical.
Cristina Rosa, professora da UFPEL, produz um livro sobre obra do escritor de Bagé, Pedro Wayne.
Um encontro na quinta-feira, 10 de julho, para tratar da Medida Provisória 431/08 reuniu professores de Nível Médio no Colégio Politécnico da UFSM.
Na quarta-feira, 18 de junho, foi inaugurada no curso de História da UFSM, a Sala Joél Abílio Pinto dos Santos. O local fica no prédio do Centro de Ciências Sociais e Humanas do campus
Ocorreu na quarta, 18 de junho, a primeira assembléia da nova diretoria da SEDUFSM, no Auditório Sérgio Pires, campus da UFSM.
No dia 09 de junho, o Cultura na SEDUFSM exibiu, pela noite, o documentário 'Estamira' do diretor Marcos Prado, que mostra a vida de uma catadora e seus pensamentos. Após a sessão houve debate mediado pelo professor e secretário-geral da SEDUFSM, Rondon de Castro.
Aconteceu no dia 4 de junho, no auditório do sindicato, a posse de Sergio Prieb, novo presidente da SEDUFSM e dos novos diretores e representantes.
Na sexta-feira, houve a segunda conferência, sobre o tema "Educação, inclusão e cultura emancipatória". No sábado, ao início da tarde, houve a Marcha Cultural que marcou o encerramento do Fórum Mundial de Educação.
Na tarde de sexta-feira, 30 de maio, estudantes da UFSM e UFRGS ocuparam o prédio da FUNDAE para protestar contra o envolvimento da fundação no escândalo do Detran/RS. À noite, houve um debate sobre as fundações de apoio no Acampamento da Juventude do FME.
No dia 30 de maio, quinta-feira, ocorreu a primeira grande conferência. A temática central foi "Educação e Economia Solidária".
A abertura do evento contou com apresentações musicais, teatrais e circenses, autoridades locais e federal, além das milhares pessoas presentes.
No dia 27 de maio de 2008, a Rádio Universidade comemora 40 anos. Hoje a Rádio opera na freqüência 800 AM, e é a emissora oficial da Universidade Federal de Santa Maria.
Na manhã do dia 16 de maio de 2008, os professores João Quartim de Moraes e Antonio Carlos Mazzeo expuseram seus pontos de vista sobre o Maio de 68
Chapa 02, Unidade Docente, venceu
A SEDUFSM realizou na noite de segunda-feira, 28 de abril, na UFSM, a abertura da exposição intitulada: “Direito à Memória e à Verdade – A Ditadura no Brasil: 1964 a 1985”
A assembléia ocorreu segunda-feira, 28 de abril de 2008, no auditório Pércio Reis, no Centro de Tecnologia da UFSM.
Aconteceu, nos dias 18 a 20 de abril, em Porto Alegre, o IV Encontro de Grupos e Trabalho da Regional-RS do ANDES-SN. O tema central foi “Universidade, Trabalho Docente e Direitos Sociais”.
Debate ocorreu na segunda-feira, 14 de abril de 2008.
Evento foi na segunda, 10 de março
Fórum 2008 ocorre em maio, como parte das comemorações pelos 150 anos da cidade
Houve momentos de debate, mas também de descontração
Evento aprovou, entre outras coisas, extinção das fundações de apoio
Encontro iniciou dia 14 e prossegue até o dia 20 de janeiro, na capital de Goiás
Cultura na SEDUFSM apresentou documentário sobre o movimento punk no Brasil, no dia 17 de dezembro
Seminário aconteceu na sexta, dia 30 de novembro, no campus
Seminário encerrou as comemorações dos 18 anos da SEDUFSM
Tema foi discutido em dois painéis no mês de novembro
Atividade comemorou aniversário da SEDUFSM no dia 26 de novembro
Atividade fez parte da programação de aniversário da SEDUFSM
Mostra da obra de Reinaldo Pedroso abre as atividades de comemoração dos 18 anos da SEDUFSM
Confraternização aconteceu no dia 19, no SEST/ SENAT
Debate aconteceu dia 8 de outubro, no auditório da SEDUFSM
Encontro aconteceu dia 3 de outubro, no anfiteatro Gulerpe
Reedição do Cultura na SEDUFSM ocorreu no dia 1º de outubro, no CT de Alegrete
Confraternização foi no auditório da SEDUFSM, na quarta, dia 26
Seminário ocorreu na tarde do dia 17 de setembro, no Audimax da UFSM
Espetáculo foi encenado na última segunda, 13, no auditório da SEDUFSM
Equipe da SEDUFSM encerra as reuniões com professores das extensões da UFSM, na última quinta, 2
Exibição de documentário sobre o golpe contra Chávez e o papel da mídia venezuelana
Equipe da SEDUFSM vai até os campi no intuito de agregar os docentes e esclarecer dúvidas sobre direitos e deveres
Agasalhos e caixas de leite foram coletados na campanha organizada pela SEDUFSM
O debate aconteceu dia 6 de junho, no auditório Sérgio Pires, no Campus da UFSM
Encontro reuniu, durante a sexta e sábado, 1º e 02 de junho, cerca de 160 pessoas, entre estudantes e professores de diversas áreas
Além do seminário, houve a ocupação de estudantes no hall de entrada do Prédio da Reitoria
O protesto aconteceu dia 23 de maio, nas ruas do centro de Santa Maria
No dia 11 de maio, autores autografaram o livro, na praça Saldanha Marinho
Painel aconteceu dia 2 de maio, no auditório do sindicato
A professora Lighia Matsushigue, do GTPE, esteve na UFSM no dia 25 de abril
Cerca de 40 pessoas prestigiaram a sessão de cinema na noite da última quarta, 7
Evento discutiu as principais políticas do Sindicato para 2007
Encontro reuniu cerca de 20 professores no auditório Sérgio Pires, na última quarta
O debate que aconteceu no auditório do sindicato teve a participação de cerca de 35 pessoas
O encontro foi na última sexta-feira, 26, no auditório do sindicato
Dia 17 de janeiro, no Cultura na SEDUFSM foi exibido o documentário santa-mariense 'Versões', que serviu de ponto de partida para a discussão dos olhares sobre o FSM
Música clássica, gaúcha e latino-americana em debate na segunda etapa da última edição de 2006
Palestrantes falaram da música como manifestação artística, representação e expressão da sociedade.
Apresentação aconteceu nesta quinta, 30, e encerrou as atividades em comemoração aos 17 anos da Seção Sindical
Lançamento aconteceu na terça, 28 de novembro, e faz parte das atividades em comemoração aos 17 anos do sindicato docente
Evento ocorreu nos dias 24 e 25 de novembro, no campus Carreiros da FURG, em Rio Grande
Durante três dias palestrantes fizeram um balanço das eleições e traçaram perspectivas para o novo governo
Palestras aconteceram na quarta, 22 de novembro
Debates iniciaram nesta terça, 21 de novembro
Palestra deu início as atividades de aniversário da Seção Sindical
Comemoração aconteceu no dia 20 de outubro, sexta-feira
Evento aconteceu na segunda, 16 de outubro
Fernando Haddad esteve em Santa Maria na segunda, 16 de outubro
Professores receberam na terça, 26, o certificado do curso
Evento aconteceu na SEDUFSM na segunda, 11 de setembro
Homenagem ao santa-mariense aconteceu na segunda-feira, 14 de agosto
Evento aconteceu na segunda, 10 de julho, no auditório do Sindicato
Ato solene aconteceu na segunda, 12 de junho, e empossou também o Conselho de Representantes
Evento foi promovido pelo departamento de História da UFSM, Seção Sindical dos Docentes (SEDUFSM) e Associação dos Pesquisadores em História (ANPUH-RS)
Pauta SindiCAL encerrou na quinta-feira, 8, com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Maria
Segundo dia do evento teve música, poesia e teatro
Evento realizado em parceria entre a SEDUFSM e o Centro de Artes e Letras (CAL), teve três dias de atividades no campus
Pleito do ANDES-SN aconteceu nos dias 16 e 17 de maio, já na SEDUFSM a eleição foi realizada em 24 e 25 de maio.
Em três dias, equipe da SEDUFSM e Cia Mínima de Teatro visitaram nove prédios da UFSM em busca de novos associados
Debate aconteceu no dia 10 de abril no auditório da SEDUFSM
Evento ocorreu no dia 30 de março, na boate do DCE
Projeto foi retomado em março e já realizou duas edições, no CTISM e no CCR
Sessão de cinema, nesta segunda,13 de março, exibiu o filme Norma Rae
Evento ocorreu de 5 a 10 de março de 2006
Encontro servirá de base para discutir a precarização do trabalho docente em seminário que acontece em Brasília, no dia 11 de fevereiro
Professores participaram de reuniões para debater a condição desse segmento na UFSM e levar propostas ao reitor Clovis Lima
Cerimônia de posse aconteceu na segunda-feira, 26 de dezembro, no Salão Imembuí no prédio da reitoria
Em assembléia na quinta, 15, professores reafirmaram o fim da greve e propuseram um calendário para reposição das aulas
Evento, no dia 13 de dezembro, encerrou as atividades em comemoração aos 16 anos da SEDUFSM
Em assembléia na tarde de segunda-feira, 12 de dezembro, professores rejeitaram a proposta salarial do governo, mas aprovaram o final da greve
Escritores revisitaram a obra do autor em atividade que aconteceu no dia 5 de dezembro
Reunidos no dia 1º dezembro, no Audimax, auditório do Centro de Educação, professores decidem manter a greve
Peça de teatro no dia 29 de novembro foi mais uma atividade do mês de aniversário da SEDUFSM
Palestra e coquetel confraternizaram docentes no mês de aniversário da Seção Sindical
Na quarta, 23 de novembro, professores entregaram panfletos na entrada da universidade para convocar os colegas para a assembléia do mesmo dia
Reunião-almoço ocorreu no dia 22 de novembro no restaurante Redondo e tratou de questões jurídicas
Durante dois dias de atividades, docentes e sindicalistas discutiram comunicação e política e a história do movimento sindical
Atividade ocorreu no dia 17 de novembro no prédio do CCS
Tema foi escolhido por novembro ser considerado o mês da "Consciência Negra"
Em assembléia nesta segunda-feira, 7 de novembro, docentes rejeitaram proposta do governo e pretendem ampliar a pressão
Na terceira edição das reuniões-almoço, realizada no dia 25 de outubro, professores discutiram a carreira docente
Evento que encerrou no dia 27 de outubro teve encaminhantos importantes, como o Encontro Nacional dos Aposentados em fevereiro, junto ao Congresso Nacional do ANDES SN
A praça Saldanha Marinho foi palco para o protesto dos servidores públicos, na quarta, 27 de outubro
Primeiro dia do Encontro reuniu 60 docentes de diferentes entidades do Estado para discutir as reformas universitária e da previdência
Autoridades prestigiaram ato que busca a valorização das universidades federais
Evento ocorreu no sábado, 15 de outubro, na AABB
Dias cinco e seis de outubro tematizaram as "origens do movimento universitário santa-mariense" e os "sindicatos na universidade pública"
"Alternativas de educação" e a "universidade interagindo com a comunidade" pautaram as discussões nos dias três e quatro de outubro
Encontro com o senador do PDT foi no dia 2 de outubro, em Santa Maria
Seminário promovido pelo ANDES-RS foi em Porto Alegre (30.09 e 01.10) e reuniu professores da SEDUFSM, ADUFPEL, APROFURG e ADUFRGS
As reuniões-almoço são feitas por centro de ensino e buscam aproximar os docentes do sindicato.
Evento aconteceu no dia 12 de setembro, no auditório da Sedufsm (Fotos: Renato Seerig)
Professores aprovaram greve em 01.09.2005 (Fotos: Ana Paula Nogueira)
Indicativo de greve aprovado em 10 de agosto
Debate foi "A conjuntura nacional e as saídas para a crise política" (Fotos: Renato Seerig)
Continuidade à tarde da "visão dos ex-dirigentes"
Dia 13 de junho, com "a visão dos ex-dirigentes"
Clóvis Lima venceu chapa de Elaine e de Burmann (fotos de Ana Paula Nogueira)
Participação foi intensa na cidade e no campus (fotos de Ana Paula Nogueira)
Almoço para lançar projeto ocorreu dia 25 de maio no Restaurante Augusto
Debate sobre o Meio Ambiente
Professores protestam contra reajuste de 0,1%
Deflagrada na manhã de segunda, 2 de maio, na entrada do campus da UFSM
Evento que ocorreu no campus da UFSM, em 30 de setembro de 2004
Encontro discutiu a ´Lei Orgânica da Educação Profissional e Tecnológica´
Ocorrido em janeiro de 2005, em Porto Alegre
Ocorrido em novembro de 2004, alusivo aos 15 anos da SEDUFSM
Realizado em Curitiba - PR