Painel “Crises Climáticas e Justiça Social: o Papel do Sindicalismo” com Sindibancários Santa Maria SVG: calendario Publicada em 29/05/2025

A fria noite da quinta-feira, 29 de maio, não foi párea para o calor das reflexões e do clima de acolhimento no auditório da Cooperativa de Estudantes (Cesma), no centro de Santa Maria. Ali, ocorreu o painel “Crises Climáticas e Justiça Social: o Papel do Sindicalismo”, uma entre as atividades que celebram os 90 anos do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região e para o qual a Sedufsm foi convidada a integrar. O evento reuniu sindicalistas e ativistas para debater o impacto das crises ambientais sobre a vida social e o papel estratégico dos movimentos sindicais na construção de alternativas sustentáveis e socialmente justas.

Com o tema central “Ações contra a precarização da vida e a mercantilização do planeta”, o painel teve a participação da professora  Liane Weber, vice-presidenta da Sedufsm, engenheira florestal e docente no Departamento de Engenharia Rural da UFSM, e de Marcos Todt, pesquisador, ativista socioambiental e bancário da Caixa, doutor em Ciências Sociais.