82ª edição do Cultura na Sedufsm: "fé, milícia e política" Publicada em 23/11/2023
Como entender a criminalidade no Brasil e seus diversos meandros, que se estendem a facções, milícias, e hoje ganham novos contornos, associando-se à política e à religião?
O jornalista, cientista político e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade Estadual de São Paulo (USP), Bruno Paes Manso, respondeu um pouco em sua palestra que fez parte da 82ª edição do Cultura na Sedufsm, com o título de “Fé, milícia e política”. O evento ocorreu no dia 23 de novembro, no Auditório Sérgio Pires, no campus sede da UFSM, e teve a mesa de trabalhos coordenada pela diretora de Comunicação da Sedufsm, Neila Baldi.
Paes Manso é um estudioso da violência no Brasil, e suas causas, há mais de duas décadas. Produziu livros tratando da ascensão, a partir de São Paulo, do PCC (Primeiro Comando da Capital), abordando também a “república das milícias” a partir dos territórios no Rio de Janeiro, e, mais recentemente, através de “A fé e o fuzil”, se debruça na imbricação entre religião e crime.