“Te Permite Mulher”: o Bloco de Carnaval das mulheres em Santa Maria SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 08/02/18 13h59m
SVG: views 3214 Visualizações

Programação inicia nesta sexta, 9, e conta com diversos blocos de rua alternativos

Alt da imagem

Quem for ficar em Santa Maria neste carnaval será contemplado com uma agenda que não desagradaria o mais faceiro dos foliões. Um dos blocos que movimentará as atividades é o TPM – Te Permite Mulher, formado por meninas e mulheres da cidade.

“O bloco surgiu de uma brincadeira entre amigas mesmo, estávamos conversando sobre quem passaria o carnaval na cidade e percebemos que a maioria tinha vontade de participar, batucar, mas nem sempre se sentia à vontade, aí pensamos ‘por que não reunir o maior número de mulheres e fazer algo?’, algumas meninas já sabiam tocar alguns instrumentos e já se conheciam, aí fomos chamando as amigas, as amigas das amigas, e quando vimos tinha um grupo considerável de mulheres querendo participar”, conta a cinegrafista Laiz Battisti, integrante do Bloco.

Ela ressalta que a proposta do TPM é mostrar que as mulheres querem garantir um espaço no qual possam se divertir com segurança. “Infelizmente sentimos que o carnaval é um período em que a mulher fica muito mais exposta a qualquer tipo de assédio, conversamos bastante sobre isso no grupo, o bloco tenta justamente mostrar que não importa qual é a época do ano, também queremos nos divertir com segurança, ter nosso espaço e aproveitar. Eu acho que a iniciativa do TPM motivou outros blocos a se formarem [...] e isso nos deixa muito feliz, ver que outras pessoas estão se organizando para que todo mundo tenha o direito de fazer seu carnaval”, acrescenta a estudante. No dia primeiro de fevereiro, o TPM fez um ensaio público na Praça dos Bombeiros. Para os dias de folia que estão por vir, vale a mesma regra divulgada para o “esquenta”: “Pega teu instrumento, tua latinha, tua palminha, teu pezinho, teu gogó, ou simplesmente tua vontade de curtir uma batucada, e pronto, É SÓ COLAR!”.  

Laiz explica que o TPM vem se organizando com outros blocos da cidade. Exemplo disso é que o bloco das mulheres integrará a agenda do Bloco do Eu Solzinho, que inicia nesta sexta, 9, e segue até a segunda, 12, com a seguinte programação:

Sexta-feira, 9

18h: Concentra no Antônio's Bar

        Depois: Agito na Escola de Samba Mocidade Independente das Dores

 

Sábado, 10

16h: Concentra no Bar do Garça

        Depois: Agito na Escola de Samba Unidos do Itaimbé

 

Segunda-feira, 12

19h: Concentra no Meu Escritório Bar

        Depois: Agito na Escola de Samba Unidos do Itaimbé

 

Folia nas redes

Quem quiser acompanhar o Bloco Te Permite Mulher, pode curtir a página de facebook aqui. Também já pode aproveitar e dar uma olhada nas páginas do Bloco do Eu Solzinho, do Bloco do Garça e do Bloco Lili Vai Cantar, que também promete “sambar na cara do machismo, racismo e LGBTfobia”.

 

 

Texto: Bruna Homrich

Fotos: Bloco TPM

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sede da Sedufsm não terá atendimento ao público nesta terça-feira no turno da tarde

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Motivo é que funcionários(as) estarão dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Docentes fazem paralisação nesta terça-feira, 16 de abril

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Programação do estado de greve prevê ato no arco, plenária e assembleia geral

GT Carreira do ANDES-SN discute mesa de negociação com o governo

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Implantação de uma carreira única no magistério é um dos temas

Veja todas as notícias