GT Carreira do ANDES-SN discute mesa de negociação com o governo SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 17/04/24 10h59m
SVG: views 323 Visualizações

Implantação de uma carreira única no magistério é um dos temas

Alt da imagem

O Grupo de Trabalho (GT) Carreira do ANDES-SN esteve reunido neste final de semana em Brasília. Na pauta estava a mesa de negociação com o governo federal, que tem nova rodada na sexta-feira, 19. A Sedufsm estava representada pela professora Neila Baldi e pelo professor Ricardo Rondinel. 

A reunião do GT Carreira começou no sábado, 13 de abril, com informes. A professora Neila Baldi, diretora da Sedufsm, relatou que, em Santa Maria, o GT tem se dedicado a questões locais da carreira: como a minuta das progressões/promoções, dos encargos didáticos e PGD (Programa de Gestão e Desempenho). Ressaltou que, em março, o GT fechou documento sobre os encargos, que balizou panfletos sobre o tema e a proposta encaminhada à Reitoria. A docente também informou sobre o estado de greve em Santa Maria e que a questão do projeto de carreira do ANDES-SN foi questionado por integrantes da base na assembleia do último dia 8 de abril, o que justifica maior debate sobre o tema nas seções sindicais. 

Em outro ponto tratado na reunião, o destaque foi o ofício conjunto enviado pelo ANDES-SN e o Sinasefe para o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) sobre as carreiras EBTT e do Magistério Superior, em que os dois sindicatos defendem a carreira única do magistério federal. Na ocasião, o presidente do SindoIF, André Martins, apresentou um comparativo entre as propostas do ANDES-SN, do Sinasefe e do Proifes (ver quadro abaixo).



Os e as docentes discutiram a necessidade de unificação com o Sinasefe nos pontos elencados (ver abaixo, em anexo, ou aqui), sobretudo no que diz respeito aos níveis. Não há consenso no GT sobre os interstícios, cuja proposta original do ANDES é de dois anos e do Sinasefe, de um ano. Uma proposta levantada no GT foi chegar a um meio termo, de 18 meses. “Ficou evidente, na reunião do GT, que o projeto de carreira está defasado e a necessidade urgente de sua reavaliação, sobretudo em relação aqueles e aquelas que entraram a partir de 2013 e com as sucessivas mudanças previdenciárias”, afirma Neila Baldi. Está previsto Conad extraordinário em setembro com este tema específico. Para a preparação do mesmo, haverá uma reunião conjunta dos GTs Carreira e Verbas e setores para junho. 

No domingo, o grupo se debruçou sobre pontos do 42º Congresso do ANDES-SN. Para a deliberação sobre o mapeamento referente ao ponto eletrônico, será enviada circular e as Regionais também farão reforço sobre o tema nos encontros locais. No Rio Grande do Sul está marcado para os dias 24 e 25 de maio, em Santa Maria, um Encontro da Regional que terá a Carreira como sua pauta principal. Ficou decidido também que as seções sindicais passem a discutir carreira nos debates da greve. 

 

Edição: Karoline Rosa (jornalista)
Imagens: Arquivo pessoal
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Ofício conjunto ANDES-SN e Sinasefe sobre Carreira

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Comando Local de Greve divulga nota de apoio ao mapeamento da comunidade atingida pelos eventos climáticos

SVG: calendario 16/05/2024
SVG: tag Sedufsm
“A PRPGP da UFSM, parece não estar interessada em saber a situação das pessoas que fazem parte da comunidade universitária neste momento difícil”, ressalta o texto

XXIV Encontro da Regional RS do ANDES-SN é adiado

SVG: calendario 09/05/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento que aconteceria dias 24 e 25 de maio foi suspenso devido a eventos climáticos

Diretoria da Sedufsm divulga nota de solidariedade às vítimas da catástrofe socioclimática no RS

SVG: calendario 06/05/2024
SVG: tag Sedufsm
“Infelizmente, estamos diante de mais uma catástrofe previsível”, ressalta o texto

Veja todas as notícias