Malícias curiosas da vida SVG: calendario Publicada em 04/09/2020 SVG: views 408 Visualizações

A vida tem às vezes curiosas malícias. Alguns fenômenos parecem mudanças repentinas, instantâneas, mas na verdade são resultado de um processo lento, que começou muito antes, e que foi se avolumando até ser, finalmente, percebido. Quando a relevância do fato atinge uma proporção que o transforma em uma mudança real, chamamos isso de tipping point: o ponto da virada. Estamos no ponto da virada. Pequenas coisas vão fazendo grande diferença no cotidiano. Pequenas conquistas. Pequenas vitórias. O sorriso da mãe. A gargalhada do pai. O irmão cantando após o trabalho. Um gesto de carinho. O livro lançado: Flora. Uma homenagem ao amor. Diz o escritor C.S Lewis sobre o amor: “O amor nos dá a impressão de estarmos voando; e então nos puxa de repente, lembrando que somos apenas balões amarrados. É uma contínua demonstração de que somos criaturas híbridas, por um lado, semelhantes aos anjos; por outro, semelhantes aos gatos”. Sonho realizado. E por fim, aos poucos, o reconhecimento tão esperado. O filósofo e psicólogo americano William James (1842-1910) disse: “O mais profundo princípio da natureza humana é a ânsia de obter reconhecimento. Veja bem, James não utilizou a palavra “desejo”, “vontade” ou “aspiração”. Usou a palavra ânsia, “que designa um tipo insaciável de fome humana”. 

De fato, a pandemia causou danos fatais e imprevisíveis. Arruinou sonhos, projetos, pessoas, famílias e empresas.

Trouxe um mundo novo cheio de mistérios e desafios. Ainda perambulamos nas sombras do que fizemos, do que podemos fazer e o que teremos de fazer.

Nesse ano sinistro, a Primavera reforça a jogada arteira da natureza. A Primavera já entre nós antes do tempo. Nessa gostosa estação, os especialistas dizem que as temperaturas são mais elevadas em relação ao inverno, também ocorre o acasalamento de muitos animais, como borboletas, pássaros e abelhas, que se alimentam do néctar das flores. Entre nós, humanos, novos rebentos chegarão. Sophia, Heitor, Gabriel, Miguel e etc. Tentamos seguir em frente apesar de tudo e dele. Como diria Chico Buarque:

“Hoje você é quem manda

Falou, tá falado

Não tem discussão

A minha gente hoje anda

Falando de lado

E olhando pro chão, viu

Você que inventou esse estado

E inventou de inventar

Toda a escuridão

Você que inventou o pecado

Esqueceu-se de inventar

O perdão (...)”.

Sobre o(a) autor(a)

SVG: autor Por José Renato Ferraz da Silveira
Professor do departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSM

Veja também