Pedestal vazio SVG: calendario Publicada em 31/08/2022 SVG: views 1549 Visualizações

Compreender a História do Brasil é um desafio. Nossa evolução histórica, como país dependente e colonizado, acompanha e acompanhou a história da Europa e das principais potências que determinaram os rumos das Relações Internacionais.  Somos um país inacabado. Na realidade, todo país é, por definição, inacabado, pois uma nova geração, cada vida que nasce, renova incessantemente a história. 

Contudo, a sensação do inacabado no Brasil é de frustração, de atrofia, de não conseguir passar do tempo de semear para o de colher.  O duplo pecado originário da nossa História foi o latifúndio e a escravidão. A independência não destruiu nem um, nem outro. 
O projeto do Patriarca da Independência, José Bonifácio, era a construção de um país monárquico e parlamentar que viveu em conflito com o país da grande propriedade escravocrata. 

Joaquim Nabuco percebeu a tensão. Para ele, o Brasil era uma nação sem povo, pois um povo é formado de cidadãos, não de escravos. A abolição foi tardia. E deixou a tarefa pela metade. Ao contrário do desejo de Nabuco, não houve concomitante ao processo de abolição a necessária reforma agrária. 


A República e a Revolução de 1930 não alteraram a excessiva concentração de riqueza e de renda.  O tempo passou. Sonhamos em refazer o caminho dos países avançados e, como eles, integrar por meio do trabalho assalariado numa economia industrial moderna a massa de pobres, de subempregados, de trabalhadores rurais sem terra que herdamos da escravidão e do latifúndio. Infelizmente, o sonho que parecia possível, se desfez. 

Na atualidade, ameaça-nos o pior de dois mundos: não completamos a integração da nação - estamos longe disso - e já vivemos as aflições da pós-industrialização. 

No nosso país "gigante por natureza", coexistem problemas de tempos históricos: a pauperização, a desigualdade e a exclusão. Por exemplo, mais de 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água tratada em todo país. Também de acordo com o Instituto Trata Brasil, 100 milhões de brasileiros não têm coleta de esgoto. Vale destacar que apenas 50% do esgoto é tratado no Brasil. O que significa que metade do esgoto sem tratamento é despejado na natureza todos os dias. 

Num ano eleitoral e definidor de rumos, a questão essencial é: por que não conseguimos reduzir a desigualdade, prevenir a exclusão, melhorar minimamente a infraestrutura do nosso país? Quais são os caminhos do realismo para chegar e realizar não o possível ou o impossível, mas simplesmente o necessário? 

Na véspera do tão aguardado 7 de setembro, continuaremos olhando para um pedestal vazio senão resolvermos de uma vez por todas a insuportável e monstruosa herança da desigualdade.

 

Sobre o(a) autor(a)

SVG: autor Por José Renato Ferraz da Silveira
Professor do departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSM

Veja também