Reinaldo Pedroso: Uma carreira traçada pelo humor
Publicada em
Atualizada em
13/06/12 19h29m
2508 Visualizações
Livro traz charges, cartuns e crônicas dos últimos 40 anos
“Cartunista, chargista, ilustrador, programador visual, escritor de crônicas e pensamentos avulsos”. O trecho acima, copiado na íntegra, faz referência ao autor do livro “40 anos de humor & outros delitos”, que será lançado na próxima terça-feira, 19, às 19h, no auditório da SEDUFSM. E o autor em questão, no caso, é Reinaldo Pedroso.
Reinaldo Apolônio Pedroso da Silva tem 68 anos e é natural de Cruz Alta. Formou-se bacharel em Artes Plásticas, opção artes gráficas e licenciatura plena em desenho e plástica na UFSM. De estudante passou a professor, lecionando no curso de Desenho Industrial/Programação Visual (onde também foi coordenador). Durante a carreira de docente, contudo, seguiu produzindo charges, cartuns, crônicas e textículos (conforme consta no livro), publicados nos mais diversos veículos de imprensa (como no jornal da SEDUFSM, por exemplo).
O humor, por sua vez, sempre foi o ponto de partida, mas nunca abordado de maneira simplória. Conforme descreve um dos responsáveis pelo prefácio do livro, o professor/coordenador do curso de Desenho Industrial da UFSM e do Projeto Cartucho (Encontro de Cartunistas Gaúchos), Mário Lúcio Bonotto, o Máucio (também cartunista, ilustrador e afins), “dono de uma linha própria, a obra de Reinaldo mora em um lugar pensante, onde o cômico quase nunca é só pelo humor. Sempre deixa sinais de reflexão e metonímia. Entre pequenos textos, charges e cartuns, o autor comunica inconformidade, desejo de mudança e, quem sabe, esperança. É uma obra referencial e histórica”.
O outro responsável pelo prefácio, o presidente da SEDUFSM e diretor eleito do ANDES-SN, Rondon de Castro, segue a mesma linha: “A obra ilustra parte importante da trajetória de um professor universitário, que não se resumiu ao papel de educador, mas também se dedicou ao ofício de intervir no seu tempo, dando contribuições à sociedade no campo das ideias”. Rondon ainda ressalta que divulgar obras como a do professor Reinaldo Pedroso é uma das tarefas do sindicato.
O livro que será lançado na próxima terça reúne trabalhos gráficos e textuais produzidos por Reinaldo nos últimos 40 anos, e é fruto de uma parceria entre a editora Cartucho e a SEDUFSM, com projeto gráfico da Projetar – empresa júnior de desenho industrial.
Texto: Rafael Balbueno
Fotos: Divulgação e arquivo da SEDUFSM
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM