Professores discutem textos do 59º Conad em assembleia SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 15/08/14 15h38m
SVG: views 715 Visualizações

Plenária ocorreu na tarde desta quarta-feira, no campus da UFSM

Alt da imagem
Plenária no Auditório Sérgio Pires definiu delegado e observadores ao 59º Conad

A Sedufsm realizou na tarde desta quarta, 13, a assembleia que discutiu alguns pontos que constam tanto do caderno de textos do 59º Conselho do ANDES-SN (Conad) como do anexo a essa publicação. O 59º Conad acontece de 21 a 24 de agosto em Aracaju (SE). Na plenária foi referendado o nome do professor Adriano Figueiró, presidente da Sedufsm, como delegado para o encontro. Para observador foi aprovado o nome da professora Adriana Zecca (Cesnors/Frederico Westphalen). Nesta quinta, 14, foi definido o segundo nome para observador: é o do professor Getúlio Silva Lemos, tesoureiro-geral da Sedufsm.

Dentre os pontos que estarão sendo abordados durante o Conad de Aracaju destacou-se a questão relacionada à Comissão da Verdade do ANDES-SN, que prepara para o segundo semestre deste ano seminários regionais e um nacional. O entendimento da Sedufsm é de que o prazo para as discussões regionais teriam que ser adiados- ao invés de setembro, novembro pelo menos- tendo em vista a contemplar aquelas seções sindicais que ainda não conseguiram levantar dados sobre o período da repressão em suas universidades. O professor Adriano Figueiró disse que a Sedufsm começou recentemente a tratar dessa questão e que, em breve, será informado aos filiados as atividades que terão por objetivo atuar nessa frente de trabalho, que se refere ao resgate da memória e da verdade.

Acesse logo abaixo, em anexo, tanto o caderno de textos do 59º Conad, como o anexo a essa caderno. No anexo, uma sugestão de texto de resolução (TR) apresentada por professores que atuam junto ao Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) da Sedufsm. A TR intitulada "Retomando rumos" foi enviada ao 59º Conad pelos professores Carlitos Schallenberger, Ester Wayne Nogueira, Maria Beatriz Carnielutti, Antonio Motta Flores, Maria Julia Piaggio e Beatriz Weber.

Estatuinte e ENE

Na assembleia desta tarde foi apresentado um relato sobre o andamento dos trabalhos da comissão provisória que discute o processo estatuinte na UFSM. O informe foi repassado pelo professor Adriano Figueiró, que integra a comissão, junto com os professores Gianfábio Franco, Rondon de Castro e João Carlos Gilli Martins, esse última na condição de suplente. Para ler mais sobre o trabalho da comissão provisória da estatuinte clique aqui.

Foram repassadas informações também sobre o Encontro Nacional de Educação (ENE), que ocorreu de 8 a 10 de agosto, no Rio de janeiro. O relato foi apresentado pela professora Suze Scalcon, vice-presidente da Sedufsm, que representou o sindicato no evento. Santa Maria participou através de uma delegação composta por 50 pessoas, que compareceram ao ENE a partir de um esforço financeiro da Secretaria Regional RS do ANDES-SN e da Sedufsm.

Texto e fotos: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Caderno de textos do 59º Conad

- Anexo do caderno de textos do 59º Conad

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato Nacional divulga ‘Carta de Aracaju’

SVG: calendario 03/09/2014
SVG: tag 59 CONAD
Documento sintetiza as decisões aprovadas no 59º Conad

Delegação da Sedufsm comenta decisões do 59º Conad

SVG: calendario 29/08/2014
SVG: tag 59 CONAD
Seção Sindical esteve representada por três professores em Aracaju

Deliberações do 59º Conad sintetizadas na Carta de Aracaju

SVG: calendario 29/08/2014
SVG: tag 59 CONAD
Documento afirma que decisões fortaleceram ANDES-SN autônomo e democrático

Veja todas as notícias