60º Conad inicia nesta quinta, em Vitória (ES) SVG: calendario Publicada em 11/08/15 11h34m
SVG: atualizacao Atualizada em 11/08/15 11h35m
SVG: views 3234 Visualizações

Sedufsm terá delegação no evento, que encerra no domingo (16)

Alt da imagem
Cartaz de divulgação do evento

De 13 a 16 de agosto, o ANDES-SN realiza, em Vitória (ES), o seu 60º Conselho das Associações Docentes (Conad). O encontro tem como tema central “Atualização da luta em defesa dos direitos dos trabalhadores, da liberdade de organização sindical dos docentes para enfrentar a mercantilização da educação” e será sediado pela Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes – SSind.) no campus de Goiabeiras da Ufes. A última edição do Conad, realizada em Aracaju (SE) em 2014, reuniu 202 professores de todo o país.

Durante o 60º Conad, os docentes irão debater e atualizar os planos de lutas gerais e específicos do Sindicato Nacional, aprovados no 34º Congresso da entidade, realizado em Brasília (DF), em fevereiro deste ano. O encontro acontece em meio à greve dos docentes federais, iniciada em 28 de maio e que já tem a adesão de 45 instituições (Confira o quadro atualizado), e diversas paralisações dos professores de universidades estaduais.

Segundo o presidente do ANDES-SN, Paulo Rizzo, a expectativa é que o Conad possa armar a categoria, a partir da atualização do Plano de Lutas, para ampliar a mobilização social e barrar os ataques à classe trabalhadora e à educação pública.

“O Conad acontece em um momento importante. Há a greve dos docentes federais, o fortalecimento da greve também em outras categorias dos servidores públicos federais, greves e mobilizações em muitas universidades estaduais. Com os recentes cortes no orçamento federal, há o aprofundamento da precarização nas Instituições Federais de Ensino. Além disso, de fevereiro para cá, a classe trabalhadora sofreu diversos ataques. Toda essa conjuntura será analisada pelos professores durante o encontro”, disse Rizzo.

A capital capixaba já recebeu o 4º Congresso do Sindicato Nacional, realizado em 1985, e sediou dois Conads, o 6º em 1982 e o 46º em 2003.

Sedufsm

A Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) participará com uma delegação no 60º Conad. Foram referendados em assembleia os nomes dos professores Getúlio Lemos e Gianfábio Franco (ambos diretores do sindicato) e mais os professores Luciano Miranda e Rosane Severo (ambos do Cesnors em Frederico Westphalen). Acompanha a delegação a jornalista da assessoria da Sedufsm, Bruna Homrich.

O sindicato também apresentou uma contribuição ao debate do 60º Conad, que consta do anexo ao caderno de textos. É o TR-25, de autoria da Sedufsm e que foi referendado em assembleia, o que está sendo proposto é um “Curso de Formação Sindical”, organizado pelo ANDES-SN como uma estratégia de mobilização e articulação política com outras entidades do serviço público e dos movimentos sociais.

Fonte e imagem: ANDES-SN
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

ANDES-SN divulga a Carta de Vitória

SVG: calendario 25/08/2015
SVG: tag 60 CONAD
Documento foi aprovado durante o 60º Conad

Delegação da Sedufsm avalia decisões do 60º Conad

SVG: calendario 19/08/2015
SVG: tag 60 CONAD
Evento do ANDES-SN encerrou no último domingo, 16, em Vitória (ES)

60º Conad encerrou ressaltando protagonismo do sindicato

SVG: calendario 18/08/2015
SVG: tag 60 CONAD
ANDES-SN e suas seções sindicais empreenderam boa parte das lutas previstas para 2015
Veja todas as notícias