MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32


ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que desde o dia 20 de outubro de 2021 recomeçou o atendimento presencial na sede. Os (as) sindicalizados (as) devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (55) 3222.5765 para fazer o agendamento da ida à sede.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

11/08/2015   11/08/2015 11h35m   | A+ A- |   2785 visualizações

60º Conad inicia nesta quinta, em Vitória (ES)

Sedufsm terá delegação no evento, que encerra no domingo (16)

Cartaz de divulgação do evento
Cartaz de divulgação do evento

De 13 a 16 de agosto, o ANDES-SN realiza, em Vitória (ES), o seu 60º Conselho das Associações Docentes (Conad). O encontro tem como tema central “Atualização da luta em defesa dos direitos dos trabalhadores, da liberdade de organização sindical dos docentes para enfrentar a mercantilização da educação” e será sediado pela Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes – SSind.) no campus de Goiabeiras da Ufes. A última edição do Conad, realizada em Aracaju (SE) em 2014, reuniu 202 professores de todo o país.

Durante o 60º Conad, os docentes irão debater e atualizar os planos de lutas gerais e específicos do Sindicato Nacional, aprovados no 34º Congresso da entidade, realizado em Brasília (DF), em fevereiro deste ano. O encontro acontece em meio à greve dos docentes federais, iniciada em 28 de maio e que já tem a adesão de 45 instituições (Confira o quadro atualizado), e diversas paralisações dos professores de universidades estaduais.

Segundo o presidente do ANDES-SN, Paulo Rizzo, a expectativa é que o Conad possa armar a categoria, a partir da atualização do Plano de Lutas, para ampliar a mobilização social e barrar os ataques à classe trabalhadora e à educação pública.

“O Conad acontece em um momento importante. Há a greve dos docentes federais, o fortalecimento da greve também em outras categorias dos servidores públicos federais, greves e mobilizações em muitas universidades estaduais. Com os recentes cortes no orçamento federal, há o aprofundamento da precarização nas Instituições Federais de Ensino. Além disso, de fevereiro para cá, a classe trabalhadora sofreu diversos ataques. Toda essa conjuntura será analisada pelos professores durante o encontro”, disse Rizzo.

A capital capixaba já recebeu o 4º Congresso do Sindicato Nacional, realizado em 1985, e sediou dois Conads, o 6º em 1982 e o 46º em 2003.

Sedufsm

A Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) participará com uma delegação no 60º Conad. Foram referendados em assembleia os nomes dos professores Getúlio Lemos e Gianfábio Franco (ambos diretores do sindicato) e mais os professores Luciano Miranda e Rosane Severo (ambos do Cesnors em Frederico Westphalen). Acompanha a delegação a jornalista da assessoria da Sedufsm, Bruna Homrich.

O sindicato também apresentou uma contribuição ao debate do 60º Conad, que consta do anexo ao caderno de textos. É o TR-25, de autoria da Sedufsm e que foi referendado em assembleia, o que está sendo proposto é um “Curso de Formação Sindical”, organizado pelo ANDES-SN como uma estratégia de mobilização e articulação política com outras entidades do serviço público e dos movimentos sociais.

Fonte e imagem: ANDES-SN
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

Fotos da Notícia

Cartaz de divulgação do evento

Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041