MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32


ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que desde o dia 20 de outubro de 2021 recomeçou o atendimento presencial na sede. Os (as) sindicalizados (as) devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (55) 3222.5765 para fazer o agendamento da ida à sede.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

26/01/2017   26/01/2017 17h50m   | A+ A- |   1498 visualizações

59ª edição da 'Universidade e Sociedade' debate limites do capital

Publicação foi lançada durante o 36º Congresso do ANDES-SN

Ana Maria Estevão diz que revista recebeu inúmeros artigos de docentes para publicação
Ana Maria Estevão diz que revista recebeu inúmeros artigos de docentes para publicação

A 59ª edição da revista Universidade e Sociedade, publicação do Sindicato Nacional, traz o tema ‘Limites do capital: questões urbanas, agrárias, ambientais e de ciência e tecnologia’, tendo sido lançada durante a plenária de abertura do 36º Congresso do ANDES-SN na segunda-feira, 23.

Ana Maria Estevão, 1ª vice-presidente da Regional São Paulo do ANDES-SN e membro do conselho editorial da revista, explica que a capa foi influenciada pela mitologia grega, na qual a ‘Barca de Caronte’ era considerada o meio de levar os vivos até o reino dos mortos, sendo necessário, para efetivar o ritual, o pagamento de uma moeda. Fazendo uma analogia com o contexto atual, a docente diz que a barca, hoje, tem a tarefa de levar-nos do reino da necessidade até o reino da liberdade, e, nesse caso, a moeda que tornará possível tal trajeto será a luta.

A professora ainda ressalva que esta edição da revista recebeu muito mais artigos do que conseguiu publicar, o que, para ela, demonstra as ‘preocupações políticas e acadêmicas’ da categoria quanto aos temas em destaque.

Já Erlando Rêses, 2º vice-presidente da Regional Planalto e também membro do conselho editorial da revista, ressalta que a publicação tem mais de duas dezenas de contribuições em textos, ensaios fotográficos e homenagens. Uma das figuras homenageadas é Márcio Antônio de Oliveira, referência histórica no movimento sindical docente, falecido em junho do último ano. Ele integraria a atual diretoria do Sindicato Nacional.

Cartilha

Também durante o 36º Congresso do ANDES-SN foi lançada a cartilha ‘Projeto do capital para a educação: análise e ações para a luta’, elaborada pelo Grupo de Trabalho de Políticas Educacionais (GTPE).

Olgaíses Maués, uma das coordenadoras do grupo, antecipou que a publicação traz uma análise sobre o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), sobre a formação de professores e sobre o Exame Nacional do Magistério de Educação Básica (Enameb).

“A cartilha é uma ferramenta de socialização das nossas avaliações e críticas sobre as políticas educacionais que são implementadas de forma veloz sem, muitas vezes, discussão com a comunidade interessada. Todos estão convidados para as reuniões para que, juntos, possamos aprofundar o entendimento dessas políticas recessivas que, de fato, desmontam toda a educação pública e gratuita. Junto à coordenação nacional das entidades que constroem o Encontro Nacional de Educação (ENE), queremos construir um projeto classista e democrático de educação”, disse Olgaíses, informando que a próxima reunião do GTPE ocorre nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, em Brasília.

Confirma, aqui, a cartilha do GTPE. 

 

Texto e fotos: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

Fotos da Notícia

Ana Maria Estevão diz que revista recebeu inúmeros artigos de docentes para publicação Erlando Rêses, 2º vice-presidente da Regional Planalto e membro do conselho editorial da revista

Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041