ANDES-SN divulga Carta de Salvador SVG: calendario Publicada em 05/02/18 23h24m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 2579 Visualizações

Documento sintetiza discussões e encaminhamentos do 37º Congresso

Alt da imagem

O ANDES-SN divulgou, por meio da Circular 17/18, a Carta de Salvador, documento que sintetiza as discussões e deliberações do 37º Congresso do Sindicato Nacional, realizado na capital baiana, entre os dias 22 e 27 de janeiro. O maior congresso da história do ANDES-SN, em número de participantes e de seções sindicais, reuniu, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), 415 delegados e 122 observadores, que representaram 82 seções sindicais espalhadas nas Instituições de Ensino Superior de todo o país. O evento, instância máxima de deliberação do ANDES-SN, teve como tema “Em defesa da educação pública e dos direitos da classe trabalhadora. 100 anos da reforma Universitária de Córdoba”.

A Carta de Salvador, disponível ao final desta matéria, lista as diversas deliberações aprovadas durante o congresso, por exemplo, o aprofundamento da luta contra medidas que atacam os trabalhadores, tais como: a PEC 287/16 da contrarreforma da previdência; a MP 805/17 e suas correlatas no plano dos estados, que aumentam a contribuição previdenciária de 11 para 14%; o PL 116/17, que estabelece regras para a demissão de servidor público estável por "insuficiência de desempenho"; e a MP 792/17 que trata de desligamento voluntário de servidores públicos. 

O documento também traz a centralidade da luta do Sindicato Nacional 2018, definida no primeiro dia do Congresso: “Fortalecer a unidade de ação com os setores dispostos a barrar e revogar as contrarreformas. Construir as lutas e a greve do funcionalismo público federal, estadual e municipal em defesa da educação e dos serviços públicos e da garantia de direitos, rumo a uma nova greve geral. Fora Temer. Nenhum direito a menos”.

Outros eixos de mobilização do ANDES-SN encontram-se registrados no documento, a exemplo das denúncias a casos de violações democráticas e criminalizações políticas; da defesa da Previdência Social universal, do investimento público em Ciência e Tecnologia e da educação como direito social.

Leia aqui a Carta de Salvador

Fonte: ANDES-SN

Foto: Fritz Nunes

Edição: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

37º Congresso do ANDES-SN foi o maior da história do sindicato

SVG: calendario 31/01/2018
SVG: tag 37 Congresso
Evento, que teve a participação de 581 pessoas, aprovou mais de 30 moções

Homologadas novas seções sindicais em Congresso do ANDES-SN

SVG: calendario 31/01/2018
SVG: tag 37 Congresso
Belém foi escolhida a sede do 38º Congresso do Sindicato Nacional, em 2019

Documentários sobre militância racial e LGBT lançados durante o 37º Congresso

SVG: calendario 30/01/2018
SVG: tag 37 Congresso
Produção é do ANDES-SN em parceria com a assessoria de Comunicação da Sedufsm
Veja todas as notícias