Sedufsm mobiliza-se contra Reforma e pela Educação nesta sexta, 12 SVG: calendario Publicada em 11/07/19
SVG: atualizacao Atualizada em 11/07/19 18h28m
SVG: views 1119 Visualizações

Diretores sindicais visitarão centros da UFSM para dialogar com categoria

Alt da imagem

A aprovação em primeiro turno, na Câmara dos Deputados, da Reforma da Previdência na última quarta-feira, 10, traz uma motivação a mais para a mobilização dos/as trabalhadores/as nesta sexta-feira, 12, Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência, em defesa da Educação e por Empregos. Além de um ato em Brasília (a partir das 10h, em frente ao Museu Nacional), haverá protestos nos estados.

Em Santa Maria, a programação começa logo pela manhã, quando a Sedufsm participa, ao lado da Assufsm (sindicato dos técnico-administrativos em educação), de um ato em frente à reitoria da UFSM, a partir das 10h. O objetivo é entregar ao reitor Paulo Burmann um documento em contrariedade à retirada de cargos de direção (CD’s) e funções gratificadas (FG’s). Para tratar desta reestruturação administrativa, inclusive, está agendada uma audiência pública na próxima segunda-feira, 15, às 9h30, no Centro de Convenções da UFSM.

Visitas aos centros

Após a atividade na reitoria, diretores/as da Sedufsm farão visitas aos centros do campus da UFSM em Camobi para entregar panfletos e dialogar com a categoria docente sobre os malefícios contidos no projeto de Reforma da Previdência, bem como sobre o projeto de desmonte da educação e, em especial, das universidades públicas brasileiras. Projeto que através de dois pilares centrais – estrangulamento orçamentário e perseguição à atividade docente – busca enfraquecer a produção nacional de ciência e tecnologia, reservado ao Brasil uma condição de dependência em relação ao países do centro do sistema capitalista.

Audiência na Feicoop

Para encerrar a programação desta sexta-feira, 12, ocorre uma audiência no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter (rua Heitor Campos). O evento tem início às 13h30, durante a 26ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), em Santa Maria, trazendo por tema os impactos dos cortes nos orçamentos das universidades e institutos federais gaúchos.

 

Texto: Bruna Homrich

Imagem: Assufsm

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm denuncia imposição do ponto a docentes da EBTT na UFSM

SVG: calendario 20/02/2026
SVG: tag Sedufsm
Seção sindical oficiou ANDES-SN para que fortaleça pressão pela assinatura da alteração no decreto nº 1.590/95

Horários de funcionamento da Sedufsm retornam ao padrão nesta segunda-feira, 23 de fevereiro

SVG: calendario 20/02/2026
SVG: tag Sedufsm
Atendimento à categoria é das 8h às 12h e das 14h às 18h na Sede Centro e das 9h às 12h e 13h às 18h na Casa Clóvis Guterres, em Camobi

Professor da USP denuncia lobby do agronegócio para censurar livros didáticos e ocultar consenso científico

SVG: calendario 20/02/2026
SVG: tag Sedufsm
Sedufsm recomenda conteúdos que denunciam pressão à editoras pela substituição do termo ‘agrotóxico’ por ‘defensivo agrícola' , resultando em omissão de impactos

Veja todas as notícias