Sindicato tem ação favorável à correção monetária em atrasados da RSC para filiada SVG: calendario Publicada em 08/07/20
SVG: atualizacao Atualizada em 08/07/20 14h56m
SVG: views 1179 Visualizações

Docentes tiveram reconhecido o pagamento de valores da RSC III, mas não tinha sido aplicada correção monetária

Alt da imagem

Os docentes do ensino superior tiveram reconhecido o direito de pagamento dos valores correspondentes à Retribuição por Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) em nível III. Contudo, tais parcelas, mesmo com o reconhecimento administrativo, ainda não foram pagas ou, quando pagas, não tiveram a devida correção monetária. A falta de pagamento sempre se dá pela alegação de indisponibilidade orçamentária para adimplir os valores.

Em virtude dessa situação, uma docente da UFSM, após o reconhecimento do direito ao pagamento dos valores pela via administrativa, procurou a assessoria da Sedufsm para questionar judicialmente a falta de correção monetária dos valores. A partir da ação da assessoria jurídica de Wagner Advogados Associados foi apresentada demanda junto ao Juizado Especial Federal. A decisão foi favorável ao pleito da professora, havendo determinação para que a instituição pague os valores correspondentes à correção monetária dos valores reconhecidos administrativamente. Cabe ressaltar que, no que se refere à decisão judicial, ainda cabe recurso.

Ainda conforme a assessoria jurídica, já há posição firmada por diversos tribunais regionais federais de que, a quitação do crédito em favor do demandante independe de liberação orçamentária por parte da Administração da instituição. Ou seja, a mesma precisa efetuar o pagamento sem quaisquer condicionantes.

Fonte: Wagner Advogados Associados

Imagem: PUC/Campinas

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm alerta sobre novas tentativas de golpe utilizando nome do sindicato e do escritório jurídico

SVG: calendario 24/07/2025
SVG: tag Jurídico
Sindicato reforça que assessoria jurídica não solicita, por qualquer meio, pagamentos antecipados para liberação de valores judiciais. Saiba como se proteger.

STJ reconhece que abono de permanência integra cálculo de férias e 13º salário

SVG: calendario 01/07/2025
SVG: tag Jurídico
Sedufsm tem ação judicial desde 2019 abrangendo docentes da instituição

Assessoria jurídica da Sedufsm faz pesquisa de satisfação sobre o atendimento

SVG: calendario 27/06/2025
SVG: tag Jurídico
De forma anônima, qualquer docente pode responder a questões em formulário virtual

Veja todas as notícias