Assembleia docente deflagra processo eleitoral na Sedufsm
Publicada em
Atualizada em
22/10/20 16h07m
3808 Visualizações
Pleito para eleição de diretoria e conselho de representantes da entidade será em 19 e 20 de novembro
A assembleia docente ocorrida pela plataforma Google Meet na tarde desta terça, 20, autorizou o início do processo eleitoral para a sucessão da diretoria da Sedufsm e também do Conselho de Representantes da entidade. Assim como ocorrerá na disputa à direção do Sindicato Nacional (ANDES-SN), a eleição à Sedufsm também será no modo telepresencial.
A data da eleição foi definida para os dias 19 e 20 de novembro, no horário das 9h às 21h. Já o período de inscrição de chapas inicia na próxima segunda, 26 de outubro, e se estende até às 23h55min do dia 5 de novembro. As nominatas serão divulgadas no site da Sedufsm assim que houver a homologação pela comissão eleitoral, no dia 6 de novembro. Já as inscrições devem ser feitas pelo e-mail da seção sindical: sedufsm@terra.com.br
Todos esses dados, entre outros, constam do regimento das eleições da Sedufsm, aprovado pelos participantes da assembleia, após leitura realizada pela integrante da comissão eleitoral, professora Clara Kurtz, e apresentação de destaques por parte da plenária. Votaram favoravelmente à proposta de regimento, 13 docentes. Houve ainda 1 voto contrário e 11 abstenções. Os que se abstiveram manifestaram discordância da eleição virtual, pois ela estaria em desacordo com o estatuto do ANDES-SN.
Esse documento, que rege todo o processo, será divulgado nos próximos dias, bem como o edital de convocação do processo eleitoral. Conforme o presidente da comissão eleitoral, professor Getúlio Lemos, a ideia é promover o pleito da Sedufsm de forma similar ao que ocorrerá para o ANDES-SN, na data de 3 a 6 de novembro. Tanto que a empresa que possibilitará a eleição é a Pandora, a mesma que fará a do Sindicato Nacional. Conforme Lemos, essa empresa é especializada em trabalhar com sindicatos.
Conselho de Representantes
Um dos primeiros pontos de pauta da assembleia desta tarde tratou da discussão e votação do regimento do Conselho de Representantes da Sedufsm. Entretanto, assim que o teor do regimento foi lido pelo coordenador da mesa, professor Júlio Quevedo, houve várias manifestações no sentido de haver um desconhecimento sobre o conteúdo final do documento que estava sendo levada à plenária.
Concordando com as ponderações da professora Marian Moro, Diorge Konrad, membros do conselho de representantes, e também do professor Francisco Freitas (GTSSA), o vice-presidente da Sedufsm, professor João Carlos Gilli Martins, sugeriu a retirada de pauta desse tema, e que, após o envio do texto do regimento a todos e todas, que o mesmo retornasse em uma assembleia para deliberação, possivelmente no mês de novembro. Esse encaminhamento foi acatado pela ampla maioria.
CSP-Conlutas
Já ao final da assembleia, o professor Júlio Quevedo colocou em discussão a escolha de delegados para encontro da secretaria da CSP-Conlutas do Rio Grande do Sul. Manifestaram interesse em participar do evento e tiveram seus nomes aprovados, a professora Maristela Souza e os professores João Carlos Gilli Martins e Júlio Quevedo.
Texto e prints: Fritz R. Nunes
Assessoria de imprensa da Sedufsm