'Renova Sedufsm' divulga material antes do pleito, que ocorre dias 19 e 20 de novembro SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 18/11/20 08h43m
SVG: views 3735 Visualizações

Chapa 1 se apresenta e fala sobre o que pensa para o futuro do sindicato dos docentes

Alt da imagem

Nesta quarta, 18, a partir de definição da Comissão Eleitoral Local, estamos divulgando o segundo e último material da chapa 1 (Renova Sedufsm), única concorrente à direção da Sedufsm no pleito destes dias 19 e 20 de novembro. Na semana passada (quarta, 11), publicamos o primeiro material da chapa. Nesta sequência, os integrantes do 'Renova' se apresentam a sindicalizados e sindicalizadas e fazem uma síntese do que pensam para o futuro da seção sindical. Acompanhe a seguir.
 

"QUEM SOMOS

Apresentamo-nos como chapa de oposição à atual diretoria da SEDUFSM. Desde 2016 temos nos engajado no movimento sindical como grupo de oposição que participa de forma ativa e propositiva nos espaços da SEDUFSM (como comando de greve, comissões de mobilização, em assembleias e Grupos de Trabalho, em particular o GT de Seguridade Social/Assuntos de Aposentadoria) e do ANDES-SN (nos Congressos e CONAD - Conselho do ANDES-Sindicato Nacional).

Em 2018, apresentamos a chapa Renova SEDUFSM, que teve recepção muito positiva das professoras e professores da UFSM. Apesar de nossa chapa não ter sido eleita, o processo serviu-nos para fortalecer nosso compromisso com a renovação da Sedufsm e com o desenvolvimento de uma política conectada efetivamente às demandas concretas da categoria (condições de trabalho, salário e carreira) e com a luta unitária em defesa da universidade e dos serviços públicos.
Um sindicato para toda a categoria docente! Renovar a SEDUFSM é necessário e possível!

Nesse sentido, nesta eleição, apresentamo-nos como chapa para dirigir a SEDUFSM no biênio 2020-2022.

Um programa para trazer a SEDUFSM de volta para a categoria docente e articulado com os setores em luta por mais e melhores serviços públicos.

Avaliamos que nosso sindicato está distanciado das práticas de contato direto com as(os) filiadas(os), que estão enfrentando cotidianamente as ameaças da reforma administrativa, os efeitos dos cortes orçamentários, o ensino remoto sem as condições devidas e a intensificação e precarização do trabalho. Assim, propomos o desenvolvimento de uma política voltada às demandas concretas e cotidianas dos professores e professoras da UFSM, por isso, um sindicato para todas e todos os docentes.

Em particular quanto ao ensino remoto, a expressão de uma política voltada às demandas da categoria é a defesa dos direitos das/dos docentes submetidos às contingência desta forma de ensino, articulada ao entendimento de que sua utilização é provisória em virtude da excepcionalidade da pandemia pela Covid-19 e das restrições sanitárias a que estamos submetidos. A luta para que o ensino remoto não seja implementado como regra na perspectiva da substituição ao ensino presencial não é oposta à defesa dos direitos das e dos docentes. Defender as condições de trabalho e a saúde e dos(as) trabalhadores(as) é dever de todo sindicato.

Na atual conjuntura, em que medidas voltadas ao desmonte dos serviços públicos são implementadas e em que barrar a reforma administrativa coloca-se como o principal foco da luta sindical e popular, é fundamental juntar forças com as demais categorias de servidores(as), com as centrais sindicais e movimentos sociais, assim como dialogar com a população que necessita dos serviços públicos. Nesse sentido, propomos retirar nosso sindicato do isolamento político, colocando-a como protagonista, em Santa Maria e no estado, da construção da efetiva e necessária luta unitária para barrar a reforma administrativa e revogar todas as medidas que destroem os serviços públicos.

Por isso, estamos apresentando um programa para o próximo período que seja capaz de enfrentar o momento atual e que coloque a SEDUFSM à altura deste desafio, a partir da atualização de seu programa político para o próximo biênio, da aproximação do sindicato das e dos docentes, e que esteja mais aberto a atuar junto com as demais categorias no interior da universidade e na sociedade em geral em defesa da universidade e dos serviços públicos.

Por um sindicato para todas e todos os docentes, nos dias 19 e 20 de novembro, vote Chapa 1 Renova Sedufsm!

Conheça nossa nominata e nossa carta programa em: https://bit.ly/cartarenova

Você pode conferir outras propostas na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/RenovaSedufsm) e no Instagram (https://www.instagram.com/oposisedufsm/)."


Texto e imagem: Chapa 1
Edição: Fritz R. Nunes (Assessoria de imprensa da Sedufsm)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Nova diretoria e conselheiros da Sedufsm tomam posse na quinta, 3 de dezembro

SVG: calendario 27/11/2020
SVG: tag Eleições 2020
Transmissão de cargos será realizada em assembleia extraordinária virtual, que inicia às 18h30

Comissão Eleitoral promulga resultado das eleições à Sedufsm

SVG: calendario 24/11/2020
SVG: tag Eleições 2020
Apuração dos votos ocorreu na última sexta, 20, e concedeu vitória à Chapa Renova Andes

‘Renova Sedufsm’ é eleita para a direção do sindicato até 2022

SVG: calendario 20/11/2020
SVG: tag Eleições 2020
Divulgação do resultado ocorreu na noite desta sexta, 20, e incluiu também os membros do Conselho de Representantes

Veja todas as notícias