MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32

Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Notícias

30/03/2021   30/03/2021 11h16m   | A+ A- |   512 visualizações

Diretoria da Sedufsm repudia ataques bolsonaristas à Unipampa

Manifestantes favoráveis a Bolsonaro deslocaram-se até campus de Itaqui para ofender universidade, estudantes e servidores (as)

Em Santa Maria, UFSM também foi alvo de ataques por parte de Luciano Hang, em 2019
Em Santa Maria, UFSM também foi alvo de ataques por parte de Luciano Hang, em 2019

No último domingo, 28 de março, a Unipampa foi alvo de uma série de ataques desferidos por um grupo de apoiadores e apoiadoras do presidente Jair Bolsonaro. A diretoria da Sedufsm, então, divulga nota em repúdio a tais ataques e em defesa da universidade pública, bem como de seus trabalhadores e trabalhadoras. Leia:

"Nota em defesa de nossas universidades

Naquele que muito provavelmente seja o pior momento que o Brasil já enfrentou em toda a sua história, com mais de três mil famílias chorando perdas todos os dias, com o sistema de saúde colapsando em praticamente todos os estados e com servidoras e servidores públicos exaustos e adoecidos, ainda temos de lidar com o ódio e as agressões de apoiadores e apoiadoras de Jair Bolsonaro.

No último domingo, 28 de março, um grupo de manifestantes favoráveis ao presidente da República e, por consequência, à sua postura criminosa e negacionista no que tange à pandemia, despiu-se de qualquer senso de humanidade e se deslocou até a frente do campus da UNIPAMPA em Itaqui (RS) para desferir acusações contra os (as) docentes e contra a própria instituição, insinuando que a mesma reunia “vagabundos de esquerda” interessados tão somente em onerar os cofres públicos. Apenas mais um episódio na série de ataques que o presidente e seus apoiadores vêm fazendo contra as universidades e institutos públicos de pesquisa.

Aqui em Santa Maria, é bom lembrarmos, passamos por situação parecida quando o empresário Luciano Hang, defensor confesso de Bolsonaro, manifestou ofensas à UFSM durante evento de inauguração de uma unidade das lojas Havan na cidade. O senso de pertencimento e gratidão da comunidade santa-mariense com a nossa universidade foi, contudo, maior que as investidas de Hang, suscitando manifestações de solidariedade e resistência na imprensa local.

A diretoria da Sedufsm vem, com esta nota, repudiar os ataques sofridos pela Unipampa, por suas e seus estudantes e servidores (as). Embora a escalada assustadora da pandemia em nosso estado nos impossibilite de tomar as ruas e fazer frente a esse tipo de manifestação, usamos as redes sociais para reafirmar nosso compromisso com a defesa da universidade pública e de todos (as) os (as) pesquisadores (as) e trabalhadores (as) que a mantêm de pé.

Enquanto o presidente e seus apoiadores e apoiadoras gastam seu tempo em manifestações grotescas e absurdamente insensíveis, a Unipampa, assim como as demais universidades públicas deste país, vem constituindo uma das frentes principais de batalha contra o novo coronavírus.

Exemplo disso é a doação inquestionável de servidores e servidoras ligadas aos hospitais universitários; o trabalho voluntário que estes, em conjunto com estudantes, têm se proposto a fazer no processo de vacinação da população; o desenvolvimento de mapeamentos e pesquisas visando a achatar a curva de contágio do vírus ou otimizar os recursos necessários aos pacientes em terapia intensiva; e as campanhas solidárias de arrecadação de alimentos e demais auxílios às famílias mais afetadas economicamente pela pandemia. A universidade é, sem dúvidas, trincheira de uma das principais (senão a principal) guerra sanitária por nós já enfrentada.

Assim, manifestamos nosso repúdio aos ataques ocorridos na cidade de Itaqui e reafirmamos nossa defesa intransigente da universidade pública, do Sistema Público de Saúde, da valorização de servidores e servidoras públicas e da vacina para todos e todas, já!.

Diretoria da Sedufsm

29 de março de 2021"

Fotos da Notícia

Em Santa Maria, UFSM também foi alvo de ataques por parte de Luciano Hang, em 2019

Compartilhe com sua rede social


© 2022 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041