MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32


ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que desde o dia 20 de outubro de 2021 recomeçou o atendimento presencial na sede. Os (as) sindicalizados (as) devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (55) 3222.5765 para fazer o agendamento da ida à sede.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

19/05/2021   19/05/2021 16h08m   | A+ A- |   333 visualizações

Pesquisa da UFSM vai rastrear variantes do coronavírus

Levantamento será realizado nas regiões norte e noroeste do Rio Grande do Sul

Trabalho será realizado por equipe da UFSM do campus de Palmeira das Missões
Trabalho será realizado por equipe da UFSM do campus de Palmeira das Missões

A UFSM vai fazer um rastreamento de variantes do coronavírus nas regiões norte e noroeste do Rio Grande do Sul. O trabalho, que iniciará em breve, será realizado através do programa de extensão ‘UFSM-Detecta’, do campus Palmeira das Missões. O projeto pretende identificar as linhagens e variantes genéticas do SARS-CoV-2 circulantes na macrorregião Norte do Rio Grande do Sul e analisar o perfil genômico das linhagens identificadas.

A aprovação do projeto no edital Fundação de Apoio à Pesquisa do RS (Fapergs) foi divulgada no dia 23 de abril e conta com a orientação compartilhada dos professores Daniel Graichen, Terimar Moresco, Ângela Batista e colaboração do pesquisador Gabriel da Luz Wallau, da FioCruz – Pernambuco. Além disso, participam efetivamente do projeto a mestre e doutoranda Jéssyca Schwantes, a mestre e graduanda Mariana Trevisan e o técnico-administrativo em educação, Juliano Uczay, todos da UFSM-PM.

Após submissão da proposta à Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS (FAPERGS), referente ao Edital Auxílio Recém Doutor- ARD n.º10/2020, pela professora Ângela Batista, o projeto de pesquisa Vigilância Genômica de SARS-CoV-2 na Macrorregião Norte do Rio Grande do Sul, ou Detecta-Variantes, foi aprovado e receberá o valor de R$22.500,00 para custeio de materiais a serem utilizados para as análises. Segundo a Fapergs, o edital foi muito concorrido, com mais de 420 propostas submetidas. Ao final, 148 projetos foram contemplados, sendo 26 da UFSM.

De acordo com a professora Ângela Batista, o projeto ‘Detecta-Variantes’ poderá trazer respostas importantes para o curso da pandemia em nosso estado. “Algumas das consequências potenciais de variantes emergentes são a transmissibilidade aumentada, aumento da morbidade e da mortalidade, escape da detecção por testes de diagnóstico, suscetibilidade diminuída a medicamentos e a anticorpos neutralizantes e a capacidade de infectar indivíduos vacinados. Dessa maneira, as descobertas de novas variantes mais transmissíveis em combinação com detalhes genômicos são importantes para subsidiar medidas de prevenção da transmissão e tratamento da COVID-19”, afirma a pesquisadora.

Além do projeto financiado pela Fapergs, o ‘UFSM-Detecta’, em cooperação com o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM –UFSM), Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS (UNIJUÍ) e Universidade de Passo Fundo (UPF), pretende ampliar a amostragem para análises de variantes em portadores do vírus de outras regiões do estado.

 

Fonte e imagem: Assessoria de Comunicação da UFSM/Palmeira das Missões

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm).

Fotos da Notícia

Trabalho será realizado por equipe da UFSM do campus de Palmeira das Missões

Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041