12º Conad extraordinário discute importância de mobilização nas ruas SVG: calendario Publicada em 06/07/21 18h27m
SVG: atualizacao Atualizada em 06/07/21 18h37m
SVG: views 237 Visualizações

Conselho do ANDES-SN iniciou na sexta, 2 de julho, abordando a conjuntura do país

Alt da imagem

A importância de o movimento sindical, em conjunto com outros setores da classe trabalhadora e da juventude, manter-se nas ruas, com todos os cuidados sanitários que a pandemia ainda exige, foi o principal consenso obtido entre os participantes da plenária do Tema I (Conjuntura) do 12º Conad Extraordinário, ocorrido na última sexta-feira, 2, de forma virtual. A Sedufsm participa do evento na figura das diretoras Márcia Morschbacher (delegada) e Liane Weber, e do professor João Gilli Martins (observador). 

Alguns pontos principais que compuseram o debate diziam respeito à crise mundial do Capital, aprofundada no último período; à reação mundial da classe trabalhadora, em especial na América Latina, onde Peru, Colômbia e Chile foram exemplos de resistência organizada; à Reforma Administrativa (PEC 32); aos cortes orçamentários na Educação; ao desmonte dos serviços públicos e das políticas sociais; à ação deliberada de extermínio dos povos originários e seus territórios e das reservas naturais; às privatizações das empresas públicas; e, por fim, à presença do ANDES-SN e de suas seções sindicais nos recentes atos pelo Fora Bolsonaro e Mourão e em defesa da vida país afora.

Outras questões levantadas pelos participantes da plenária foram a intervenção do governo Bolsonaro nas escolhas de reitores e reitoras das Instituições Federais de Ensino; o negacionismo, a corrupção e a ineficácia do governo no combate à pandemia (levando a que o Brasil já contabilize mas de 520 mil vidas perdidas por Covid-19) e a aplicação de medidas do governo federal por governadores, a exemplo de reformas da previdência, administrativas, políticas de arrocho e cortes orçamentários.

Frente a todo esse cenário, os participantes aprovaram a intensificação das ações pelo Fora Bolsonaro e Mourão, e também a construção do IV Encontro Nacional de Educação, previsto para ocorrer em 2022, como instrumento de luta e reorganização da classe trabalhadora.

Milton Pinheiro destaca que o plenário do 12º Conad Extraordinário debateu, a partir dos diversos textos apresentados, a conjuntura brasileira e internacional, examinando que vivemos uma crise condensada que rebate em seus aspectos políticos, econômicos e sociais.

Segundo o 1º vice-presidente do ANDES-SN, trata-se de uma operação de destruição da classe trabalhadora, com ataques sem trégua à população pobre, negra e periférica, aos LGBTs e às mulheres, levada a cabo pelo governo do agitador fascista Jair Bolsonaro, que, para além de sua pauta obscurantista e anticientífica, age contra as liberdades democráticas e na organização de uma pauta golpista. 

“Professores e professoras criticaram de forma veemente a postura do governo federal diante da Covid-19 e o extermínio da nossa população causado pela irresponsabilidade desse governo. No entanto, localizamos um novo ciclo de lutas da nossa classe que se mobiliza contra as privatizações das empresas estatais, denuncia as "novas" contrarreformas, exigindo orçamento para as universidades, Institutos Federais e CEFETs, vacinação para todos/as. É preciso combater a carestia, lutar por vacina no braço e comida no prato”, explica.

De acordo com o coordenador da plenária do Tema I, a luta de classes está entrando numa nova quadra com capacidade de mudar a correlação de forças e a unidade de ação será o maior instrumento da categoria. “A marca registrada da nossa plenária é pelo fora Bolsonaro e Mourão”, conclui.

Participaram também da condução da plenária a 1ª vice-presidenta da Regional Norte II, Joselene Ferreira Mota, a 1ª vice-presidenta da Regional Planalto, Neila Nunes de Souza, e o 1ª vice-presidente da Regional Sul, Edmilson Aparecido da Silva.

Participantes

O 12° Conad Extraordinário conta com a presença de 251 pessoas, sendo 66 delegados e delegadas, 138 observadores e observadoras, 33 diretores e diretoras, 14 convidados e convidadas. Representantes de 76 seções sindicais do ANDES-SN participam do evento.

Ainda na noite da sexta, 2, os e as docentes dividiram-se em grupos mistos para debater as questões organizativas e financeiras do Sindicato Nacional. Os trabalhos serão retomados nesta sexta-feira, 9, quando estão previstas a realização dos grupos mistos sobre o Plano de Lutas dos Setores do ANDES-SN e a plenária do Tema II. Na sexta seguinte, 16, ocorrerão as plenárias do Tema III e de encerramento.

Fonte e imagem: ANDES-SN

Edição: Bruna Homrich/Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

12º Conad extraordinário fecha tendo como uma das prioridades a luta contra a PEC 32

SVG: calendario 19/07/2021
SVG: tag 12º Conad extraordinário
Diretora da Sedufsm ressalta positividade em deliberações como a de sair às ruas contra o governo Bolsonaro

12º Conad extraordinário aprova congresso presencial em 2022

SVG: calendario 13/07/2021
SVG: tag 12º Conad extraordinário
Conselho do ANDES-SN, iniciado em 2 de julho, será finalizado na sexta, 16 de julho

12º Conad extraordinário inicia sexta, 2, com alteração de datas

SVG: calendario 30/06/2021
SVG: tag 12º Conad extraordinário
Em função do ato de ‘3J’, o evento vai ocorrer em três sextas-feiras: 2, 9 e 16 de julho
Veja todas as notícias