MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Sindicato

ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que, desde o dia 23 de março de 2020, em função da pandemia, a sede do sindicato está fechada e os atendimentos sendo realizados de forma remota. Os (as) sindicalizados (as) podem entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail [email protected] ou pelos telefones (55) 99962-2248 e (55) 99935-8017.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

13/07/2021   13/07/2021 15h57m   | A+ A- |   144 visualizações

12º Conad extraordinário aprova congresso presencial em 2022

Conselho do ANDES-SN, iniciado em 2 de julho, será finalizado na sexta, 16 de julho

Plenária virtual ocorrida na sexta, 9 de julho
Plenária virtual ocorrida na sexta, 9 de julho

No segundo dia de debates do 12º Conad extraordinário do ANDES-SN, na sexta, 9 de julho, a resolução que ocupou boa parte da plenária foi a realização do Congresso do Sindicato Nacional. Foram apresentadas duas propostas, uma para a realização do evento, em formato presencial, no primeiro trimestre de 2022; e outra para a realização do congresso em formato virtual, em outubro desse ano. Após amplo debate, a maioria dos delegados e delegadas votou para que o congresso – instância máxima deliberativa do ANDES-SN – aconteça presencialmente no início do ano que vem, caso existam condições sanitárias para tal.

A aprovação da proposta que determina congresso presencial no primeiro trimestre de 2022 “mostrou-se adequada”, conforme a professora Márcia Morschbacher, secretária-geral da Sedufsm, e que participa das reuniões do Conad na condição de delegada da seção sindical.  Na avaliação dela, há dificuldades de realização em formato virtual de um evento com o porte dos Congressos do ANDES-SN. Além disso, acrescentou ela, é primordial que “toda a nossa energia esteja voltada, no próximo período, para os enfrentamentos aos inúmeros ataques, a exemplo da reforma administrativa e dos cortes aos orçamentos das universidades e institutos federais, e para a luta pelo fim do governo Bolsonaro”. Além de Márcia, a professora Liane Weber e o professor João Carlos Gilli Martins também participam do Conad na condição de observadora e observador.

Na sexta, 9 de julho, segundo dia do 12º Conad extraordinário, a plenária em debate foi a do Tema II - Questões Organizativas e Financeiras. Já o evento em si, relembrando, possui como central “Em defesa da vida, da educação pública e dos serviços públicos: resistir é preciso!”. O Conad vem acontecendo em formato virtual, em três sextas-feiras consecutivas (2, 9 e 16 de julho).

Os e as docentes deliberaram durante a plenária do dia 9 pela contribuição financeira do Sindicato Nacional para o Projeto Nacional Cozinhas Solidárias do MTST, para doação de alimento e quentinhas do MST e/ou para outras iniciativas de solidariedade dos movimentos sociais no combate à fome, até o próximo Congresso. E decidiram também que as seções sindicais avaliem a possibilidade de realizar ações de solidariedade e combate à fome. Participantes aprovaram, ainda, as contas as contas do exercício de 2020 e a previsão orçamentária para 2022 do Sindicato Nacional.

Para Cristine Hirsch Monteiro, 1ª vice-presidenta da Regional NE2 que presidiu a mesa da plenária, os debates e posicionamentos na plenária apontaram que o ANDES-SN segue junto, unido e cada vez mais forte no sentido de enfrentar as dificuldades que se apresentam.

Além de Cristine, participaram também da coordenação dos trabalhos Marcos Antonio Tavares Soares, 1º vice-presidente da Regional NE3, Alexsandro Donato Carvalho, 2º vice-presidente da Regional NE2, e Mario Mariano Ruiz Cardoso, 1º vice-presidente da Regional Leste.

12º Conad Extraordinário

Antecedendo a plenária do Tema II, no período da manhã dessa sexta, os e as docentes se dividiram em grupos mistos para debater as propostas de resoluções do Tema III – Planos de Lutas dos setores. Na abertura dos trabalhos da tarde foi apresentado o vídeo do ANDES-SN dos atos de 3 de julho, com convocação para participação nas futuras manifestações.


Fonte e imagem: ANDES-SN
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

Fotos da Notícia

Plenária virtual ocorrida na sexta, 9 de julho

Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041