Dica cultural: professor resgata obra de Alexander von Humboldt SVG: calendario Publicada em 16/07/21
SVG: atualizacao Atualizada em 16/07/21 17h00m
SVG: views 1105 Visualizações

Cesar De David resume livro que destaca importância do trabalho do geógrafo e naturalista alemão

Alt da imagem
O geógrafo e naturalista alemão, Alexander von Humboldt

Sextou na quarentena! A dica cultural desta sexta, 16, se refere ao livro que resgata a importância da obra de Friedrich Wilhelm Heinrich Alexander von Humboldt, o barão de Humboldt, mais conhecido como Alexander von Humboldt. Diz a Wikipedia que Humboldt foi um geógrafo, naturalista e explorador nascido na Prússia, atual Alemanha. Para o geógrafo e professor da UFSM, Cesar De David, o naturalista é mais que isso: a obra de Humboldt possivelmente esteja por trás da sua opção profissional. É esse um dos motivos pelos quais, em sua dica, o docente da UFSM sugere a leitura de ‘A invenção da natureza – A vida e as descobertas de Alexander Von Humboldt’. O livro, publicado em 2016, tem a assinatura da historiadora e escritora teuto-britânica, Andrea Wulf. A publicação varia de preço, dependendo da editora. Os valores de 65 reais a 80 reais, em média. Boa dica!

“Ainda na adolescência, por meio de um documentário que passou na televisão, conheci Humboldt, um viajante que percorreu mares e terras em busca de conhecimento sobre fauna, flora, minerais, gentes, elementos, fenômenos, objetos e os mecanismos responsáveis pela sua organização e articulação. Sua vida e trabalho me encantou definitivamente e, talvez por isso, tenha sido um dos responsáveis pela minha escolha pela Geografia. Agora, mais recentemente, numa viagem de retorno a Santa Maria, no aeroporto de São Paulo, me deparo com uma obra dedicada às aventuras desse grande viajante. Novamente fui conquistado pela curiosidade em acompanhar suas aventuras, que Andrea Wulf tão bem descreve em sua obra ‘A invenção da natureza – A vida e as descobertas de Alexander Von Humboldt’. 

A obra está organizada em cinco partes, todas articuladas em torno da ideia – esse conceito-chave da Filosofia, cujo significado (um deles) remete à noção de unidade observável na multiplicidade. Nada qualifica melhor o biografado do que essa ideia. Foi único em seu tempo, sábio ainda jovem, incansável em seu trabalho de pensar o mundo para além dos limites de sua visão e de seu próprio conhecimento. A ciência moderna que ajudou a fundar, posteriormente o classificou de naturalista, seu legado, no entanto, estende-se muito além das fronteiras construídas para cercar o saber e os homens.

O verdadeiro descobridor das Américas, para os povos latino-americanos, foi precursor da ecologia e do ativismo político, denunciando a escravidão e a exploração do trabalhador que encontrou pelo caminho e, por essas razões, foi impedido de percorrer o Brasil. Nesse momento que o país atravessa, de desvalorização da ciência e dos cientistas, de cerceamento ao pensamento e às ideias, cumpre que alcancemos as intenções da autora ao escrever esse livro “redescobrir Humboldt e devolvê-lo ao seu lugar de direito no panteão da natureza e da ciência”.”

Livro: WULF, Andrea. A invenção da natureza: A vida e as descobertas de Alexander Von Humboldt. São Paulo: Editora Planeta, 2016.


Cesar De David

Professor do departamento de Geociências da UFSM.

 

Imagem: Nossa ciência
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Um louvor para o príncipe das trevas do rock

SVG: calendario 01/08/2025
SVG: tag Cultura
Professor Carlos Armani escreve sobre a obra musical de Ozzy Osbourne

Vai começar a festa da música e da gastronomia

SVG: calendario 25/07/2025
SVG: tag Cultura
Festival de Inverno, que vai de 27 de julho a 3 de agosto, completa 40 edições aproximando UFSM e comunidade regional

Espetáculo “Terezas de Benguela Presente” exalta a ancestralidade e o protagonismo das mulheres negras

SVG: calendario 18/07/2025
SVG: tag Cultura
Montagem coletiva sobe ao palco no dia 25 de julho para celebrar a memória e a resistência de mulheres negras de Santa Maria

Veja todas as notícias