MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Sindicato

ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que, desde o dia 23 de março de 2020, em função da pandemia, a sede do sindicato está fechada e os atendimentos sendo realizados de forma remota. Os (as) sindicalizados (as) podem entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail [email protected] ou pelos telefones (55) 99962-2248 e (55) 99935-8017.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

19/07/2021   20/07/2021 12h37m   | A+ A- |   685 visualizações

Diretoria e CR da Sedufsm repudiam candidaturas à reitoria que não participaram de debate com comunidade

Candidatos(as) que não colocaram seus projetos de universidade sob avaliação da comunidade feriram processo democrático

Eleição nos Conselhos Superiores ocorre no dia 28 de julho, a partir das 8h30
Eleição nos Conselhos Superiores ocorre no dia 28 de julho, a partir das 8h30

Nesta segunda-feira, 19, a diretoria e o Conselho de Representantes da Sedufsm vêm a público manifestar seu posicionamento acerca do processo sucessório para a reitoria da UFSM. Embora tenha realizado críticas à forma como a etapa de consulta à comunidade foi construída, a nota divulgada pela entidade não deixa dúvidas: é preciso garantir que a democracia seja o fio condutor dos processos decisórios dentro da universidade, de forma que não é possível admitir a eleição de candidatos e candidatas à reitoria que não tenham colocado seus projetos de universidade sob avaliação da comunidade acadêmica.

Isto é: candidaturas que não participaram da etapa da pesquisa de opinião, na qual as propostas de cada chapa foram publicizadas e avaliadas por docentes, estudantes e técnico-administrativos em educação, devem ser repudiadas, sob pena de ser alçado, ao posto máximo da instituição, um nome que não obteve o respaldo de quem constrói cotidianamente a universidade.

A eleição à reitoria da UFSM foi composta por duas etapas: a primeira consistiu na pesquisa de opinião eletrônica realizada junto aos segmentos no dia 24 de junho; já a segunda ocorrerá no dia 28 de julho, nos Conselhos Superiores, a partir das 8h30, quando será elaborada a lista tríplice a ser enviada ao governo. Inscreveram-se para a eleição nos Conselhos quatro candidaturas ao cargo de reitor(a), e quatro ao cargo de vice.

Leia a nota na íntegra (a versão em PDF está disponível para download ao final desta página):

"Nota sobre o processo de eleição para a Reitoria da UFSM

A diretoria e o Conselho de Representantes da SEDUFSM, Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria, tendo em vista o processo de eleição para a Reitoria da instituição vêm a público manifestar que:

1. A SEDUFSM, desde a sua fundação, carrega consigo como princípios fundamentais a defesa da autonomia universitária e a defesa da democracia. São estes princípios basilares da luta pela universidade pública, gratuita e de qualidade. Com base nesses princípios, a entidade construiu uma trajetória de luta e construção da democracia na UFSM, sempre aberta ao diálogo com a comunidade e instâncias administrativas da universidade, porém mantendo a sua autonomia. Foi assim que a SEDUFSM historicamente participou dos principais momentos de exercício da cidadania na instituição. Esteve presente na construção do movimento Universidade pela Base, na defesa do voto paritário para escolha de Reitor/a e pela paridade nos diversos processos eleitorais na instituição;

2.  Lamentavelmente, no período em que as universidades públicas têm vivido um de seus momentos mais difíceis, diante de um governo federal que não apenas tem impactado o seu funcionamento com cortes orçamentários, como tem atacado sistematicamente a sua autonomia, não tivemos a oportunidade de participar das discussões que deflagraram o atual processo eleitoral. Por conta deste fato, optamos pela não indicação de representante da entidade para a Comissão Especial para a pesquisa de opinião pública com a Comunidade Universitária para a escolha de Reitor/a e Vice-Reitor/a, posição que foi tornada pública em Nota divulgada no dia 30 de abril de 2021.

3.   Criticamos o formato de consulta, que se baseia na duplicidade dos modelos de participação na referida pesquisa, assim como o previsível retrocesso de uma eleição anteriormente democraticamente paritária, com a aceitação das decisões decorrentes da imposição judicial, que trouxe a perda da histórica conquista do voto paritário das categorias. Porém, nossas críticas ao formato da consulta realizada não representam chamamento à omissão ou ausência no processo atual.  

4. Com efeito, a direção da SEDUFSM, ao reafirmar as posições e os princípios históricos do movimento sindical docente, diante do atual processo de eleição para a Reitoria, considera que o mínimo para garantia democrática na escolha de dirigentes máximos para a UFSM deve ser o debate público das candidaturas. Desse modo, quaisquer candidaturas aos cargos de reitor(a) ou vice-reitor(a) que NÃO tenham se submetido ao DEBATE público, na comunidade universitária, são ANTIDEMOCRÁTICAS E GOLPISTAS portanto, têm o nosso REPÚDIO.

 

Santa Maria, 19 de julho de 2021".

 

Edição: Bruna Homrich/Assessoria de Imprensa da Sedufsm

Foto: UFSM

 

Fotos da Notícia

Eleição nos Conselhos Superiores ocorre no dia 28 de julho, a partir das 8h30

Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041