CNPq sofre apagão e ainda não se sabe extensão da perda de dados SVG: calendario Publicada em 28/07/21
SVG: atualizacao Atualizada em 28/07/21 10h32m
SVG: views 784 Visualizações

Sindicato alerta que problema enfrentado pelo órgão federal é fruto do sucateamento e precarização

Alt da imagem

“Não sabemos direito o que perdeu, se foram alguns segundos, horas, dias, a folha de pagamento está comprometida, pois vai ter que fazer processo manual. Tá um caos no CNPq", diz o áudio de uma conversa entre uma servidora e um docente, ao qual a imprensa do Sindicato Nacional dos Docentes (ANDES-SN) teve acesso, mas não conseguiu comprovar a autenticidade.

Esse diálogo reforça a situação crítica no CNPq, que desde segunda-feira (26), está com diversas plataformas inacessíveis, entre elas as Plataformas Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes) e Carlos Chagas. Segundo informação do órgão de fomento, houve indisponibilidade do sistema. No entanto, áudios de servidores do Conselho, que circularam em redes sociais, informam que houve "queima de uma placa do servidor" e ainda não é possível saber a extensão do problema, nem quais dados foram perdidos.

Em um primeiro informe, o CNPq comunicou que seguia em esforço conjunto com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI) para reestabelecer o sistema. E declarou que todos os prazos estão suspensos e foram prorrogados. Em outro comunicado divulgado em suas redes, o CNPq declarou que “o problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados”. Ainda segundo a comunicação social do Conselho, "o pagamento das bolsas implementadas não será afetado e os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados".

Rivânia Moura, presidenta do ANDES-SN, critica a situação e aponta que esse “apagão” nos dados do CNPq é consequência da precarização das condições de trabalho e infraestrutura no CNPq e do desfinanciamento que o órgão é alvo, desde o início do governo de Jair Bolsonaro. 

A presidenta do Sindicato Nacional lembra que, apesar das críticas ao produtivismo imposto pelas agências de fomento às e aos docentes e pesquisadoras e pesquisadores, as plataformas como a Lattes e Carlos Chagas servem como instrumento de buscas e informação e para que a população possa ter acesso ao conhecimento científico e acadêmico produzido no país com financiamento público.

Plataformas afetadas

Entre os sistemas afetados pelo “apagão” do CNPq estão as plataformas Lattes e Carlos Chagas. Além de disponibilizar currículos, dados e estatísticas da produção científica no Brasil por região, instituição, sexo e idade, a plataforma Lattes também divulga informações valiosas sobre programas de incentivo à pesquisa como bolsas; auxílios e prêmios.

Já a plataforma Carlos Chagas reúne dados sobre bolsas, auxílios, encaminhamento de projetos e pedidos de bolsas, andamento dos processos, emissão de pareceres, assinaturas de termos de concessão, relatórios técnicos e de prestação de contas, entre outras facilidades, para pesquisadores brasileiros e estrangeiros.


Fonte: ANDES-SN com edição de Fritz R. Nunes (Sedufsm)
Imagens: Divulgação

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

69º Conad do ANDES-SN ocorre de 3 a 5 de julho, em São Luís (MA)

SVG: calendario 30/04/2026
SVG: tag ANDES-SN
Em breve, diretoria da Sedufsm convoca assembleia para eleger delegação ao evento

ANDES-SN participa de reunião no MEC para discutir critérios na eleição de dirigentes das IFE

SVG: calendario 29/04/2026
SVG: tag ANDES-SN
Sindicatos aproveitaram encontro da terça, 28 de abril, e cobraram itens pendentes do acordo de greve de 2024

GT de Formação Sindical discute articulação internacional em defesa da educação pública

SVG: calendario 28/04/2026
SVG: tag ANDES-SN
Vânia Paz, diretora da Sedufsm, participou da reunião do GT, que também debateu questões organizativas e financeiras

Veja todas as notícias