Estudantes organizam ato em defesa da educação para quarta, 11 de agosto SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 09/08/21 17h45m
SVG: views 654 Visualizações

Manifestação em S. Maria ocorre na praça Saldanha Marinho e tem apoio da Sedufsm, entre outras entidades

Alt da imagem

Na quarta-feira, 11 de agosto, as (os) estudantes realizam ato público em defesa da educação e pelo “Fora Bolsonaro” em todo o país. Em Santa Maria, onde o ato é organizado por diversos coletivos estudantis, entre eles, o DCE da UFSM, com o apoio da Sedufsm e de diversas outras entidades, a manifestação ocorre a partir das 16h, na praça Saldanha Marinho. A atividade, que tem previsão de durar 2h30min, contará com uma programação que abrirá espaço para expressões da arte e da cultura como ferramentas de resistência.

A data do ato está relacionada ao fato de que em 11 de agosto se comemora o Dia da e do Estudante. Na conjuntura atual, conforme o manifesto de organização do evento, o foco da mobilização estudantil parte da ideia de que a destruição das nossas universidades é parte da política “genocida e neoliberal de Bolsonaro”. Diz ainda o texto que “essa mesma política também é responsável pelas mais de 550 mil mortes por COVID, pelo desinvestimento no SUS, pelos milhões de desempregados, pelo aumento brutal do preço dos alimentos, do gás, da luz, enquanto os salários não dão conta”.

O documento que descreve o ato desta quarta, 11, cita ainda a importância se ser revogada a Lei do teto de gastos (EC 95), que está sucateando a educação pública, e de opor-se ao governo Bolsonaro, o “principal inimigo da Educação”, tendo em vista “os cortes cada vez maiores no orçamento”, o que causa reflexos na realidade das escolas, e também da UFSM. “Ao contrário do que diz Bolsonaro, as universidades são importantíssimas para a sociedade, cumprindo um papel fundamental no combate à pandemia. Quem vive em Santa Maria sabe a importância da UFSM para a cidade”, frisa o manifesto.

Diante de aspectos como os já citados, estudantes e entidades organizadoras do ato de 11 de agosto convocam “todos(as) que foram ou são estudantes, que defendem a educação, a ciência e a vida, para se somarem a nós no 11A, e também na luta pelo Fora Bolsonaro”. Diz ainda nota: “Vamos lutar pelo fim da EC 95 do Teto de Gastos, contra os cortes e por mais investimentos na Educação e no SUS, contra a Reforma Administrativa e a Privatização dos Serviços Públicos, por vacina para todos (as), renda básica emergencial, empregos, aumento salarial, redução do preço da passagem, e pelo FORA BOLSONARO E MOURÃO!.”

 

Texto: Fritz R. Nunes
Imagem: Divulgação
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

GT da Sedufsm tem debate sobre Carreira Docente nesta sexta, 16, às 10h

SVG: calendario 15/08/2024
SVG: tag Sedufsm
Reunião em formato híbrido servirá para discussão sobre nova carreira a partir do acordo da greve de 2024

Os avanços e desafios do campus de Cachoeira do Sul

SVG: calendario 14/08/2024
SVG: tag Sedufsm
Unidade da UFSM completou 10 anos no último domingo, 11 de agosto

Lucas Pelissari: “milimétricos avanços, arrancados na luta política”

SVG: calendario 13/08/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, docente da Unicamp analisa versão final da Reforma do Ensino Médio

Veja todas as notícias