ANDES-SN promove semana de luta contra intervenções nas IFEs SVG: calendario Publicada em 23/08/21
SVG: atualizacao Atualizada em 23/08/21 15h57m
SVG: views 593 Visualizações

Governo Bolsonaro já desrespeitou decisão de comunidade acadêmica em mais de 20 universidades

Alt da imagem

A partir desta segunda, 23, até sexta, 27 de agosto, o ANDES-SN realiza a Semana Nacional de Luta contra a intervenção nas Instituições Federais de Ensino (IFEs). Desde o início do governo de Jair Bolsonaro já são pelo menos 25 instituições que sofreram intervenção do presidente na escolha de reitores e reitoras, que não foram os indicados pela comunidade acadêmica. 

A realização da semana de mobilizações foi sugerida na reunião dos setores das Instituições Federais de Ensino (Ifes) e das Estaduais e Municipais de Ensino (Iees/Imes) do ANDES-SN e aprovada nos últimos encontros dos conselhos do ANDES (Conads). Mario Mariano, da coordenação do Setor das Ifes do Sindicato Nacional, explica que “a diretoria do ANDES-SN junto com a categoria docente tem lutado historicamente para que as escolhas de dirigentes das universidades, institutos federais e CEFETs iniciem e terminem dentro das instituições”.

Nacionalmente, o ANDES-SN organiza uma ação conjunta com as demais entidades nacionais do setor da Educação e irá elaborar materiais de divulgação e agitação. Será realizada também uma live na terça-feira (24) para debater o impacto das intervenções nas Ifes.

Atualmente, três universidades federais aguardam nomeações para suas reitorias – do Tocantins (UFT), de Santa Maria (UFSM) e de Goiás (UFG). Em outras dez, os mandatos de atuais reitores e reitoras vencem entre março e novembro de 2022. Ou seja, Bolsonaro ainda poderá inteferir na escolha de reitores para as Federais de Minas Gerais (UFMG), do Oeste do Pará (UFOPA), do ABC (UFABC), do Sudoeste da Bahia (UFSB), de Santa Catarina (UFSC), do Acre (UFAC), da Bahia (UFBA), do Amapá (Unifap) e Fluminense (UFF).

Dossiê
Em abril desse ano, o ANDES-SN lançou o dossiê “Militarização do governo Bolsonaro e intervenção nas Instituições Federais de Ensino”. O material faz uma análise da militarização das escolas públicas e da intervenção do governo federal na escolha de dirigentes das Instituições Federais de Ensino. Aponta, ainda, as tarefas políticas no enfrentamento a esse cenário.

Fonte e imagem: ANDES-SN
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

ANDES-SN debate progressões, orçamento e vaga nas universidades com Andifes

SVG: calendario 13/08/2026
SVG: tag ANDES-SN
Reunião ocorreu na manhã desta quarta, 12 de agosto

Muitos Davis e um só Golias: semana de solidariedade a Cuba recebe embaixador na Sedufsm

SVG: calendario 12/08/2026
SVG: tag ANDES-SN
Victor Palomo destaca resistência da ilha diante do bloqueio de seis décadas, além de reforçar a importância da “união na diversidade” entre toda a América Latina e Caribe

Fonasefe alerta para desigualdade de até 182% em auxílios pagos a servidores do Executivo

SVG: calendario 10/08/2026
SVG: tag ANDES-SN
Movimento sindical reivindica isonomia no serviço público federal para evitar privilégios

Veja todas as notícias