Sedufsm convida categoria para panfletagem contra a PEC 32 SVG: calendario Publicada em 10/09/21
SVG: atualizacao Atualizada em 10/09/21 12h45m
SVG: views 753 Visualizações

Atividade ocorre na próxima terça, 14, a partir das 16h, na Praça Saldanha Marinho

Alt da imagem

Dando sequência à série de ações nas quais o sindicato está envolvido com o objetivo de fortalecer a mobilização contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, também conhecida como a primeira fase da Reforma Administrativa, a diretoria convida toda a base para participar de uma ação de panfletagem na próxima terça-feira, 14. A partir das 16h, na Praça Saldanha Marinho, a Sedufsm, em conjunto com outras entidades ligadas ao funcionalismo e à defesa dos serviços públicos, irá às ruas da cidade dialogar com a população a respeito do que está em jogo com a Reforma. Se aprovada, a proposta tende a ser o mais duro golpe já sofrido pelos serviços públicos brasileiros e, por consequência, pelas pessoas que utilizam tais serviços.

Saúde, educação, segurança, saneamento, previdência e assistência social são exemplos de áreas a serem profundamente afetadas em caso de a Reforma passar. Ao enfraquecer o concurso público, possibilitando contratações precárias, a Reforma fere o princípio de impessoalidade e tende a facilitar que ingressem no serviço público não os mais capacitados e avalizados pelos processos seletivos, mas pessoas indicadas por determinados grupos políticos ou governos de plantão.

Ao submeter a permanência ou a demissão dos servidores a uma avaliação de desempenho cujos critérios e avaliadores não estão nem um pouco claros, a Reforma abre brecha para perseguições político-ideológicas, assédio moral e quebra do direito à estabilidade.

Esses são apenas alguns pontos que conferem à Reforma – ou melhor, à sua rejeição - o lugar de principal reivindicação do movimento docente e dos movimentos sociais como um todo.

Hoje o texto tramita na Câmara dos Deputados, onde foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e agora está sob análise de uma Comissão Especial. Embora um substitutivo ao texto original tenha sido apresentado no dia 1º de setembro, os principais ataques à rede pública e a seus servidores seguem praticamente intocáveis, de forma que o movimento docente reforça, cada vez mais, sua defesa de que é necessário derrubar o texto por completo.

ANOTE NA AGENDA: 

Próxima terça, 14 de setembro, às 16h: Panfletagem contra a PEC 32 na Praça Saldanha Marinho. Venha conosco defender os serviços públicos e sensibilizar a população que, mesmo ainda sem saber, será a mais afetada em caso de a Reforma passar. 

 

Texto: Bruna Homrich

Imagem: Bruno Silva

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Reforma Administrativa quer serviços públicos sob controle de setores privatistas, diz presidente da Sedufsm

SVG: calendario 22/10/2025
SVG: tag Reforma Administrativa
Everton Picolotto participou de plenária organizada pela Assufsm na manhã desta quarta, 22, no CCR

Reunião sobre Reforma Administrativa acontece nesta sexta, 24 de outubro, no CEFD

SVG: calendario 22/10/2025
SVG: tag Reforma Administrativa
Atividade integra a agenda de mobilização e diálogo sobre os impactos da proposta em tramitação no Congresso Nacional

Sedufsm participa de debate sobre Reforma Administrativa no CCR nesta quarta (22)

SVG: calendario 21/10/2025
SVG: tag Reforma Administrativa
Atividade organizada pela Assufsm é destinada também a docentes e estudantes da UFSM e integra série de mobilizações contra a Reforma

Veja todas as notícias