Diretoria do ANDES-SN repudia possibilidade de fechamento da UERGS SVG: calendario Publicada em 22/09/21
SVG: atualizacao Atualizada em 22/09/21 12h53m
SVG: views 605 Visualizações

Representante do governo estadual defendeu extinção da universidade para compra de vagas em instituições privadas

Alt da imagem

A diretoria do ANDES-SN divulgou nota em solidariedade à Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), repudiando quaisquer tentativas de fechamento da instituição por parte do governo estadual. O documento foi suscitado por recente declaração do deputado Edson Brum (MTB), também secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, em painel público realizado no município de Frederico Westphalen. Na ocasião, ele, que representava o governador Eduardo Leite (PSDB), defendeu a extinção da UERGS e o uso de seus recursos para compra de vagas em universidades privadas.

“A extinção da UERGS, como propôs o representante do governador, seria nefasto tanto para a história inclusiva da instituição quanto para a população gaúcha que necessita de espaços públicos para materializar sua formação e seus sonhos de uma vida melhor”, aponta trecho da nota, que pode ser lida, na íntegra, abaixo:

“NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN DE SOLIDARIEDADE À UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL: A UERGS NÃO PODE FECHAR!!!

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, pública e gratuita, tem 20 anos de existência. Neste período se destacou como um polo de construção do conhecimento e de acessibilidade para a população gaúcha e nacional afirmando espaços públicos para a formação crítica, comprometida com o desenvolvimento social, econômico e cultural em 24 unidades regionais, distribuídas em todo território gaúcho.

Neste sentido a UERGS é um patrimônio consolidado da afirmação da educação para todos/todas, que simboliza e materializa uma luta por espaços educacionais estaduais advindos desde a federalização da UFRGS (que nasceu como uma universidade estadual) sempre comprometida, conforme declara, “com a educação como forma de estabelecer igualdade, oportunidade, pluralismo de pessoas e ideias, inclusão social, democracia, respeito aos direitos humanos reconhecendo as diferenças.”

Neste contexto o ANDES-SN se solidariza com a comunidade da UERGS e repudia a fala do secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Deputado Estadual Edson Brum (MDB) que, representando o governador Eduardo Leite (PSDB) em um painel público realizado no município de Frederico Westphalen, em 26/08/2021, defendeu a extinção da UERGS e o uso de seus recursos para comprar vagas em universidades privadas. Trata-se de mais um ataque direto à universidade pública que reforça a lógica neoliberal de transformar a educação em mercadoria. A extinção da UERGS, como propôs o representante do governador, seria nefasto tanto para a história inclusiva da instituição quanto para a população gaúcha que necessita de espaços públicos para materializar sua formação e seus sonhos de uma vida melhor.

A luta e afirmação da educação pública, gratuita, de qualidade, laica e socialmente referenciada é hoje no país um divisor de águas entre a busca da construção de um projeto de nação para todos/todas o(a)s trabalhadores e trabalhadoras, que afirma sua riqueza e valoriza a diversidade de seu povo, e a visão neoliberal que privatiza os espaços públicos, como Eduardo Leite vem fazendo com a Corsan (empresa estadual de água e saneamento) e o Banrisul (único banco público estadual do país), repetindo localmente o que faz Bolsonaro na Eletrobras, nos Correios e por meio da PEC 32, proposta que visa destruir o Estado e o serviço público brasileiro.

Assim reafirmamos toda nossa solidariedade à UERGS e repúdio a qualquer tentativa de fechamento daquela universidade, espaço fundamental para o pleno desenvolvimento autônomo e sustentável do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Brasília(DF), 21 de setembro de 2021

Diretoria Nacional do ANDES - Sindicato Nacional”

 

Texto: Bruna Homrich

Imagem: UERGS

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Circular n, 349-21

- Anexo à Circular - Nota de solidariedade

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Diretoria da Sedufsm repudia ataques racistas e ameaças de morte à vereadora Alice Carvalho

SVG: calendario 22/10/2025
SVG: tag Sedufsm
Parlamentar recebeu email com o título "Sua renúncia ou sua morte, macaca da senzala"

Sedufsm não terá expediente nos dias 27 e 28 de outubro

SVG: calendario 22/10/2025
SVG: tag Sedufsm
Sindicato acompanhará calendário da UFSM, que prevê dia não letivo e suspensão de atividades em comemoração ao Dia da Servidora e do Servidor Público

STF invalida três leis municipais que vedavam ensino sobre gênero nas escolas

SVG: calendario 22/10/2025
SVG: tag Sedufsm
Diretora da Sedufsm diz que discutir gênero nas escolas é, também, combater a violência

Veja todas as notícias