Dica cultural: professora recomenda livro sobre Maria Thereza Goulart
Publicada em
22/10/21
Atualizada em
22/10/21 14h30m
1318 Visualizações
Jussara Rondinel fala da importância da obra que retrata vida da esposa de João Goulart

Sextou! Nesta sexta, 22, a dica cultural vem da professora Jussara Rondinel, aposentada do departamento de Geociências da UFSM. Ela destaca a obra “Uma mulher vestida em silêncio”, que detalha a vida da primeira-dama mais jovem da história do país, Maria Thereza Goulart. Para além das questões relacionadas à função, o livro também remete leitores e leitoras a um contexto importante (e conturbado) da vida política do país.
“A vida de Maria Thereza Goulart revela a trajetória de alguém que saiu da fronteira (São Borja-RS) para se tornar a mais jovem primeira-dama do Brasil, casou-se aos 19 anos e Jango na época tinha 31 anos.
Sua vida sempre foi mesclada com a vida política do Brasil. Desde seu casamento em 1955, onde Jango, já político, estava envolvido em nova campanha eleitoral.
Esforça-se para entender o mundo de Jango, o mundo em que acabava de entrar, mesmo ficando à distância, ela já fazia parte dele.
O livro conta também a história de um dos mais importantes períodos da vida política e social do Brasil. Um fato de destaque foi a sua participação junto a Jango, em março de 1964, do Comício da Central, ou Comício das Reformas, uma linda mulher lutando ao lado de seu companheiro de vida, numa época em as mulheres pouco apareciam.
A biografia destaca também a personalidade forte e ao mesmo tempo frágil quando teve que enfrentar o exílio com Jango e os filhos.
P.S. Recomendo, pois mostra a história do Brasil, com a ascensão e exílio de Jango”.
Obra
“Uma Mulher Vestida de Silêncio”.
A Biografia de Maria Thereza Goulart
Wagner William - 1ª Ed. Rio de Janeiro: Record, 2019.
Jussara Rondinel
Professora aposentada do departamento de Geociências da UFSM.
Imagens: Divulgação e arquivo pessoal
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)
Galeria de fotos na notícia
