Ato na praça marca dia em defesa da ciência em Santa Maria
Publicada em
Atualizada em
25/10/21 09h58m
767 Visualizações
Entidades estudantis organizam manifestação contra cortes do governo na tarde desta terça, 26
A cidade de Santa Maria está no mapa das manifestações em defesa da educação e da ciência que ocorrem nesta terça, 26, em todo o país. Na semana que passou, entidades como o Diretório Central de Estudantes (DCE-UFSM) e Associação de Pós-Graduandos (APG) deliberaram por realizar um ato na praça Saldanha Marinho, que deve iniciar a partir das 17h, culminando por volta das 18h30. A Sedufsm também terá representantes nessa atividade.
O ato na praça desta terça-feira faz parte das mobilizações nacionais chamadas para o dia 26 pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre outras entidades acadêmicas e científicas. A pauta inclui a questão do recente corte de 92% por parte do governo Bolsonaro no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e o atraso no pagamento das bolsas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP), programas fundamentais para a formação de professores (as).
Os efeitos dos cortes e também do atraso em pagamentos de bolsas de programas atingem cientistas, mas também poderão impactar em laboratórios, que correm risco de ficar sem insumos. Dessa forma, cresce a possibilidade de um apagão da ciência no Brasil. A formação de professoras e professores está em risco tanto em universidades públicas quanto em universidades privadas e comunitárias.
Programação
As entidades organizadoras do “Ato em defesa da ciência, da vida e pelo Fora Bolsonaro, Mourão e Aliados”, ressaltam que a partir das 17h ocorrerão ações de panfletagem e sensibilização da comunidade na praça Saldanha Marinho. Também ressaltam que a atividade está aberta para quem quiser levar banners e outros objetos de exposição. As falações estão previstas para ocorrer a partir das 18h30.
O evento também será transmitido pelo Facebook e o link é: https://fb.me/e/2Hri85WyZ
Texto: Fritz R. Nunes com informações e imagens do DCE-UFSM e APG
Assessoria de imprensa da Sedufsm