MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32


ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que desde o dia 20 de outubro de 2021 recomeçou o atendimento presencial na sede. Os (as) sindicalizados (as) devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (55) 3222.5765 para fazer o agendamento da ida à sede.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

11/11/2021   11/11/2021 15h25m   | A+ A- |   195 visualizações

PEC 32 é tema de plenária virtual neste sábado, 13 de novembro

Evento, que ocorre às 8h30, é organizado pelo Fonasefe e pelo Fórum das Centrais Sindicais

Nona semana de mobilização, em Brasília, encerra com debate virtual que projetará novas mobilizações
Nona semana de mobilização, em Brasília, encerra com debate virtual que projetará novas mobilizações

Neste sábado, 13 de novembro, a partir das 8h30, servidoras e servidores públicos federais, estaduais e municipais, estão sendo convidados a participar da Plenária Nacional contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32, que trata da Reforma Administrativa. As vagas são limitadas e as inscrições para a atividade, que ocorrerá pela internet (plataforma Zoom), podem ser realizadas aqui. A denominada Reforma Administrativa representa, na prática, o desmonte dos serviços públicos e um profundo ataque aos direitos do funcionalismo público municipal, estadual e federal.

O evento deste sábado está sendo organizado pelo Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) e pelo Fórum das Centrais Sindicais, e a intenção da plenária é proporcionar um momento de troca de experiências e reflexões sobre a luta empreendida até o momento contra a PEC 32. Além disso, também objetiva projetar um calendário de mobilização em comum entre as organizações. Durante reunião realizada na última quinta-feira (4), as centrais sindicais e entidades que organizam as categorias do setor público indicaram o dia 8 de dezembro para um novo Dia Nacional de Lutas.

As servidoras e os servidores públicos estão prestes a completar dois meses de luta incessante, com atos em Brasília semanalmente, além de dias de mobilização nacional, como o ocorrido no dia 28 de outubro, Dia da Servidora e do Servidor público, e em 18 de agosto.

Rivânia Moura, presidenta do ANDES-SN, reforça a importância da participação das e dos docentes na plenária do dia 13. Ela lembra que a luta contra a PEC 32 ganhou novo fôlego a partir de uma plenária nacional, também com os três segmentos dos servidores públicos, que aconteceu em julho de 2021, com mais de 5 mil servidores e servidoras.

Rivânia lembra também que está previsto um dia nacional de luta para dezembro, contra a PEC 32 e contra o governo Bolsonaro, com atos nos estados e em Brasília. “Fica o nosso chamado para compor esse espaço, participar dessa plenária e fazer ainda desse dia em dezembro uma data muito importante para as nossas lutas e para os nossos próximos passos de enfrentamento à PEC 32. Derrotar Bolsonaro significa derrotar também suas pautas. E essa pauta precisa ser derrubada nas ruas, na luta, com pressão junto aos parlamentares nos estados, para que possamos enterrar de vez essa PEC tão destrutiva para os servidores e as servidoras, para os serviços públicos e para a população”, conclui.

Protestos continuam

As servidoras e os servidores, incluindo docentes das seções sindicais e da diretoria nacional do ANDES-SN, seguem em Brasília, em protesto permanente contra a PEC 32. Na nona semana de mobilização contra a proposta de desmonte do serviço público, a Sedufsm se faz presente, conforme divulgamos ontem. Ao longo desta semana, quem participa das atividades na capital federal é a professora do departamento de Enfermagem da UFSM, Teresinha Weiller (foto abaixo, junto com delegação da Assufsm), que também é diretora do sindicato docente.

Tramitação

A PEC 32/20 poderá ser discutida e votada a qualquer momento em plenário da Câmara dos Deputados. Para aprovar uma PEC são necessários pelo menos 308 votos a favor, nos dois turnos da votação na Câmara. Já no Senado, são necessários 49 votos, também em dois turnos. Caso o texto enviado ao Senado seja alterado, a proposta volta para ser apreciada novamente na Câmara dos Deputados.

Texto: Fritz R. Nunes com informações do ANDES-SN
Foto: ANDES-SN e arquivo pessoal
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

Fotos da Notícia

Nona semana de mobilização, em Brasília, encerra com debate virtual que projetará novas mobilizações Professora Teresinha (ao centro na foto, bandeira do ANDES) com delegação da Assufsm, em Brasília

Compartilhe com sua rede social


© 2022 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041