Santa Maria tem Ato Unificado da Negritude neste sábado, 20 de novembro
Publicada em
17/11/21
Atualizada em
18/11/21 14h28m
743 Visualizações
Movimento denuncia racismo e políticas antipovo do governo Bolsonaro
“Sem o povo negro não existe Brasil”. Essa é a chamada para o Ato Unificado da Negritude, que ocorre neste sábado, 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), em diversas cidades do país e também em Santa Maria. Por aqui, a manifestação tem início às 16h, na Praça Saldanha Marinho, com a presença de lideranças negras e a realização de performances e apresentações musicais.
A atividade integra o CalendAFRO, agenda elaborada pelo Movimento Negro Unificado (MNU), em parceria com diversas outras entidades e coletivos, para promover atos públicos, exposições artísticas, homenagens e rodas de conversa que pautem temáticas diretamente relacionadas à negritude e à centralidade da pauta antirracista nos locais de estudo, trabalho, moradia e cultura. Durante todo o mês de novembro, então, Santa Maria foi e será palco de ações que visam a denunciar o racismo cotidiano, institucional e estrutural; a gritar que “vidas negras importam” e a fazer avançar, a passos largos, a construção de uma sociedade antirracista.
Para o ato deste sábado também será levada a consigna “Fora Bolsonaro” e outras pautas que dialogam com a realidade de pauperismo cada vez maior vivenciada pela população brasileira, a exemplo da alta no preço dos alimentos e de outros itens necessários à manutenção da vida digna, o que vem jogando o país de volta ao mapa da fome.
A Sedufsm participará da atividade e convida a categoria a comparecer – fazendo uso de máscara, álcool em gel e respeitando o distanciamento.
Texto: Bruna Homrich
Arte: CalendAFRO
Assessoria de Imprensa da Sedufsm