Entidades da saúde e dos direitos humanos denunciam violações de direitos em meio à pandemia SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 24/11/21 16h17m
SVG: views 703 Visualizações

Documento destaca ações e omissões do governo Bolsonaro que contribuíram para agravamento da crise, especialmente entre grupos sociais mais vulneráveis

Alt da imagem

Na última quinta-feira, 19 de novembro, a Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS), representantes do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e integrantes de outras entidades sociais entregaram o documento “Denúncia de Violações dos Direitos à Vida e à Saúde no contexto da pandemia da covid-19 no Brasil” para o procurador-geral Augusto Aras e para o sub-procurador da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena. A ideia é que o documento também seja protocolado junto a órgãos internacionais.

Dividido em duas partes, o documento lista, inicialmente, as ações e omissões adotadas pelo governo federal e por Bolsonaro e que contribuíram para o agravamento da crise sanitária no Brasil. Num segundo momento, a publicação destaca as consequências de tais violações sob os grupos sociais vulnerabilizados – a exemplo de indígenas, negros e negras, comunidades LGBTQIA+, mulheres e população carcerária.

“A PGR também está com o Relatório Final da CPI da Pandemia. As questões que denunciamos estão conjugadas. Nosso documento contribuiu com as investigações no Senado. O relatório que estamos entregando reafirma a robustez das nossas denúncias, com bases científicas e técnicas, dos pesquisadores e pesquisadoras, que contribuíram na elaboração desse material”, disse o presidente do CNS, Fernando Pigatto.

Leia aqui o relatório na íntegra.

 

Fonte e imagem: CNS

Edição: Bruna Homrich/Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm inicia recesso de final de ano no próximo sábado, 21 de dezembro

SVG: calendario 13/12/2024
SVG: tag Sedufsm
Sede da seção sindical estará fechada para atendimento ao público até o dia 1 de janeiro de 2024

Igualdade racial e combate ao racismo devem ser temas cotidianos, defende Anderson Machado

SVG: calendario 12/12/2024
SVG: tag Sedufsm
Professor do departamento de Geociências e coordenador do NEABI foi o entrevistado da 98ª edição do Ponto de Pauta

Protesto ocupa praças e ruas centrais contra anistia a golpistas

SVG: calendario 11/12/2024
SVG: tag Sedufsm
Sedufsm, junto com outros sindicatos e movimentos, participou de manifestação nesta terça, 10 de dezembro

Veja todas as notícias