MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32

Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Notícias

26/11/2021   28/11/2021 20h13m   | A+ A- |   358 visualizações

Dica: professora de Comunicação sugere leituras para o final de ano

Karen Kraemer, da UFSM-FW, detalha obras literárias ao público infanto-juvenil e adulto

Docente da UFSM também sugere leitura de 'O monstro do Guaíba', de Chris Dias
Docente da UFSM também sugere leitura de 'O monstro do Guaíba', de Chris Dias

Sextou! Nesta sexta-feira, 26 de novembro, a dica cultural é da professora Karen Kraemer, do departamento de Ciências da Comunicação da UFSM-Frederico Westphalen. Com a chegada das comemorações de final de ano e a possibilidade de troca de presentes, Karen aponta obras literárias como sugestões, sendo estas destinadas tanto ao público infanto-juvenil quanto ao público adulto.

A primeira obra, voltada ao público infanto-juvenil, "O mistério do rio que não parava de subir", escrito por Chris Dias de forma colaborativa com os estudantes de uma escola municipal de Manaus através da parceria com o SESC-Amazonas e publicada pela editora Acesso Popular/SESC-AM.

Com mais de 30 livros na bagagem e diversos prêmios, a escritora porto-alegrense, Chris Dias, embarcou nesta inovadora proposta com o grupo de estudantes manauaras e foi arrebatada pela criatividade e pelas aventuras misteriosas relatadas pelos alunos colaboradores.

"Indico este livro para os jovens leitores gaúchos que tenham curiosidade em conhecer as aventuras e os mistérios imaginados e relatados por crianças do Norte do país, brasileirinhos que desfrutam de outra realidade, diferente da nossa, aqui do Sul.

A professora de jornalismo da UFSM-FW também faz referência ao livro por trazer um tema importante na área do meio ambiente, pelo fato de Manaus ser a capital do Amazonas, estado brasileiro onde se encontra a maior floresta tropical do planeta, ainda pela valorização do gênero ‘aventura infanto-juvenil’ e, por ser um projeto que, apesar da distância de  4.471 Km, foi possível aproximar perfis diferentes e produzir uma obra literária colaborativa através de uma plataforma digital, especialmente nos tempos pandêmicos que vivemos desde 2020", frisa.

Além da dica voltada aos pequenos leitores, Karen Kraemer sugere o livro direcionado ao público adulto: "Segredos da Rua Mundo", de Neusa Demartini, lançado na Feira do Livro de Porto Alegre, também em novembro deste ano, pela editora Metamorfose/ DAME Livros, de Porto Alegre.

A escritora Neusa Demartini, assim como Chris Dias, é autora de diversas obras, especialmente na área da Comunicação e Propaganda. Entretanto, já faz alguns anos que vem publicando obras literárias. Para Karen, o livro 'Segredos da Rua Mundo' apresenta “um passeio-conversa entre irmãos na rua que foi o cenário do tempo de suas infâncias. Memórias e sentimentos recebem os holofotes desta interação e diversos assuntos como família, alegrias, dores e amizades são trazidos à tona e expostos". A conversa das personagens, comenta, revela uma avaliação final do que foi realizado na trajetória da vida e do tempo concedido a cada um até o adeus final.

Para a docente da UFSM-FW, "o texto escrito pela escritora gaúcha Neusa Demartini apresenta a oportunidade de reavaliarmos nossos caminhos e escolhas e o final do ano é um bom momento para reajustarmos nossas condutas", diz ela.

As obras:

DIAS, Chris. O mistério do rio que não parava de subir. Porto Alegre: Acesso Popular/SESC, 2021.

DEMARTINI, Neusa. Segredos da Rua Mundo. Porto Alegre: Metamorfose/DAME Livros, 2021.

Sobre o livro cuja imagem ilustra a capa desta matéria ('O monstro do rio Guaíba'), Karen, com a autorização da escritora, oferece o link para leitura. Basta acessar o arquivo abaixo, em anexo, após as imagens.


Karen Kraemer

Professora do departamento de Ciências da Comunicação da UFSM/FW.

 

Edição: Fritz R. Nunes
Imagem: Divulgação
Assessoria de imprensa da Sedufsm

Fotos da Notícia

Docente da UFSM também sugere leitura de 'O monstro do Guaíba', de Chris Dias Professora Karen Kraemer

Compartilhe com sua rede social


© 2022 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041