MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32

Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Notícias

09/12/2021   10/12/2021 20h11m   | A+ A- |   636 visualizações

Sedufsm organiza pré-conferência de saúde mental

Evento, que será na forma on-line, ocorre na segunda, 13 de dezembro, a partir das 16h

Arte de divulgação do evento
Arte de divulgação do evento

Na próxima segunda, 13 de dezembro, a Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) organiza uma pré-conferência de saúde mental de Santa Maria. O evento, que ocorre na modalidade on-line, inicia às 16h e é aberto à participação do público em geral. A atividade é preparatória à V Conferência Municipal, cuja data prevista é dias 20 e 21 de janeiro. Para as pré-conferências, a data estipulada para a realização é até 15 de dezembro. O link para acesso à sala é: https://meet.google.com/oij-uvfz-fjf

A diretoria da seção sindical dos docentes também fez um convite às entidades que representam os segmentos da UFSM - Assufsm, Atens, Sinasefe, DCE e APG - para que participem da construção da pré-conferência e contribuam an construção de propostas para a conferência municipal.

O lançamento da V Conferência Municipal de Saúde Mental ocorreu no dia 24 de setembro de 2021, dando início à construção da atividade, com a organização das pré-conferências em diversos setores da comunidade. No total, cerca de 30 pré-conferências foram agendadas até 15 de dezembro. Construída por inúmeras mãos, o tema da 5ª Conferência é: “A união tece a Rede em defesa da Democracia, do SUS, do Cuidado em Liberdade e da Saúde Mental. Vivas.”

Dessa forma, nos dias 20 e 21 de janeiro de 2022, com a realização da V Conferência de Saúde Mental, teremos a aprovação de propostas, que serão expressadas no Plano Municipal de Saúde, entre outros documentos da Secretaria de Saúde da prefeitura. A partir de fevereiro de 2022 será realizada a etapa estadual e, finalmente, em maio de 2022, a etapa nacional. Em cada etapa serão construídas propostas com participação popular e também serão escolhidos/as delegados/as que participarão da etapa seguinte.

Histórico

As Conferências Nacionais de Saúde Mental têm sido realizadas em momentos importantes da história da política de saúde mental no Brasil, demarcando problemáticas fundamentais que são alvo de discussões e disputas na construção da reforma psiquiátrica brasileira. Elas são consideradas importantes instrumentos de participação da comunidade no setor saúde mental por traçarem as diretrizes e princípios dessa política social.

Após a criação e normatização do Sistema Único de Saúde (SUS) foram realizadas quatro Conferências Nacionais de Saúde Mental no Brasil. A primeira Conferência ocorreu em 1987 e foi um desdobramento da VIII Conferência Nacional de Saúde, que foi um marco por estabelecer que a saúde é um direito de todos e dever do Estado e propor o SUS.

Diálogo sobre saúde mental com população de rua de S. Maria (foto acima)

O que: Pré-conferência de Saúde Mental

Quando: 13 de dezembro de 2021

Hora: 16h

Onde: Google Meet- https://meet.google.com/oij-uvfz-fjf


Texto: Fritz R. Nunes
Imagens: Divulgação/Arquivo pessoal
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

Fotos da Notícia

Arte de divulgação do evento Uma das pré-conferências de saúde mental de Santa Maria de um total de 30 a ocorrerem até 15 de dezembro Material de divulgação da V Conferência Municipal de Saúde Mental Diálogo sobre saúde mental com população de rua

Compartilhe com sua rede social


© 2022 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041