MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32

Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Notícias

12/01/2022   12/01/2022 14h28m   | A+ A- |   565 visualizações

Assembleia docente debate calendário acadêmico e retorno à presencialidade

Plenária ocorrerá via Google Meet na sexta, 14 de janeiro, e tem primeira chamada às 14h


A diretoria da Sedufsm está convocando uma assembleia geral da categoria docente para sexta, 14 de janeiro de 2022, a partir das 14h, em primeira chamada. A plenária será realizada via Google Meet e o link será disponibilizado pela lista de e-mails e pelos grupos fechados de whatsapp, evitando assim que, ao ser publicizado por site e redes sociais, corra-se o risco de invasão.

Na pauta, dentre os pontos principais que estarão em discussão, o calendário acadêmico da UFSM de 2022 e o retorno à presencialidade. Será feita uma contextualização da situação nas demais Instituições Federais de Ensino, uma análise da realidade local, com uma avaliação da proposta de calendário da pró-reitoria de Graduação, bem como a elaboração de uma proposta pela assembleia da Sedufsm.

Proposta da Prograd
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFSM já tem uma proposta referente ao calendário acadêmico de 2022, e que será debatida na assembleia da Sedufsm. A proposição foi encaminhada às entidades representativas dos três segmentos da instituição para análise – conforme solicitado pela Sedufsm, em reunião com a reitoria em 6 de dezembro passado (ver link: https://www.sedufsm.org.br/noticia/7002-sedufsm-reunese-com-reitoria-para-tratar-sobre-calendario-academico-de-2022) – e também encaminhada para coordenações de curso, departamentos e direções de centro. O prazo para o retorno de sugestões é dia 15 de janeiro. Após essa data, a proposta, junto com as contribuições, deve ser encaminhada para avaliação e deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

O primeiro semestre, conforme a sugestão da reitoria e que está sendo submetida a uma consulta geral, prevê que as aulas sejam totalmente presenciais e se iniciem em 21 de março.

Em memorando encaminhado às entidades, entre elas, a Sedufsm, o titular da Prograd, professor Jerônimo Tybusch, destaca que do ponto de vista legal, o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) não tem amparo jurídico para a sua continuidade no presente ano.

O documento da Prograd, enviado dia 28 de dezembro, ressalta que antes da elaboração do esboço da proposição de datas para o retorno foi feita uma consulta ao Comitê de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E) da UFSM sobre a possibilidade de retorno presencial. Segundo Tybusch, a resposta foi positiva, mas com a ponderação de que “tomados os cuidados de Biossegurança (entre eles, higienização, distanciamento e uso de máscaras), em consonância com os Planos de Contingência aprovados pelas Comissões de Biossegurança (CBio) de cada Unidade”.

Ainda conforme o documento da Reitoria, uma vez definido o calendário 2022, as disciplinas teóricas, atividades práticas, disciplinas práticas e disciplinas teórico-práticas poderão ser ofertadas no formato presencial, respeitando os Planos de Contingência das Unidades. Os Planos de Contingência das Unidades poderão ser (re) avaliados conforme a legislação estadual e municipal vigente. Tal avaliação será realizada pelas Comissões Setoriais de Biossegurança, bem como pelo COE-E.

No texto da pró-reitoria está colocado ainda que “as sugestões podem ser realizadas em relação ao formato de retorno à presencialidade, proposto no memorando, bem como ao documento sintético do calendário acadêmico 2022, onde constam as datas de início e fim de cada semestre”. As contribuições devem ser encaminhadas para o e-mail: ‘[email protected]’.

Acompanhe, a seguir, a proposta de calendário 2022 apresentada pela reitoria, que ainda pode sofrer alterações a partir da consulta pública.


Dados gerais da assembleia docente

Data: 14.01.2022 (sexta-feira)

Horário: 14 horas (1ª chamada); 14h30 (2ª chamada).

Pauta:
1. Informes.

2. Calendário Acadêmico 2022/UFSM e Retorno à Presencialidade

2.1 Conjuntura e IFEs no contexto das atividades de ensino;

2.2 Proposta para o Calendário 2022, Prograd;

2.3 Proposta SEDUFSM;


3. Outros assuntos.

 

Texto: Fritz R. Nunes
Arte: J. Adams Propaganda
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

Fotos da Notícia

Proposta de calendário da Prograd

Compartilhe com sua rede social


© 2022 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041