Sindicatos reivindicam permanência de Irmã Lourdes em Santa Maria SVG: calendario Publicada em 01/02/22 15h33m
SVG: atualizacao Atualizada em 01/02/22 15h34m
SVG: views 1116 Visualizações

Transferência de Lourdes Dill para o Maranhão foi anunciada, de forma repentina, no final do último mês de dezembro

Alt da imagem

Nesta terça-feira, 1º de fevereiro, um conjunto de 20 sindicatos e centrais sindicais lançaram nota em que reivindicam a permanência da Irmã Lourdes Dill em Santa Maria. A Sedufsm, que integra o Comitê Popular em Defesa da Economia Solidária, é uma das entidades signatárias do documento – endereçado especialmente às Autoridades Eclesiásticas.

Tendo chegado em Santa Maria no ano de 1987, a convite do então bispo Dom Ivo Lorscheiter, Lourdes Dill foi, por 35 anos, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, ajudando a firmar nossa cidade como referência no que se refere a projetos voltados à economia solidária e agricultura familiar.

A notícia de sua transferência chegou de forma repentina no dia 21 de dezembro de 2021, suscitando uma série de mobilizações contrárias por parte de entidades e coletivos. Cabe destacar que a atuação da Irmã sempre esteve alinhada aos movimentos sociais e populares.

Com despedida de Santa Maria marcada para o próximo dia 2 de abril, Irmã Lourdes deve ser transferida para a Diocese de Grajaú, no Maranhão. Contudo, coletivos, sindicatos e movimentos tentam reverter a situação. Nas redes sociais circulam, há semanas, postagens com a hashtag #ficaIrmãLourdes.

Leia, abaixo, a nota do Movimento Sindical: 

Nota do Movimento Sindical em Defesa da Economia Solidária em Santa Maria.

As entidades sindicais, representantes do mundo do trabalho em Santa Maria (RS) e região, tomaram por surpresa o anúncio da transferência da Irmã Lourdes Dill para o município de Barra do Corda, no Estado do Maranhão.

Ao longo das últimas três décadas, a Irmã Lourdes Dill tem sido incansável na sua missão. A pequena semente lançada pelo Bispo Dom Ivo Lorscheiter encontrou na Irmã Lourdes Dill a sua principal regadora. Essa semente germinou, virou árvore e rendeu belíssimos frutos. Em meio a crises econômicas, ao desemprego, a pobreza, a miséria e a fome, a Economia Popular e Solidária se revelou uma alternativa de geração de renda para muitas famílias em Santa Maria e região.

Graças ao empenho da Irmã Lourdes Dill, o Projeto Esperança/Cooesperança se tornou uma referência mundial. A Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e a Feira Latino Americana de Economia Solidária não apenas se concretizaram como espaços qualificados de debates plurais e de trocas de ideias sobre uma ética e uma economia voltadas para a justiça social, como também transformaram Santa Maria (RS) na capital mundial da Economia Popular e Solidária.

Por fim, destacamos ainda que ao longo de sua trajetória em Santa Maria (RS) e região, a Irmã Lourdes Dill se tornou uma importante ponte entre a Igreja Católica e o Movimento Sindical.

Por tudo que expusemos acima, viemos fraternalmente solicitar às Autoridades Eclesiásticas que escutem o nosso pedido e o nosso desejo de permanência da Irmã Lourdes Dill em Santa Maria (RS), permanência esta que tanto qualifica o diálogo entre a comunidade eclesiástica e o mundo do trabalho.

Santa Maria, 01 de fevereiro de 2022.

ASSUFSM / ATENS-SM / CPERS / CSP-CONLUTAS / CTB / CUT – Regional Centro / INTERSINDICAL / NCST/ SEDUFSM / SINASEFE-SM / SINDIÁGUA/RS-Regional Centro Oeste / SINDICATO DOS MUNICIPARIOS DE SANTA MARIA/ SINDISERF / SINPRO-RS / SINPROSM / SINTECT-SMA / SINTICAL / SINTRACOVER / SINTTEL /STIMMMESM

#FicaIrmãLourdes.”

 

Edição: Bruna Homrich

Imagem: Comitê Popular em Defesa da Economia Solidária

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias