Funcionalismo público lança Comando Nacional de Mobilização para a Greve SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 14/03/22 16h23m
SVG: views 753 Visualizações

Evento será transmitido online, a partir das 18h desta quarta-feira, 9

Alt da imagem

A partir das 18h desta quarta-feira, 9 de março, as servidoras e servidores públicos federais lançam, por meio de uma live, o Comando Nacional de Mobilização e Construção da Greve. O evento será transmitido pelos canais de Facebook do Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais), do Fonacate (Fórum das Carreiras Típicas de Estado) e do ANDES-SN.

Em vídeo divulgado nessa segunda-feira, 7, representantes da diretoria nacional do ANDES-SN falam da importância da luta em defesa dos serviços públicos e da recomposição salarial do funcionalismo, além de convocarem a categoria docente a intensificar a mobilização e participar das atividades previstas para os próximos dias. Confira abaixo.

Calendário

Confira o calendário para a Jornada de Lutas da Campanha Salarial do(a)s Servidore(a)s Público(a)s Federais: pelo reajuste de 19, 99%, já!

08/03 – Dia de Luta Internacional das Mulheres “Pela vida das mulheres, Bolsonaro nunca mais! Por um Brasil sem machismo, sem racismo e sem fome”;

09/03 – Lançamento do Comando Nacional de construção da GREVE (atividade virtual) e início das rodadas de assembleias para instalação dos Comitês Locais de construção de greve e votação do dia de paralisação no dia 16 de março;

16/03 – Dia Nacional de Mobilização, paralisações e manifestações em todo Brasil, com ato em Brasília e nos Estados;

18/03 – Rodada de Assembleias para apreciar a deflagração da greve em 23/03;

21/03 – Reunião do Setor das Federais do ANDES-SN;

23/03 - Indicativo para o início da GREVE GERAL POR TEMPO INDETERMINADO, respeitando as especificidades de cada entidade;

1º/04 – Ato em Porto Alegre pelas Liberdades democráticas e em defesa dos serviços públicos.

Entenda os motivos da greve

O funcionalismo público federal, a partir de suas entidades representativas, foi o principal protagonista da luta travada em 2021 contra a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 32/20), que inaugura a Reforma Administrativa. Graças às Jornadas de Luta protagonizadas em Brasília e nos estados, o projeto de destruição dos serviços públicos não avançou no último ano, estando, até então, estagnado.

Agora, a mobilização do funcionalismo, além de seguir tendo como uma de suas reivindicações centrais a total retirada de pauta da PEC 32 da Câmara, agrega outras pautas: a revogação da Emenda Constitucional 95, aprovada em 2016 e responsável por congelar os gastos públicos por 20 anos; e o reajuste salarial de 19,99% para todas as categorias do serviço público federal.

Sem reajuste salarial desde 2017, as trabalhadoras e trabalhadores do setor público já amargam uma defasagem salarial da ordem de 49,28%. O índice de 19,99% refere-se unicamente à inflação acumulada durante os três anos de governo de Jair Bolsonaro, conforme o Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA/IBGE).

Em 18 de janeiro, as servidoras e servidores protocolaram a pauta unificada de reivindicações no Ministério da Economia. Até então, já passados quase 50 dias, o governo não sinalizou com qualquer possibilidade de negociação.

Se o silêncio se mantiver, as categorias do serviço público federal estão preparando uma greve unificada a partir do dia 23 de março. Um pouco antes, para o próximo dia 16, está prevista uma grande mobilização com o objetivo de pressionar o governo a dialogar com as servidoras e os servidores.

 

Fonte e imagem: ANDES-SN

Edição: Bruna Homrich/Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo apresenta primeira proposta de reajuste a servidores e servidoras

SVG: calendario 17/02/2023
SVG: tag Campanha Salarial 2022
Reajustes de 7,8% no salário e de 43,6% no auxílio alimentação foram colocados na mesa de negociação e serão avaliados pelo funcionalismo

Servidores/as mobilizam-se contra tentativa do governo de trocar reajuste por acréscimo no vale-alimentação

SVG: calendario 07/06/2022
SVG: tag Campanha Salarial 2022
Funcionalismo público amarga salários defasados e mobiliza-se desde o início do ano por uma recomposição salarial

Fórum de Servidores/as protesta pela abertura imediata de negociações com o governo

SVG: calendario 11/05/2022
SVG: tag Campanha Salarial 2022
Protesto acontece a partir das 14h desta quinta-feira, 12, em Brasília

Veja todas as notícias