Comitê Popular em defesa da economia solidária realiza live no sábado, 26 SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 24/03/22 15h04m
SVG: views 704 Visualizações

Evento, que ocorre às 20h e será transmitido pela TV OVO e H20, terá presença de Irmã Lourdes Dill

Alt da imagem
Irmã Lourdes Dill atuou durante 35 anos com economia solidária em Santa Maria

O Comitê Popular em Defesa da Economia Solidária de Santa Maria realiza uma live no sábado, 26 de março, às 20h. O evento virtual será transmitido pelos canais no Youtube da TV Ovo e da H20 e contará com a presença da Irmã Lourdes Dill e de apresentações culturais. O título da live é em defesa de uma economia popular ambientalmente sustentável e comprometida com a justiça social. A atividade tem o apoio da Sedufsm e da Rede Sina.

A live contará com a participação de agricultores e agricultoras familiares, feirantes e artesãos, que relembrarão a trajetória da Economia Solidária em Santa Maria, ao longo dos últimos 35 anos, considerada uma herança do arcebispo, Dom Ivo Lorscheiter, e que vem sendo preservada pela comunidade. Ocorrerão ainda manifestações de intelectuais e personalidades refletindo sobre o significado de projetos como o Esperança Cooesperança e da Feicoop, que tornaram o município internacionalmente conhecido como a Capital da Economia Solidária.

Esse evento, conforme explica o Comitê Popular, é parte de uma série de ações que vem sendo empreendidas por grupos em todo o Brasil no contexto de transferência da Irmã Lourdes Dill de Santa Maria para o Maranhão, conforme anunciado em dezembro de 2021.

Desde então, uma série de organizações, como o Fórum Gaúcho de Economia Solidária e a Cáritas, vêm procurando sensibilizar a Arquidiocese de Santa Maria e a Congregação das Filhas do Amor Divino quanto ao papel estratégico da permanência da religiosa em Santa Maria, município no qual esta é uma das principais articuladoras da Economia Solidária e de diversas causas sociais.

Mobilização contra a transferência

Em Santa Maria, após a divulgação da informação sobre a transferência da religiosa, atualmente com 70 anos de idade, foi criado o Comitê Popular em Defesa da Economia Solidária, reunindo uma diversidade de trabalhadores e trabalhadoras, sindicatos e cooperativas, movimentos populares dos mais diversos matizes, além de intelectuais, pesquisadores e artistas.

No início deste mês, o Comitê foi recebido pelo arcebispo atual e, na oportunidade, apresentou-lhe mais de 20 Cartas e Manifestos de grupos e organizações locais e nacionais.  Em comum, todas clamavam por diálogo e indicavam preocupação com a continuidade das ações que promovem acolhimento e emancipação dos mais pobres e vulneráveis, sobretudo no contexto da pandemia da COVID-19 e do agravamento do desemprego, da fome e da miséria. Além disso, solicitavam a permanência da Irmã Lourdes Dill em Santa Maria.

Momento artístico

Uma diversidade de artistas também se mobilizou para participar da live, que terá uma perspectiva político-poética. Além disso, um espaço de reflexão fraterna sobre os desafios do presente e as ações necessárias para a preservação de um legado que se confunde com a história e a identidade de Santa Maria.

Dentre os (as) artistas que participarão da live, citamos Antônio Gringo, Gisele Guimarães e Maninho Pinheiro, Paola Matos.

O que? Live em defesa da Economia Solidária de Santa Maria para o Mundo

Quando? Dia 26 de março, às 20 h

Onde:  Canais no Youtube da TV OVO e da H2O.


Texto: Fritz R. Nunes com informações do Comitê Popular em Defesa da Economia Solidária
Foto: Arquivo Sedufsm
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Conselho Universitário atende solicitação da Sedufsm e minuta da progressão docente é retirada de pauta

SVG: calendario 20/12/2024
SVG: tag Sedufsm
Vitória da democracia na UFSM, ressalta presidente da Seção Sindical, que também é membro do Consu

Sindicato rechaça minuta de progressão docente ao apagar das luzes e sugere retirada da proposta da pauta do Consu

SVG: calendario 19/12/2024
SVG: tag Sedufsm
“Visão tecnicista e burocrática da Reitoria”, avalia vice-presidenta da Sedufsm, Liane Weber, ao criticar envio de proposta sem debate amplo

Descartadas: terceirizadas com quase 20 anos de casa são demitidas na UFSM

SVG: calendario 19/12/2024
SVG: tag Sedufsm
Para a Sedufsm, demissão expõe a fragilidade da terceirização, o sucateamento e a precarização do trabalho na lógica neoliberal

Veja todas as notícias