MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32

Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Notícias

04/05/2022   05/05/2022 00h01m   | A+ A- |   240 visualizações

Docentes de Frederico Westphalen recebem visita da Sedufsm e expressam demandas da categoria

Sindicato visitou, na terça (3) e quarta (4), os campi da UFSM em Palmeira das Missões e Frederico Westphalen, respectivamente

Dirigentes da Sedufsm reúnem-se com professor Braulio Caron, diretor do campus UFSM-FW, e com Terezinha Poncio, coordenadora administrativa
Dirigentes da Sedufsm reúnem-se com professor Braulio Caron, diretor do campus UFSM-FW, e com Terezinha Poncio, coordenadora administrativa

O terceiro campus da UFSM a receber a atividade de acolhimento da Sedufsm foi o de Frederico Westphalen. Após ter montado sua tenda no campus sede (dias 11, 12 e 13 de abril) e em Palmeira das Missões (na última terça, 3 de maio), o sindicato chegou até Frederico na manhã desta quarta-feira, 4, tendo permanecido, das 8h às 15h, no Espaço de Convivência. Assim como ocorreu em Palmeira, as diretoras Liane Weber e Márcia Morschbacher percorreram salas de professores e professoras para dialogar diretamente sobre as demandas da categoria e levar materiais da entidade.

Dentre os itens entregues pela seção às e aos docentes estiveram agendas 2022, adesivos em defesa da universidade, da ciência e da vida, cartilha explicativa sobre os efeitos destrutivos da Reforma Administrativa (PEC 32/20), máscaras PFF2 e camisetas.

Liane Weber comenta que todos/as os/as docentes mostraram-se acolhedores e abertos a receberem o sindicato, sinalizando que a visita da entidade fazia-se bastante necessária. 

"Não pudemos vir antes devido às restrições de biossegurança e também porque as aulas presenciais ainda não haviam começado. Então a partir de agora, com as aulas tendo iniciado no último dia 11 de abril, nós retornamos também, primeiro no campus de Santa Maria e agora em Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Cachoeira do Sul", explica a dirigente. 

Para ela, ao conversar com a categoria dos campi fora de sede, ficou perceptível que os problemas enfrentados em todos os locais são bastante similares. "Todos nós tivemos momentos bastante difíceis durante esse período de pandemia, e a Sedufsm estar presente nessa retomada está sendo mais do que simbólico, fundamental. Percebemos que as dificuldades são as mesmas, no sentido das incertezas e inseguranças da docência nesse momento de retorno das atividades presenciais. Como sindicato precisamos estar próximos à base", complementa Liane. 

Ao contar sobre a nova filiação conquistada pela Sedufsm nesta visita ao campus de Frederico, a diretora lembra que o aumento da sindicalização é, há anos, uma das grandes dificuldades da entidade sindical, mesmo em face à ampliação do quadro de docentes da universidade. "Precisamos refazer a maneira de nos comunicarmos com esses professores e professoras. Não sabemos se estamos no caminho certo, mas sabemos que estamos fazendo o movimento. Aconteceu uma filiação nesse período, e isso é importante porque nos mostra que existe essa demanda e necessidade, que muitas vezes está represada", conclui a docente. 

Condições estruturais do campus 

Em reunião com o diretor do campus, professor Braulio Caron, e com a coordenadora administrativa, Terezinha Poncio, as professoras destacaram a disposição do sindicato em se reconectar com a base docente de todos os campi da instituição, estreitando o diálogo e a presença da entidade nesses locais. Assim como em Palmeira e em Santa Maria, foi solicitado à direção de Frederico que sinalize um espaço dentro do campus para que a Sedufsm afixe um totem com mensagens permanentes relacionadas às pautas da categoria.

Questionado sobre como está a situação orçamentária do campus, Caron diz que o orçamento de 2022 para Frederico é praticamente o mesmo do último ano. 

“[...] mas todos somos conhecedores do preço dos produtos. Então estamos readequando sim o que comprar e como comprar bem. Quando precisa ser dito ‘não’, a gente diz o ‘não’, mas é um ‘não’ justificado. Nosso campus é o que melhor hoje está utilizando os valores de custeio. Com aquilo que já foi liberado, temos aproximadamente 75% de executado, de forma coerente e correta. Estamos fazendo alguns gastos via direção do campus de Frederico, e precisaríamos de um aporte de recursos da reitoria. Então nós mantemos um diálogo constante com a pró-reitoria de Planejamento e com o próprio Gabinete do Reitor Luciano Schuch.  Assumimos em 27 de outubro de 2020 e, desde então, temos conseguido aporte da reitoria. Não são grandes demandas, a maior parte é recurso de custeio", comenta o diretor. 

*Liane Weber e Márcia Morschbacher conversam com a professora Adriana Zecca, do departamento de Ciências Agrárias da UFSM em FW

Durante a visita ao campus de Frederico, a professora do departamento de Ciências Agrárias da UFSM, Adriana Zecca, comentou sobre as inseguranças causadas pelo retorno presencial. A UFSM, desde o dia 8 de abril, desobrigou o uso de máscaras em ambientes externos e internos da instituição, o que vem reservando às e aos docentes um lugar de incerteza e vulnerabilidade. 

*Diretora Márcia Morschbacher e professor Renato Spohr, do departamento de Engenharia Florestal da UFSM-PM

*Diretoras Liane Weber (à esq.) e Márcia Morschbacher com professor Braulio Caron, diretor do campus da UFSM em FW

*Diretoras Márcia Morschbacher (à esq.) e Liane Weber com a professora do departamento de Engenharia Florestal da UFSM FW, Márcia D'Ávila, que se sindicalizou nesta quarta, durante a visita da Sedufsm ao campus

*Diretoras conversam e entregam máscaras a estudantes do campus da UFSM em FW

Concluindo a agenda, nesta quinta-feira, 5, o sindicato visita o campus da UFSM em Cachoeira do Sul, onde estará à disposição da categoria, das 13h às 18h, no prédio Q4LAB1 (sala 201).

 

Texto e fotos: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm 

Fotos da Notícia

Dirigentes da Sedufsm reúnem-se com professor Braulio Caron, diretor do campus UFSM-FW, e com Terezinha Poncio, coordenadora administrativa Liane Weber e Márcia Morschbacher conversam com a professora Adriana Zecca, do departamento de Ciências Agrárias da UFSM em FW Diretora Márcia Morschbacher e professor Renato Spohr, do departamento de Engenharia Florestal da UFSM-PM Diretoras Liane Weber (à esq.) e Márcia Morschbacher com professor Braulio Caron, diretor do campus da UFSM em FW Diretoras conversam e entregam máscaras a estudantes do campus da UFSM em FW Diretoras Márcia Morschbacher (à esq.) e Liane Weber com a professora do departamento de Engenharia Florestal da UFSM FW, Márcia D'Ávila, que se sindicalizou nesta quarta, durante a visita da Sedufsm ao campus

Compartilhe com sua rede social


© 2022 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041