MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32

Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Notícias

10/05/2022   10/05/2022 16h29m   | A+ A- |   177 visualizações

Intervenção do governo nas Instituições Federais de Ensino é tema de seminário

Evento promovido pelo ANDES-SN acontece dias 11 e 12 de maio, em Brasília


O ANDES-SN realiza nesta quarta e quinta, dias 11 e 12 de maio, o “Encontro das Universidades, Institutos Federais e CEFETs em luta contra as intervenções”. A atividade acontece em Brasília (DF) e é uma deliberação do 40º Congresso do Sindicato Nacional, ocorrido em março deste ano.

Desde que Jair Bolsonaro (PL) assumiu a presidência da República, em janeiro de 2019, ao menos 25 Instituições Federais de Ensino (IFE) sofreram intervenção do governo federal na escolha de reitores e reitoras.

No evento promovido pelo Sindicato Nacional serão debatidos temas como o projeto histórico de universidade defendido pelo ANDES-SN, aspectos políticos, jurídicos e os impactos das intervenções na gestão das instituições, as lutas e resistências da categoria docente frente a esse e outros ataques à autonomia universitária.  

Ao final do primeiro dia (quarta, 11), serão lançados os dossiês “Militarização do governo Bolsonaro e intervenção nas Instituições Federais de Ensino” e “A invenção da balbúrdia”, que abordam as intervenções nas IFE. Na sequência, ocorrerá uma atividade artístico-cultural.

Já na quinta-feira (12), além das mesas de debates, as e os participantes do encontro irão participar do ato “Fora Bolsonaro”, na Praça dos 3 Poderes, local que reúne o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional. O protesto foi inicialmente convocado pelo Sinasefe, que realiza seu congresso em Brasília durante esta semana, também incorporado à agenda das entidades do Setor da Educação.

Luiz Henrique Blume, 3º secretário do ANDES-SN, destaca que o objetivo do encontro é chamar a atenção da sociedade para o ataque à autonomia das instituições e nacionalizar a luta contra as intervenções nas IFE, reforçando a resistência que docentes, técnicos, técnicas e estudantes têm empenhado nas instituições.

Além das seções sindicais do ANDES-SN, foram convidadas para participar do encontro as entidades do setor da Educação, como Sinasefe, Fasubra, UNE e Fenet, além da Andifes e do Fórum de Reitores e Reitoras eleitos/as e não empossados/as por Bolsonaro. “Entendemos que é importante trazer para o debate esse grupo [os reitores e reitoras não empossados], para discutir e organizar nacionalmente o movimento de resistência e luta”, acrescentou Blume. Participarão do encontro os reitores eleitos e não empossados da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), Paulo Roberto Ferreira Júnior, e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Vicemário Simões.

O diretor do Sindicato Nacional lembra ainda que o encontro é uma decisão congressual, reforçada pela última reunião dos Setores das Ifes, Iees/Imes do ANDES-SN. Blume lembra ainda que, durante o 40º Congresso do ANDES-SN, também foi reafirmada a luta histórica da entidade pelo fim da lista tríplice.

Confira a programação do “Encontro das Universidades, Institutos Federais e CEFETs em luta contra as intervenções”:

11 de maio (quarta-feira)

9h às 10h- mesa de abertura

ANDES, SINASEFE, FASUBRA, UNE, UBES, FENET, ANPG, ANDIFES e Fórum de Reitores Eleitos e não Nomeados.

10h30 às 12h30

Mesa 2: “O ANDES-SN e projeto histórico de universidade: a defesa da democracia, da autonomia e as estratégias de lutas”, com Maria Regina Ávila (ANDES-SN) e Elisabete Búrigo (UFRGS).

14h às 16h

Mesa 3: “Intervenções nos Cefet, Institutos e Universidades Federais: aspectos políticos-jurídicos”, com Mônica Nóbrega (UFPb), Vicente Neves da Silva Ribeiro (UFFS) e Assessoria Jurídica Nacional do ANDES-SN.

19h

Lançamento dos Dossiês Militarização e Intervenções, com Ana Carolina Galvão e Ricardo Pereira (UFES) e Eblin Farage (UFF).

20h

Atividade artística e cultural.

12 de maio (quinta-feira)

9h às 11h

Mesa 4: As intervenções e suas consequências para o ensino, a pesquisa e a extensão: autonomia universitária e a gestão democrática sob ameaça”, com Ethel Maciel (Ufes), Aline Faé (UFVJM), Bruno Rocha (UFC) e Cléber Santos Vieira (Unifesp/ABPN).

13h30 às 16h

Roda de conversa/Painel entre as seções sob intervenção, com um representante de cada seção sindical.

16h- mesa de encerramento.

16h30- Ato ‘Fora Bolsonaro’ na praça dos Três Poderes.

 

Fonte e imagem: ANDES-SN
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

Fotos da Notícia

Compartilhe com sua rede social


© 2022 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041